Ancilostomose
Ancilostomose, ancilostomíase ou amarelão referem-se a verminose humana causada por duas espécies de nematelmintos, o Ancylostoma duodenale e o Necator americanus.
Estes vermes são pequenos e medem aproximadamente 1 cm a 1,5 cm de comprimento.
Os vermes causadores da ancilostomose estão presentes em todo o mundo. No Brasil, predominam nas áreas rurais sem saneamento básico e onde se tem o hábito de andar descalço.
Sintomas
Esta doença é caracterizada por uma infecção intestinal.
Quando os vermes encontram-se no intestino delgado de seus hospedeiros, agarram-se com seus dentes nas paredes intestinais, o que provoca lesões e hemorragias.
Devido à perda de sangue, as pessoas infectadas apresentam a pele amarelada (daí a doença também ser chamada de amarelão) e anemia.
Outros sintomas que podem surgir são: irritação na pele, no local de entrada do verme no corpo, fraqueza, desânimo, perda de peso e lesões pulmonares.
Ciclo de Vida
As formas adultas dos vermes vivem no intestino delgado da pessoa infectada, onde machos e fêmeas copulam e dão origem aos ovos que são eliminados com as fezes.
Caso as fezes entrem em contato com o solo e encontrem condições adequadas, como elevada umidade e temperatura, os ovos eclodem e liberam pequenas larvas. Estas podem viver até 7 dias no ambiente, quando amadurecem e são capazes de infectar um hospedeiro.
As larvas atravessam a pele e entram na corrente sanguínea, até chegar aos pulmões, onde perfuram os alvéolos e sobem pela traqueia. Daí passam a faringe, são engolidas e chegam aos intestinos.
No intestino delgado se estabelecem definitivamente e atingem a maturidade sexual.
Transmissão
As larvas dos vermes liberadas através das fezes humanas podem entrar em contato com o solo.
Assim, a transmissão pode ocorrer através do contato direto das larvas com a pele humana, principalmente na região dos pés, pernas, nádegas e mãos.
Um exemplo comum de contaminação é andar descalço em um solo contaminado.
Os trabalhadores rurais e crianças que brincam na terra podem ser facilmente contaminados.
Formas de Prevenção e Tratamento
- Medidas de saneamento básico adequadas;
- Uso de calçados em situações de contato com a terra;
- Manter atenção ao local de brincadeira das crianças;
- Tratar adequadamente os doentes para evitar novas contaminações.
Para o tratamento desta verminose podem ser usados medicamentos.
Ancilostomose. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/ancilostomose/. Acesso em: