Arte rupestre: o que é, características e pinturas no Brasil e no mundo

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual

Chamamos de arte rupestre as criações artísticas feitas em rochas durante a Pré-História. Elas podem ser categorizadas em pintura rupestre e gravura rupestre.

Os achados mais antigos desse tipo de arte datam do período Paleolítico Superior (aproximadamente 40.000 a.C.). Também foram encontrados exemplos de manifestações artísticas europeias ou pré-colombianas da época do Neolítico (de até 8.000 a.C.).

Essas imagens podem ser vistas em todos os continentes e provavelmente surgiram após o aparecimento de objetos artísticos móveis, como utensílios e esculturas em pedras, ossos, chifres, etc.

A idade exata das imagens ainda é um mistério, haja vista que apenas 5% delas são datadas com precisão.

A datação por carbono, o método mais comum, pode levar a erros se a amostra for contaminada. Assim, as explicações para essas criações também não são consensuais.

Todavia, afirmam que ao menos há 30 ou 40 mil anos o ser humano adquiriu a capacidade intelectual e artística para criar símbolos. Isso permite o conhecimento dos hábitos e da cultura dos povos da antiguidade pelos pesquisadores modernos.

Principais características da Arte Rupestre

As pinturas rupestres apresentam características singulares como as temáticas, técnicas e materiais empregados.

Tipos de Arte Rupestre

Essas manifestações possuem algumas distinções, dividindo-se em pinturas rupestres e gravuras rupestres.

A primeira consiste na aplicação de pigmentos sobre superfícies, e a segunda é a gravação de desenhos feitos com fissuras nas rochas.

Gravura rupestre.
Gravura rupestre na Pedra do Ingá, na Paraíba. Foto: Leonardo H Chaves (wikicommons)

Ademais, é preciso salientar que o nome dado ao tipo de arte encontrada no interior das grutas e cavernas recebe o nome de arte parietal, sendo portanto uma "vertente" da arte rupestre.

A arte rupestre geralmente possui a técnica e a temática relacionadas com a caça e a vida cotidiana. Por vezes, ela apresenta motivos abstratos.

Uma das hipóteses mais aceitas é de que certas imagens possuíam cunho ritualístico ou mágico, no qual pintar seria um rito propiciatório para garantir o êxito do caçador.

Materiais Utilizados na Pintura Rupestre

Os pigmentos utilizados são materiais facilmente encontrados na natureza, como argilas, minerais, carvão, ossos carbonizados e vegetais misturados aos aglutinantes para dar viscosidade e fixar o pigmento.

Para esse fim, triturava-se os elementos sólidos e se adicionava clara de ovo, sangue, excrementos (principalmente de morcegos), gordura animal, bem como ceras e resinas vegetais.

Técnicas e Temáticas da Arte Rupestre

As primeiras técnicas que foram utilizadas eram bastante simples, consistindo em linhas e traços e em "mãos em negativo". Esse método resumia-se em colocar as mãos nas paredes das cavernas e assoprar pigmentos em pó sobre elas, a fim de obter a silhueta das mãos.

Mais tarde, outras formas de representação surgiram até que eles dominassem elaboradas técnicas claro-escuro e pinturas policrômicas, ou seja, com várias nuances de cores distintas.

Desenho de arte rupestre.
Arte rupestre policromática na Caverna de Lascaux. Foto: shutterstock

Nessa época, começam a retratar animais, sobretudo bisões, cavalos, cervos. Também é possível encontrar imagens do cotidiano, com cenas de caça, dança, luta e sexo.

Leia também:

Arte Rupestre no Brasil e no Mundo

As pinturas da caverna de Altamira, na Espanha, foram as primeiras a serem apresentadas ao mundo oficialmente cerca de 150 anos atrás.

Após esta, outras surgiram em todo o globo. Porém, as mais preservadas e estudadas localizam-se na França e no norte da Espanha, em Portugal, na Itália, na Alemanha, nos Balcãs, no norte mediterrâneo da África, na Austrália e na Sibéria.

Arte Rupestre no Brasil

Locais no Brasil onde foram encontradas manifestações de arte rupestre:

  • Parque Nacional da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato (Piauí)
  • Parque Nacional Sete Cidades (Piauí)
  • Cariris Velhos (Paraíba)
  • Lagoa Santa (Minas Gerais)
  • Rondonópolis (Mato Grosso)
  • Peruaçu (Minas Gerais)
Arte rupestre na Serra da Capivara.
Arte rupestre no Parque Nacional da Serra da Capivara é o maior sítio arqueológico da América e Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Crédito: wikicommons

Arte Rupestre na Europa

Algumas demonstrações de arte rupestre encontradas no continente europeu:

  • Caverna de Les Trois-Frères, França (pinturas rupestres do Paleolítico Superior)
  • Complexo de Cavernas de Lascaux, França (uma das mais conhecidas do mundo e Patrimônio Mundial da UNESCO)
  • Caverna de Altamira, Santander, Espanha (arte rupestre do período Paleolítico Superior)
  • Arte Rupestre do Vale Camonica, Itália (pinturas feitas na Idade do Ferro)

Curiosidades sobre a Arte Rupestre

  • Na pintura rupestre, alguns desenhos sugerem que os povos primitivos possuíam conhecimentos de astronomia.
  • Há também trabalhos em escultura feitos pelos povos pré-históricos desde o Paleolítico Superior, no qual as figuras femininas eram predominantes.
  • Foi a partir da arte rupestre que se originou a primeira forma de escrita, a chamada escrita pictográfica, no período Neolítico.
escrita pictográfica
Pedra com escrita pictográfica da cidade mesopotâmica Kish (hoje localizada no Iraque), data de 3.500 a.C. Crédito: wikicommons (domínio público)

Vídeo sobre Arte Rupestre

O que é Arte rupestre? Ver no YouTube

Exercícios de Vestibular sobre Arte Rupestre

1. UEL (1ª fase) - 2018

Com base na figura e nos conhecimentos sobre arte paleolítica, assinale a alternativa CORRETA.

arte rupestre
Filme "A caverna dos sonhos esquecidos"

a) A pintura feita com guache é uma característica desse período, que consiste na mistura de alguns tipos de terra, tais pinturas serviam para catalogar o que haviam caçado, garantindo a diversidade de espécies nas caças seguintes.

b) As pinturas e os desenhos foram feitos com pigmentos minerais e vegetais, fixados com gordura animal; tais produções são relacionadas a aspectos mágicos, presentes no cotidiano das organizações pré-históricas.

c) As pinturas funcionavam como oferendas aos deuses e, pelas dimensões, é possível perceber o nível de reverência; os artistas desse período empenhavam-se na produção de uma arte religiosa com fins lucrativos.

d) As pinturas e os desenhos encontrados nas grutas eram feitos como afrescos e representam figuras híbridas, metade humana e metade animal; os mitos gregos têm suas origens nessas imagens da pré-história.

e) Nos registros encontrados nas cavernas, as figuras de destaque remetem à flora; para os povos paleolíticos esses desenhos caracterizaram o momento em que deixaram de ser nômades e, para a história, foi o início das catalogações de todas as espécies.

A resposta correta é a alternativa b) As pinturas e os desenhos foram feitos com pigmentos minerais e vegetais, fixados com gordura animal; tais produções são relacionadas a aspectos mágicos, presentes no cotidiano das organizações pré-históricas.

A resposta a) está incorreta porque na época em questão não existia a tinta guache.

A alternativa c) apresenta a ideia de que as populações pré-históricas possuíam relações com fins lucrativos através da religiosidade, o que está incorreto.

Na resposta d) há a argumentação errada de que os homens pré-históricos representavam figuras híbridas e de que os gregos se inspiravam nesse aspecto.

A alternativa e) também exibe diversas incorreções, pois as figuras na arte rupestre remetem à vida cotidiana e à caça. Esses desenhos não tem relação com o momento em que essas populações deixaram o nomadismo e tampouco com as catalogações das espécies.


2. Enem (2017)

A pintura rupestre, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa:

a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.
b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.
e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.

A alternativa correta é a c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.

A alternativa a) está incorreta porque a arte rupestre data de um período anterior à chegada dos europeus no Brasil.

A alternativa b) também apresenta inconsistência pois não era representada na arte rupestre a hierarquia daquelas sociedades.

Na alternativa c) a incorreção se dá porque nunca houve contato entre os seres humanos e os dinossauros, pois esses grandes animais foram extintos antes do surgimento de vida humana na Terra.

A resposta d) apresenta incorreção pois a arte rupestre existiu antes do período colonial.


3. UECE (2015)

Em várias grutas pré-históricas, ricamente decoradas, foram encontradas pinturas retratando cenas de caça, ou animais como o cavalo e o bisão. Assim é a arte rupestre comumente feita sobre a pedra que pode também ser encontrada em incisões em ossos e madeira. As pinturas e as incisões rupestres surgiram no período:

a) Glacial
b) Paleolítico
c) Mesolítico
d) Neolítico

A resposta correta é a b) Paleolítico.

A arte rupestre teve início durante o período pré-histórico do Paleolítico Superior, a aproximadamente 40.000 a.C.


Quiz da História da Arte

Talvez você se interesse também por: História da Arte: definição, aspectos e períodos.

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.