Animais vivíparos: quem são e exemplos
Os animais vivíparos são aqueles cujo desenvolvimento embrionário ocorre dentro do corpo materno. Diferente do animais ovíparos, que nascem dos ovos, nesses animais o embrião é envolvido pela placenta e depende da mãe para sua nutrição e desenvolvimento.
Uma característica marcante dos animais vivíparos é que todos eles possuem fecundação interna. Na fecundação interna ocorre a cópula e os gametas masculinos são depositados dentro do corpo da fêmea, fecundando o óvulo que originará o embrião.
Exemplos de Animais Vivíparos
Vertebrados
Mamíferos: a grande maioria desses animais se desenvolve dentro do corpo materno. Muitos são placentários (ligados à placenta pelo cordão umbilical) como o gato, o coelho e a ovelha. Outros ainda, são marsupiais e completam o desenvolvimento dentro de uma bolsa, como os cangurus e gambás.
Répteis: algumas espécies de jararaca são consideradas vivíparas.
Peixes: alguns tubarões são capazes de gerar os filhotes dentro do corpo por possuírem membranas que atuam como placentas.
Invertebrados
Insetos: alguns insetos podem ser vivíparos e ovíparos. Por exemplo, os pulgões fêmeas são capazes de fazer autofecundação (partenogênese), não precisam de machos e ficam grávidas só de fêmeas. Noutras épocas se acasalam com os machos e põe ovos, podendo nascer machos ou fêmeas.
Tempo de gestação
Mamíferos:
- hamster (16 dias);
- rato (19 dias);
- cão e gato (cerca de 2 meses);
- leão-marinho, golfinho, zebra e jumento (cerca de 1 ano);
- anta (cerca de 400 dias);
- elefante africano (quase 2 anos, entre 660 e 720 dias).
Répteis:
- jararaca (entre 2 e 3 meses).
Peixes:
- tubarão (varia entre as espécies, pode ser de 1 a 2 anos ).
Leia também:
Referências Bibliográficas
UZUNIAN, A.; BIRNER, E. Biologia: volume único. 3a ed. São Paulo: Harbra, 2008.
CASTILHO, Rubens. Animais vivíparos: quem são e exemplos. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/animais-viviparos/. Acesso em: