Classificação

Rubens Castilho
Revisão por Rubens Castilho
Professor de Biologia e Química Geral

A classificação periódica dos elementos corresponde à organização dos elementos químicos em ordem crescente de número atômico na Tabela Periódica. Esta ordenação segue a Lei da Periodicidade proposta em 1913 por Henry Monseley (1887-1915).

O físico inglês identificou que de acordo com o número de prótons no núcleo do átomo de um elemento químico, ou seja, seu número atômico (Z), a variação de muitas propriedades ocorre em intervalos regulares.

Os 118 elementos químicos conhecidos estão dispostos em grupos e períodos. De acordo com as propriedades físicas e químicas, é possível fazer a divisão entre metais, não metais (ametais) e semimetais (metaloides) na Tabela Periódica.

Classficação dos elementos: metais, não metais e semimetais
A linha em destaque na tabela indica que esses elementos, com exceção do alumínio, apresentam propriedades intermediárias entre metais e não metais.

As linhas verticais são os 18 grupos da tabela e reúnem os elementos com propriedades químicas semelhantes. As linhas horizontais correspondem aos 7 períodos e apresentam os elementos com mesmo número de camadas eletrônicas.

O hidrogênio é um elemento que está posicionado acima do grupo 1 por causa da sua distribuição eletrônica, mas não apresenta características em comum com a família de metais.

Rubens Castilho
Revisão por Rubens Castilho
Biólogo (Licenciado e Bacharel), Mestre e Doutorando em Botânica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professor de Ciências e Biologia para os Ensinos Fundamental II e Médio desde 2017.
Carolina Batista
Edição por Carolina Batista
Bacharela em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018) e Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011).