Exercícios sobre conectivos (com gabarito comentado)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Faça os exercícios sobre conectivos. Confira as respostas comentadas e tire as suas dúvidas.

Lembre-se: conectivo é uma palavra, ou expressão, que liga palavras ou orações. O uso dos conectivos nos permite organizar as ideias do nosso texto.

Questão 1

Substitua os conectivos em negrito por outros, de modo que as frases continuem com o mesmo sentido.

a) Foi o melhor aluno, logo receberá o prêmio de mérito.
b) Dançou e cantou a noite toda.
c) Não deve ter ninguém em casa, porque as janelas estão fechadas.
d) Tentei explicar, mas ele não deixou.
e) Não trabalha nem estuda.

a) Foi o melhor aluno, portanto receberá o prêmio de mérito.
“Logo” e “portanto” são conectivos que expressam conclusão.

b) Dançou, como também cantou, a noite toda.
“E” e “como também” são conectivos que expressam soma.

c) Não deve ter ninguém em casa, pois as janelas estão fechadas.
“Porque” e “pois” são conectivos que expressam explicação.

d) Tentei explicar, porém (ou: contudo, entretanto) ele não deixou.
“Mas”, “porém", "contudo", "entretanto” são conectivos que expressam oposição.

e) Não trabalha e não estuda.
“Nem” e “e” são conectivos que expressam soma.

Questão 2

Una as orações abaixo através dos conectivos e transforme-as em orações subordinadas.

a) Estude e terá boas notas. (se)
b) Gosta de ler e nunca lê. (embora)
c) Convidaram e eu não fui. (apesar de)
d) Ninguém quer sair. Vou ficar em casa. (como)
e) Eu quero. Compra o doce. (que)

a) Se você estudar, terá boas notas.
Temos duas orações: “estude” e “terá boas notas”. O uso do conectivo “se” liga as duas. A oração subordinada passa a ser “se você estudar”, que expressa condição.

b) Embora goste de ler, nunca lê.
Temos duas orações: “gosta de ler” e “nunca lê”. O uso do conectivo “embora” liga as duas. A oração subordinada passa a ser “embora goste de ler”, que expressa contradição.

c) Apesar de convidarem, eu não fui.
Temos duas orações: “convidaram” e “eu não fui”. O uso do conectivo “apesar de” liga as duas. A oração subordinada passa a ser “Apesar de convidarem”, que expressa contradição.

d) Como ninguém quer sair, vou ficar em casa.
Temos duas orações: “ninguém quer sair” e “vou ficar em casa”. O uso do conectivo “como” liga as duas. A oração subordinada passa a ser “Como ninguém quer sair”, que expressa causa.

e) Eu quero que você compre o doce.
Temos duas orações: “eu quero” e “compra o doce”. O uso do conectivo “que” liga as duas. A oração subordinada passa a ser “que você compre o doce”.

Questão 3

Identifique os conectivos presentes em cada oração.

a) A concentração e a prática são essenciais para os estudantes.
b) Voltei, já que não tinha ninguém lá.
c) Apesar de que eu quisesse ficar, tinha coisas para fazer.
d) Olhei, mas não vi nada.
e) Se ele for, eu vou.

a) A concentração e a prática são essenciais para os estudantes.
O conectivo "e" indica soma.

b) Voltei, já que não tinha ninguém lá.
O conectivo "já que" indica causa.

c) Apesar de que eu quisesse ficar, tinha coisas para fazer.
O conectivo "apesar de que" indica oposição.

d) Olhei, mas não vi nada.
O conectivo "mas" indica oposição.

e) Se ele for, eu vou.
O conectivo "se" indica condição.

Questão 4

Una as orações abaixo com conectivos que expressem as ideias indicadas entre parênteses. Faça as alterações necessárias.

a) Leu. Não entendeu nada. (oposição)
b) Vá agora falar com o treinador. Não terá mais oportunidades como essa. (alternância)
c) Está chovendo. A roupa do varal ficou molhada. (conclusão)
d) Gostamos de ler. Gostamos de ouvir música. (adição)
e) Precisamos de um médico. Um cliente está passando mal. (explicação)

a) Leu, porém (ou: mas, todavia, no entanto) não entendeu nada.
“Porém”, "mas", "todavia", "no entanto" são conectivos que expressam oposição.

b) Vá agora falar com o treinador ou não terá mais oportunidades como essa.
O conectivo “ou” expressa alternância.

c) Está chovendo, logo a roupa do varal ficou molhada.
O conectivo “logo” expressa conclusão.

d) Gostamos de ler e (ou: bem como, como também) de ouvir música.
“E”, "bem como", "como também" são conectivos que expressam adição.

e) Precisamos de um médico, pois um cliente está passando mal.
O conectivo “pois” expressa explicação.

Questão 5

Utilize conectivos e transforme as orações reduzidas em orações desenvolvidas.

a) É mal ficarmos brigados.
b) Ao sair, bateu a porta.
c) Acabada a aula, saiu.
d) Imagino estar preparado para o teste.
e) Cozinhando assim, poderá participar no concurso.

As orações desenvolvidas são iniciadas com conjunção ou com nome relativo. Assim, temos:

a) É mal que fiquemos brigados. (pronome relativo)
b) Quando saiu, bateu a porta. (conjunção)
c) Quando acabou a aula, saiu. (conjunção)
d) Imagino que esteja preparado para o teste. (pronome relativo)
e) Se você cozinhar assim, poderá participar no concurso. (conjunção)

Questão 6

Una as orações utilizando um conectivo, conforme indicação entre parênteses.

a) A calça rasgou. Estava velha. (causa)
b) Vamos a pé? Vamos de carro? (alternativa)
c) A testemunha sabia a verdade. Por que ela não testemunhou? (condição)
d) Devemos evitar alimentos fritos. Frituras fazem mal à nossa saúde. (condição)
e) Fomos por outro caminho. A estrada estava fechada. (causa)

a) A calça rasgou, porque estava velha. ou A calça rasgou, uma vez que estava velha.

b) Vamos a pé ou de carro?

c) Se a testemunha sabia a verdade, por que não testemunhou?

d) Se não evitarmos alimentos fritos, estaremos fazendo mal à nossa saúde.

e) Uma vez que a estrada estava fechada, fomos por outro caminho. ou Em virtude de a estrada estar fechada, fomos por outro caminho.

Questão 7

Em “Escreveu tanto que fez um calo no dedo”, o conectivo expressa o sentido de:

a) comparação

b) consequência

c) explicação

d) causa

e) condição

Gabarito explicado

O conectivo "que" poderia ser substituído por outro conectivo que indica consequência, conforme abaixo.

De modo que: Escreveu tanto, de modo que fez um calo no dedo.

De maneira que: Escreveu tanto, de maneira que fez um calo no dedo.

Questão 8

Em “Vamos esclarecer tudo assim que o professor chegar”, o conectivo expressa o sentido de:

a) condição

b) comparação

c) finalidade

d) explicação

e) tempo

Gabarito explicado

O conectivo "assim que" poderia ser substituído por outro conectivo que indica tempo, conforme abaixo.

Logo que: Vamos esclarecer tudo logo que o professor chegar.

Quando: Vamos esclarecer tudo quando o professor chegar.

Questão 9

Em “Estava mais atrasada do que o costume”, o conectivo expressa o sentido de:

a) comparação

b) causa

c) conformidade

d) consequência

e) explicação

Gabarito explicado

O conectivo "do que" poderia ser substituído por outro conectivo que indica comparação, conforme abaixo.

que: Estava mais atrasada que o costume.

Questão 10

Em “À medida que ele cresce, mais determinado fica”, o conectivo expressa o sentido de:

a) tempo

b) consequência

c) proporção

d) explicação

e) causa

Gabarito explicado

O conectivo "À medida que" poderia ser substituído por outro conectivo que indica proporção, conforme abaixo.

À proporção que: À proporção que ele cresce, mais determinado fica.

Quanto mais: Quanto mais ele cresce, mais determinado fica.

Leia também:

Conectivos para redação: lista e tipos

Exercícios de conjunções (com gabarito)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).