Arte Etrusca
A arte etrusca designa aquela realizada pela antiga civilização dos etruscos, que se desenvolveu a partir do século VII a.C. A arte etrusca foi inspirada nos modelos da arte oriental, egípcia, fenícia, assíria e grega e possui um estilo único e inovador.
Os Etruscos são um dos povos da antiguidade que habitaram a península itálica (região denominada de Etrúria, atual Toscana). Eles representaram uma civilização muito avançada para a época, os quais influenciaram diversos povos, inclusive os romanos.
Assim, o florescimento da civilização etrusca foi essencial para o desenvolvimento de Roma antes da chegada dos romanos. Eles foram os primeiros a construírem uma muralha para proteger a cidade de Roma.
Saiba mais sobre os Etruscos.
Características da Arte Etrusca
Os etruscos se destacaram no artesanato, pintura, escultura e arquitetura. Os principais materiais utilizados eram o barro, terracota, argila, pedras, madeira, mármore, ouro e marfim.
Além disso, eles dominavam as técnicas de fundição de metais, desenvolvendo diversos objetos de ferro e bronze.
Artesanato etrusco
Uma das importantes características da arte etrusca deve-se ao desenvolvimento do artesanato.
Vasos, potes, jarros, caixas e joias em ouro, prata e marfim fazem parte do artesanato etrusco, as quais eram utilizadas e também comercializadas.
Pintura etrusca
Os afrescos, realizados em cores vivas (vermelho, amarelo, azul, ocre, branco, preto) e de caráter plano (bidimensional, sem perspectiva), foram as principais pinturas da civilização etrusca.
Surgiam nos templos e túmulos e possuíam um caráter bastante realista com figuras de homens, mulheres, animais, objetos e vegetação.
A pintura etrusca apresentava simetria e movimento e fazia parte do imaginário de eternidade ou da vida após a morte.
Por esse motivo, muitas figuras aparecem em estado reflexão bem como em contextos festivos (danças, banquetes, ritos funerários), de luta e temas mitológicos.
Escultura e Arte Funerária
Uma das principais características das esculturas etruscas é o realismo. Geralmente eram feitas em pedra, bronze, terracota, barro e argila.
A arte funerária e religiosa foram importantes na arte etrusca. Os túmulos eram formados por bustos e esculturas em tamanho real e geralmente possuíam relevo. Essas esculturas faziam referência ao falecido.
As câmaras funerárias reuniam aspectos da arquitetura, escultura e pintura etrusca. Merecem destaque o “Sarcófago dos Esposos” e o “Sarcófago de Cerveteri”, ambos produzidos em terracota, onde surge a imagem de uma mulher e um homem reclinados numa suposta cama.
Além disso, as esculturas etruscas zoomórficas de caráter naturalista representavam animais mitológicos, geralmente esculpidos em bronze. Como exemplo temos a “Quimera de Arezzo” e a “Loba Capitolina”.
Arquitetura e Urbanismo
Necrópoles, templos, palácios, edifícios públicos, aquedutos, pontes, muralhas, portais, túneis, pontes e estradas são as grandes construções arquitetônicas da civilização etrusca. Note que as cidades-estados da Etrúria seguiram um padrão quadriculado, nunca visto antes pelas civilizações antigas da Europa.
O arco e a abóboda, geralmente feito em pedra e madeira, são as características mais importantes que os etruscos introduziram na arquitetura urbanística. As casas eram simples e feitas geralmente de tijolo e barro.
Os templos, normalmente em formato quadrangular e de pequenas dimensões, eram construídos no local mais alto e fora das cidades. Nos templos eram reunidas diversas pinturas e esculturas, local onde eram realizados diversos rituais para as divindades.
Para saber sobre a arte de outras civilizações antigas, leia:
Quiz de História da Arte
AIDAR, Laura. Arte Etrusca. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/arte-etrusca/. Acesso em: