Aranha-armadeira

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Professora de Biologia

A aranha-armadeira é uma das mais venenosas do mundo. Também é chamada de aranha-de-macaco e aranha-de-bananeira.

As aranhas-armadeiras pertencem ao gênero Phoneutria sp. Na América do Sul ocorrem diversas espécies.

A aranha-armadeira tem tamanho corporal de aproximadamente 4 cm, porém, estendendo as pernas, seu tamanho pode chegar a 15 cm.

Aranha armadeira
Aranha-armadeira

É uma aranha agressiva. O nome "armadeira" deve-se à sua forma de ataque. Quando ameaçada, ergue as pernas dianteiras, abre seus ferrões e eriça os espinhos implantados no seu corpo. Além disso, são muito ágeis e costumam perseguir suas presas.

A alimentação das armadeiras é composta de pequenos insetos e artrópodes.

Na natureza, as aranhas armadeiras são encontradas em locais escuros, como buracos ou entre folhagens. É comum observá-las no interior escuro das bainhas das folhas de coqueiros, palmeiras e em cachos de bananeiras.

O veneno da aranha armadeira e seus sintomas

O veneno é bastante ativo em humanos. Em crianças e pessoas idosas pode levar à morte.

Entre os sintomas do veneno estão: dor no local da picada, pulso rápido, febre, suor, problemas respiratórios, vertigens e vômitos.

É importante encaminhar a pessoa picada com urgência ao serviço médico. O tratamento envolve o uso de soro antiaracnídico. Para combater a intensa dor também podem ser usados analgésicos e sedativos.

Armadeira
Aranha-armadeira

Como ocorrem os acidentes com a aranha armadeira?

Os acidentes com humanos ocorrem em ambiente doméstico. As armadeiras costumam esconder-se em sapatos, atrás de cortinas e no meio da roupa. Nesses locais, acabam por atacar o homem, que é surpreendido pela presença da aranha.

Os trabalhadores rurais também ficam sujeitos ao ataque da aranha armadeira, especialmente, ao coletar cachos de bananas. Ao fazer a coleta de cachos de bananas e carregá-los nas costas podem sofrer a picada da aranha armadeira.

No Brasil, ocorrem diversos casos de acidentes com a aranha armadeira. A maioria concentra-se nas regiões Sul e Sudeste.

A aranha-marrom e a aranha-caranguejeira também são responsáveis por causar acidentes no Brasil.

Curiosidades

  • Estudos demonstraram que as toxinas do veneno atuam diretamente em mecanismos do sistema nervoso responsáveis pela dor. Assim, podem ser usadas como um analgésico mais potente do que a morfina e outros medicamentos;
  • A aranha armadeira ocorre em toda a América do Sul, mas podem ser levadas para outros locais através do transporte acidental em cachos de bananas.

Saiba mais sobre os Aracnídeos e Animais Peçonhentos.

Referências Bibliográficas

SOUZA JUNIOR, Tarcísio Liberato de. Prospecção das toxinas do veneno da aranha Phoneutria nigriventer. 2013. Dissertação de Mestrado.

MEDEIROS, Stephanie et al. Accidents caused by Phoneutria nigriventer: diagnosis and nursing interventions. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, v. 5, n. 4, p. 467-474, 2013.

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.