Abiogênese
A Teoria da Abiogênese ou da Geração Espontânea admitia que os seres vivos eram originados a partir de uma matéria bruta sem vida.
Os defensores da abiogênese afirmavam que existia uma "força vital" em alguns tipos de matéria orgânica, responsável por originar os seres vivos.
A ideia da abiogênese consiste na primeira explicação para o surgimento dos seres vivos. Aristóteles, importante e reconhecido filósofo grego, foi um grande defensor da abiogênese.
A abiogênese foi por muito tempo amplamente aceita como a teoria que explicava a origem dos seres vivos.
Segundo a abiogênese, os seres vivos podiam surgir de variadas formas a partir de uma matéria sem vida. Veja alguns exemplos da explicação sobre a origem espontânea dos seres vivos:
- Os cisnes surgiam de folhas das árvores que caíam em lagos;
- Camisas sujas e suadas podiam originar ratos;
- Os sapos surgiam do lodo presente em ambientes aquáticos;
- Os vermes originam-se espontaneamente nos intestinos.
Os principais defensores da abiogênese foram: Aristóteles, Jean Baptitste Van Helmot, Willian Harvey, René Descartes, Isaac Newton e John Needhan.
Saiba mais sobre a Origem da Vida.
Abiogênese e Biogênese: Diferenças
Enquanto a abiogênese defendia que os seres vivos surgiam espontaneamente, a biogênese afirma o contrário.
A teoria da biogênese admite que todos os seres vivos são originados de outros seres vivos preexistentes. Atualmente, é a teoria aceita para explicar a origem dos seres vivos.
Louis Pasteur foi o responsável por derrubar definitivamente a teoria da abiogênese. Ele realizou um experimento demonstrando que a fervura de caldos nutritivos não destruía a "força vital" e os microrganismos surgiam sempre que o caldo entrava em contato com ar.
Assim, os microrganismos presentes no ar eram os responsáveis por originar outros, provando que os seres vivos só se originam a partir de outros preexistentes.
Saiba mais sobre:
MAGALHÃES, Lana. Abiogênese. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/abiogenese/. Acesso em: