Agricultura de subsistência
A agricultura de subsistência é um tipo de agricultura que está voltada para a sobrevivência de um grupo e que envolve o trabalho de pequenos produtores em lavouras.
Essa cultura de subsistência é muito comum em locais pequenos e mesmo entre familiares (agricultura familiar) que plantam diversos alimentos para o consumo próprio.
Quando a subsistência também envolve a criação de animais (bois, vacas, porcos, galinhas, etc.) essa prática é chamada de agropecuária de subsistência.
Da mesma forma, ela é realizada por pequenos produtores que consomem os produtos, por exemplo, o leite da vaca e a carne dos animais.
Características da agricultura de subsistência
- Realizada por pequenos produtores;
- Produção baixa e limitada;
- Finalidade principal é suprir as necessidades alimentares de um grupo;
- Uso de métodos rudimentares, tradicionais e sem muita tecnologia tais como: arado, enxada, etc.;
- Preferência pela policultura (cultivo de produtos distintos);
- Produtos sem agrotóxicos (mais saudáveis);
- Principais produtos cultivados: grãos, frutas, hortaliças.
A agricultura de subsistência no Brasil
No Brasil, a agricultura de subsistência possui um papel importante na vida dos pequenos produtores rurais, de suas famílias e da comunidade em que está inserida.
Isso porque grande parte do sustento é conseguido dessa forma, evitando assim, a miséria e a fome de determinados grupos.
No entanto, pequenos produtores têm tido dificuldade devido à falta de apoio e auxílio econômicos governamentais que beneficia grandes latifundiários, por exemplo.
Dessa maneira, tentam sobreviver diante das adversidades do sistema que tem alterado a estrutura fundiária pelo uso de agrotóxicos, alimentos geneticamente modificados, etc.
Agricultura de subsistência X Agricultura comercial
Diferente da agricultura comercial (também chamada de agricultura moderna) que tem como foco a larga produção e a venda dos produtos cultivados, na economia de subsistência os produtos não são para vender ou lucrar.
Também vale mencionar a diferença entre os processos utilizados, uma vez que na agricultura de subsistência os métodos são rudimentares, com baixa tecnologia e pouco eficientes em relação à agricultura comercial que utiliza máquinas para auxiliar na produção.
Outra diferença entre esses dois tipos de agricultura diz respeito dos produtos cultivados. Na agricultura de subsistência a prática é realizada por meio da policultura (plantação de diversos produtos) em detrimento da agricultura comercial, que utiliza grandes campos para a plantação de um único produto (monocultura).
Leia também:
Referências Bibliográficas
Serviço de apoio aos projetos alternativos comunitários - SEAPAC
Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência - CORIPA
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Agricultura de subsistência. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/agricultura-de-subsistencia/. Acesso em: