Exercícios de História para o 8º ano (com gabarito explicado)

Ligia Lemos de Castro
Ligia Lemos de Castro
Professora de História

Questões sobre os principais temas vistos durante o 8º ano do Ensino Fundamental, conforme as diretrizes da BNCC. As respostas de todas as questões são explicadas.

Questão 1

O Iluminismo foi um movimento intelectual surgido na Europa do século XVIII que defendia os seguintes princípios, exceto:

a) A busca de explicações racionais para a compreensão do mundo.

b) A unidade de interesses entre o Estado e a Igreja, restringindo a liberdade de culto.

c) A defesa de que todos os indivíduos nascem livres e iguais perante a lei.

d) A crítica ao Antigo Regime, baseado na submissão ao poder real e na desigualdade entre os homens.

Gabarito explicado

Alternativa b)

Os filósofos iluministas defendiam a separação entre Estado e Igreja. Para eles, o Estado deveria estar alicerçado em bases racionais, limitando privilégios como aqueles que a igreja possuía durante o Antigo Regime.

Questão 2

No contexto da Revolução Industrial, processo de transformação dos modos de produção que teve seu início em meados XVIII, surgiram movimentos de trabalhadores que se organizavam contra as condições de trabalho precárias. Dentre estes movimentos, as Trade Unions eram:

a) Um movimento que lutava pela aprovação da Carta do Povo pelo Parlamento inglês, garantindo o direito ao voto para todos os trabalhadores.

b) Uma organização que tinha como principal característica a quebra das máquinas pelos operários insatisfeitos com a exploração e baixos salários.

c) Uma união internacional de donos de fábrica, preocupados em melhorar as condições de trabalho na área da indústria.

d) Associações de operários que reivindicavam melhores condições de vida e de trabalho e que tinham a greve como principal instrumento de luta.

Gabarito explicado

Alternativa d)

Considerados os primeiros embriões dos sindicatos, as Trade Unions eram associações de trabalhadores das fábricas. Além de funcionarem como organizações de auxílio mútuo entre seus membros, organizavam manifestações e greves, como forma de pressionar os patrões e o Estado pela melhoria das condições de trabalho.

Questão 3

Grande parte dos episódios e ideais da Revolução Francesa (1789-1799) circularam em seu próprio tempo por meio de pinturas e gravuras. Observe a charge abaixo e assinale a alternativa que indica a qual aspecto da Revolução Francesa ela se relaciona:

Devemos torcer para que o jogo acabe logo. Gravura. Autor desconhecido. Paris, 1789

Devemos torcer para que o jogo acabe logo. Gravura. Autor desconhecido. Paris, 1789.

a) À falta de uma legislação trabalhista, que combatesse a precariedade das condições de trabalho dos mais pobres.

b) À crítica à sociedade de ordens do Antigo Regime, que tinha os privilégios do primeiro e segundo estados (nobreza e clero) sustentados pelo terceiro, formado por burgueses e trabalhadores urbanos e rurais.

c) À excessiva exploração dos recursos naturais e da terra.

d) À defesa da sustentação dos direitos do clero pela nobreza e pelos sans-culottes.

Gabarito explicado

Alternativa b)

Esta charge é uma representação clássica da sociedade de ordens do Antigo Regime, principal alvo de críticas dos revolucionários franceses em fins do século XVIII. Naquela sociedade, os membros do Terceiro Estado (grupo formado pela burguesia, mas também por trabalhadores urbanos, chamados de “sans-cullotes”, e camponeses) pagavam altos impostos enquanto clero e nobreza eram isentos.

Questão 4

Sobre a Conjuração Baiana (1798), é correto afirmar que:

a) Foi um movimento de caráter essencialmente elitista.

b) Pedia a volta da monarquia portuguesa após a proclamação da Independência.

c) Exigia o fim da escravidão e reuniu participantes de diferentes classes sociais, sobretudo trabalhadores pobres.

d) As lideranças do movimento obtiveram o perdão real após um curto período de detenção.

Gabarito explicado

Alternativa c)

Diferentemente de outras revoltas coloniais, a Conjuração Baiana teve forte caráter popular. Também conhecida como Revolta dos Alfaiates, tinha como objetivos a criação de uma república livre de Portugal, o fim da escravidão, a liberdade de comércio e o aumento do pagamento dos soldados. Seus líderes foram condenados à forca e ao esquartejamento.

Questão 5

Assinale a alternativa incorreta a respeito da Revolução Haitiana (1791 - 1804):

a) Em meados do século XVIII, a quantidade de pessoas brancas e negras em São Domingos estava equilibrada.

b) Toussaint L’Ouverture e Jean-Jacques Dessalines foram os principais líderes do movimento de independência do Haiti.

c) Após a revolução, as nações europeias adotaram medidas punitivas contra o Haiti, levando a economia do país ao colapso.

d) O movimento de independência do Haiti foi o único vitorioso liderado pela população escravizada nas Américas.

Gabarito explicado

Alternativa a)

São Domingos era a principal colônia francesa, responsável por uma grande produção de açúcar com base no trabalho de aproximadamente 450 mil escravizados. Essa população contrastava com uma pequena elite branca, que não chegava a 5 mil pessoas.

O movimento que expulsou os franceses foi inspirado pelos ideais iluministas, pela independência dos Estados Unidos e pela Revolução Francesa.

Começou em 1791 com uma rebelião comandada pelo ex-escravizado Toussaint L’Ouverture contra a escravização dos negros e o colonialismo francês. Em 1801, quando L’Ouverture foi levado à França e preso, o movimento ficou sob o comando de Jean-Jacques Dessalines.

Com a derrota e expulsão dos franceses, a independência foi proclamada em 1804. Após a revolução, as nações europeias adotaram medidas punitivas e bloquearam as relações econômicas com o Haiti, o que levou a economia do país ao colapso.

Foi o único caso em que o movimento de independência foi liderado pela população escravizada.

Questão 6

Um dos elementos que caracterizaram o Período Regencial (1831 - 1840) foram as revoltas que aconteceram nas mais diversas regiões do Brasil. Escolha a alternativa que apresenta três revoltas desse período:

a) Cabanagem, Revolta dos Malês, Farroupilha

b) Revolta da Chibata, Guerra de Canudos, Revolta da Vacina

c) Revolta dos Beckman, Guerra dos Emboabas, Guerra dos Mascates

d) Inconfidência Mineira, Contestado, Revolução Praieira.

Gabarito explicado

Alternativa a)

A Cabanagem (1835-1840) ocorreu na província do Grão-Pará e resultou da insatisfação das elites locais com a nomeação do presidente da província e teve participação dos grupos mais pobres que lutavam por melhores condições de vida.

A Revolta do Malês (1835) foi uma revolta de escravizados que aconteceu na Bahia contra a repressão religiosa e a escravidão.

A Farroupilha ou Guerra dos Farrapos (1836-1845) aconteceu no Rio Grande do Sul e foi liderada pela elite agrária que reclamava de impostos abusivos e lutava pela criação de uma república independente.

As revoltas citadas nas demais alternativas ocorreram nos períodos Colonial e Republicano.

Questão 7

Sobre a Guerra do Paraguai, é incorreto afirmar que:

a) O Brasil teve papel fundamental na vitória da Tríplice Aliança.

b) Ao sair-se vitorioso da guerra, o Exército Brasileiro passou a ambicionar uma posição de maior destaque no governo, passando a questionar a monarquia e a escravidão.

c) O Paraguai recuperou-se rapidamente da derrota na guerra, cujos danos econômicos duraram apenas uma década.

d) Os gastos com a guerra fizeram com que o Brasil ficasse muito endividado, sendo um dos fatores que colaboraram com a posterior queda da monarquia.

Gabarito explicado

Alternativa c)

A Guerra do Paraguai (1864 - 1870) foi o maior conflito armado do Segundo Reinado. Brasil, Argentina e Uruguai formaram a Tríplice Aliança para combater o Paraguai governado por Solano López, cujo desejo era garantir o acesso ao Oceano Atlântico através do Rio da Prata, confrontando os interesses dos países vizinhos.

O Brasil endividou-se ao fazer grandes investimentos no Exército Brasileiro durante a guerra, o que, de um lado, contribuiu para a vitória, mas, por outro, fortaleceu aquela instituição.

Os oficiais do exército passaram a questionar a própria monarquia e a escravidão, pois durante a guerra, escravizados foram alistados como soldados, em troca da promessa de alforria.

O Paraguai saiu da guerra completamente destruído. Apenas um quarto da população, a maioria mulheres, crianças e idosos, sobreviveu, e o país, sendo a nação agressora, teve que arcar com os prejuízos causados pelo conflito. As consequências da Guerra do Paraguai são percebidas até o presente no país.

Questão 8

As afirmativas abaixo apresentam fatores que contribuíram para o fim da escravidão no Brasil, à exceção da alternativa:

a) A partir da década de 1870 o movimento abolicionista cresceu no Brasil, com pessoas de diferentes grupos sociais questionando a escravidão e se organizando para combatê-la.

b) A resistência organizada dos escravizados, por meio de fugas e estabelecimento de quilombos, que se tornaram cada vez mais numerosos.

c) A escassez de mão de obra escravizada, após as leis que proibiram o tráfico negreiro internacional, que também elevaram os preços pagos pelos escravizados no mercado interprovincial.

d) A queda da produção nacional de café na segunda metade do século XIX, que levou à diminuição da necessidade de trabalhadores escravizados.

Gabarito explicado

Alternativa d)

Um conjunto de fatores levou ao processo de abolição do sistema escravista no Brasil, encerrado oficialmente com a assinatura da Lei Áurea (1888), após mais de 350 anos.

Dentre estes fatores podemos destacar: o avanço do movimento abolicionista; a resistência organizada dos escravizados; a escassez de mão de obra escravizada após a extinção do tráfico internacional; entre outros.

Ao contrário do que está afirmado na alternativa “D”, a produção brasileira de café foi crescente ao longo do século XIX, tornando-se o principal produto de importação já na década de 1830 e crescendo até as primeiras décadas do século XX. Tal crescimento demandava cada vez mais mão de obra nas fazendas.

Questão 9

Observe a ilustração abaixo e assinale a afirmativa que estabelece uma relação correta entre a imagem e uma das justificativas do Neocolonialismo ou Imperialismo.

Le Petit Journal, novembro de 1911.

A França será capaz de trazer livremente civilização, riqueza e paz para Marrocos. Charge (autor não identificado) Le Petit Journal, novembro de 1911.

a) A imagem se relaciona às justificativas de superioridade cultural europeia: a missão do europeu seria "civilizar" outros povos considerados "primitivos".

b) A charge é reveladora do desejo imperialista francês, justificado pela intenção daquele país em expandir seus domínios sobre um território asiático.

c) A imagem faz uma representação do processo de distribuição de renda, justificando o desejo da França em estabelecer no Marrocos a melhoria das condições de vida dos trabalhadores pobres.

d) A ilustração mostra a extração de ouro no território marroquino, justificando a busca de metais preciosos pelas potências imperialistas.

Gabarito explicado

Alternativa a)

O desenho é uma representação da Marianne, um dos símbolos da república francesa.

A imagem é representativa do avanço neocolonialista francês sobre a África e das justificativas ideológicas do imperialismo, que se fundamentavam em uma pretensa missão do europeu de "civilizar" os povos considerados "primitivos" (fardo do homem branco).

Questão 10

Sobre a Doutrina Monroe, assinale a alternativa correta:

a) Defendia uma maior participação dos países europeus na política latino-americana.

b) Estava fundamentada em uma política externa que defendia a soberania e autonomia dos países da América Latina.

c) Consistia no isolamento dos EUA em relação aos demais países do continente.

d) Baseava-se no princípio da “América para os americanos", com o governo dos EUA intervindo cada vez mais em assuntos internos dos países do continente.

Gabarito explicado

Alternativa d)

Em 1823, o presidente estadunidense James Monroe declarou que o continente americano não deveria mais “ser considerado como sujeito à colonização futura por qualquer uma das potências europeias”.

Segundo ele, qualquer intervenção nesse sentido seria tratada como evidência de inimizade para com os Estados Unidos. Nascia, assim, a Doutrina Monroe, que condenava a criação de novas colônias na América e que, com o tempo, se tornou um dos fundamentos ideológicos do imperialismo estadunidense na região.

Defendendo o princípio "a América para os americanos", o governo dos EUA passou a intervir cada vez mais em assuntos internos dos países do continente.

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Ligia Lemos de Castro
Ligia Lemos de Castro
Professora de História formada pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Docência na Educação à Distância pela Universidade Federal de São Carlos. Leciona História para turmas do Ensino Fundamental II desde 2017.