Romero Britto

Laura Aidar
Revisão por Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual

Romero Britto é um artista plástico brasileiro de renome internacional.

Radicado nos Estados Unidos, lá desenvolve trabalhos nas áreas da pintura, escultura e serigrafia.

Biografia de Romero Britto

Romero Britto nasceu em uma família simples de Recife, Pernambuco, no dia 6 de outubro de 1963. Desde a infância manifestou tendências artísticas e muita criatividade.

Romero Britto artista brasileiro
Romero Brito, pintor e escultor brasileiro. Crédito: Mangos24

Começou a fazer Direito na Universidade Católica de Pernambuco, mas abandonou o curso e foi para os Estados Unidos, país em que se radicou e onde desenvolveu uma carreira artística sólida. Ali, se casaria com a estadunidense Cheryl Ann Britto e tiveram um filho chamado Brendan Britto.

Romero Britto se tornou um dos pintores mais premiados e é um dos artistas brasileiros mais prestigiados no exterior.

Em 2001 foi inaugurada em São Paulo a Galeria Romero Britto, local que abriga obras e objetos de arte colecionáveis. Já em 2005 foi nomeado Embaixador das Artes do Estado da Flórida e, dois anos depois, o artista criou a “Fundação Romero Brito”.

Chamado também de “artista Pop brasileiro”, Romero é muito conceituado nos Estados Unidos, e teve quadros adquiridos por muitas celebridades norte-americanas como Madona, Michael Jackson e Arnold Schwarzenegger.

Além disso, Britto também produziu telas para o príncipe William, Kate Middleton, Pelé, Roberto Marinho e para Dilma Rousseff.

No carnaval de 2012, Romero Britto foi homenageado pela Escola de Samba “Renascer de Jacarepaguá”, do Rio de Janeiro.

Obras e características

Presentes em inúmeras galerias e cidades do mundo, as obras plásticas de Romero Britto são influenciadas pelo movimento cubista e pela Art Pop.

Do cubismo, percebemos a deformação da anatomia humana ou animal. Da Arte Pop, vemos que suas peças se aproximam da linguagem publicitária, com cores fortes e mensagens que podem ser captadas pelo observador de maneira imediata.

Pintura

Suas pinturas contam com cores vibrantes e traços bem demarcados remetendo aos vitrais. Isto faz com que o quadro esteja multifacetado através do desenho, mas também da pintura.

Britto abusa das formas geométricas para preencher a tela e não utiliza técnicas de profundidade para suas composições. Assim, seus motivos estão sempre em primeiro plano.

Outra característica importante é que seus personagens, mesmo os animais, estão sempre sorrindo. O próprio artista justifica esta escolha afirmando que deseja transmitir alegria por meio de seus trabalhos.

Flower power, obra de Romero Britto.
"Flower Power", criado pelo artista de renome internacional, Sr. Romero Britto © Britto Central, Inc., Todos os direitos reservados
Monacat, obra de Romero Britto.
"Monacat", criado pelo artista de renome internacional, Sr. Romero Britto © Britto Central, Inc., Todos os direitos reservados
Novo dia, obra de Romero Britto.
"Novo dia", criado pelo artista de renome internacional, Sr. Romero Britto © Britto Central, Inc., Todos os direitos reservados

Escultura

As esculturas seguem o mesmo padrão das pinturas no que dizem respeito às cores fortes e aos traços. São peças extremamente atrativas e lúdicas onde qualquer um poderia pensar que se tratam de brinquedos.

Escultura de Romero Britto.
Escultura de Romero Britto em Berlin. Foto: shutterstock

Reconhecimento

A obra de Romero Britto pode ser encontrada em muitos aeroportos do Brasil tais quais os de Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Recife, Brasília, Curitiba; e do mundo, na Flórida e em Nova York.

Britto também teve grande destaque na área publicitária, em trabalhos para marcas como Pepsi, Coca Cola, Audi, IBM, Apple, Absolut, Disney, etc.

No tocante à arte e sua popularização, o próprio artista afirma que:

Uma obra de arte que usa como suporte a embalagem de um produto tem enorme poder de alcance. Quero que minha arte seja democrática.

Condecorações

Romero Britto foi agraciado com inúmeras condecorações nacionais, como a Medalha Joaquim Nabuco, pela Assembleia Estadual de Pernambuco, em 2006.

Em 2013 foi agraciado com a Medalha Tiradentes, concedida pela Assembleia Estadual do Rio de Janeiro.

Críticas

Por outra parte, muitos críticos de arte desprezam o trabalho de Romero Britto. Apontam que suas obras são superficiais, repetitivas e não refletem os problemas do mundo contemporâneo.

Leia também:

Laura Aidar
Revisão por Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.
Juliana Bezerra
Edição por Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.