Arquitetura Gótica
A Arquitetura Gótica refere-se a um estilo arquitetônico que vigorou durante a Baixa Idade Média, tendo início por volta do século XII.
As igrejas, as catedrais, as basílicas e os mosteiros são as principais referências da arquitetura gótica. Por isso, a ela é também conhecida como a “arte das catedrais”. As características que se destacam na arquitetura gótica são a suntuosidade, verticalidade por meio de torres pontiagudas, muitos ornamentos, janelas e portas.
A religião esteve muito presente nesse período, visto que a Idade Média foi marcada pelo teocentrismo (Deus no centro do mundo).
Assim, durante um longo período da história da humanidade (séculos V ao XV), a arte esteve caracterizada por dois estilos: estilo gótico e estilo românico.
Além da arquitetura gótica, esse estilo também foi desenvolvido na escultura e da pintura.
Exemplos de Arquitetura Gótica
Por toda a Europa é possível encontrar diversas construções em estilo gótico. Atualmente, elas foram eleitas Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Na França
A abadia de Saint Denis foi construída por volta de 1140 na França. É uma das primeiras construções góticas do mundo.
Nessa igreja há um elemento muito característico da arquitetura gótica, a rosácea ao centro.
Na Espanha
Na Espanha, um grande exemplo de arquitetura gótica é a Catedral de Sevilha, construída no século XV. Essa é a segunda maior igreja gótica do mundo e patrimônio da humanidade pela UNESCO.
Na Alemanha
Na Alemanha, a maior representante da arquitetura gótica é a catedral localizada em Colônia. Foi construída no século XII no lugar de um templo romano do século IV.
Na Itália
A catedral construída em Milão é uma enorme construção com 157 metros de comprimento, 109 de largura e 45 metros de altura. Começou a ser erguida em 1386 e concluída apenas em 1813.
Você sabia?
A arte gótica surgiu na França e inicialmente recebeu o nome de “estilo francês”. Foi durante o Renascimento que ela passou a ser chamada pejorativamente de “arte gótica”, como uma referência ao povo godo, um povo bárbaro.
Para os renascentistas ela era considerada uma arte monstruosa em comparação com a clássica.
Elementos da Arquitetura Gótica
Os principais elementos da arquitetura gótica são:
- Arcos: arcos de volta quebrada ou os arcos de ogiva eram os mais empregados nas construções góticas. Frequentemente eram decorados com algumas esculturas.
- Arcadas: representam uma sequência de arcos sustentados por colunas, geralmente encontrados nos claustros.
- Abóbodas: as mais utilizadas no estilo gótico foram as abóbadas de cruzaria. São estruturas côncavas utilizadas nos tetos.
- Arcobotante: estrutura em forma de meio arco, as quais eram utilizadas para conferir maior sustentação às altas construções góticas.
- Florão: em forma de flor, esses elementos decorativos feitos em pedra eram colocados em locais altos do exterior das construções.
- Vitrais: pedaços de vidros coloridos e com temas religiosos marcam o estilo gótico. Os vitrais foram muito usados como ornamentos no interior das catedrais góticas pois permitiam maior entrada de luz nas construções.
- Rosácea: elemento decorativo circular e colorido preenchido com vitrais, o qual era utilizado nos portais de entradas das igrejas. Permitiam maior entrada de luz e recebe esse nome pois tem a forma de uma rosa.
- Gárgulas: estrutura situada nas calhas dos telhados com o intuito de escoar água. Normalmente, eram adornadas com figuras animalescas e monstruosas. Há lendas de que essas criaturas eram guardiões das igrejas e durante a noite ganhavam vida.
Características da Arquitetura Gótica
As principais características da arquitetura gótica são:
- Temas religiosos
- Arte monumental e suntuosa
- Verticalidade das construções (essa ideia está associada à proximidade com os céus, no caso, Deus e as divindades).
- Torres pontiagudas e esguias
- Grande ornamentação
- Paredes mais finas e leves
- Maior número de janelas e portas
- Grande iluminação interior
- Planta arquitetônica com formato de cruz latina
Arquitetura Gótica no Brasil
Antes de mais nada, devemos salientar que durante a Idade Média não foram erguidas no Brasil construções de estilo gótico.
Portanto, quando falamos de “gótico no Brasil” estamos nos referindo ao “neogótico”. Esse estilo surgiu em fins do século XIX inspirado na arte gótica do medievo.
No Brasil, as principais construções que carregam características desse estilo são:
- Catedral da Sé (SP)
- Catedral de Santos (SP)
- Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem (MG)
- Igreja do Santuário do Caraça (MG)
- Catedral Metropolitana de Fortaleza (CE)
- Catedral Metropolitana de Vitória (ES)
- Catedral de Petrópolis (RJ)
- Palácio da Ilha Fiscal (RJ)
Leia também:
AIDAR, Laura. Arquitetura Gótica. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/arquitetura-gotica/. Acesso em: