Articulações do ombro
As articulações do ombro são consideradas uma das mais importantes dos membros superiores, pois elas permitem movimentos de grande amplitude.
O ombro consiste na ligação entre o braço e a escápula que, por sua vez, é formada pelas articulações e por um conjunto de músculos e ligamentos que ajudam na fixação e movimentação do braço.
Quais são as articulações do ombro?
O ombro é composto por quatro articulações: esterno-clavicular, escápulo-torácica, acromioclavicular e glenoumeral.
Conheça abaixo como cada uma delas atua.
Esternoclavicular
A esternoclavicular é uma articulação que faz a ligação entre o membro superior e o esqueleto axial, que é cabeça e tronco.
Esta articulação permite realizar os movimentos de elevação, depressão, protração, rotação e retração.
Escápulo-torácica
A articulação escápulo-torácica se caracteriza por não apresentar a anatomia de uma articulação comum. Porém, devido a função realizada, estudiosos e pesquisadores consideram esta como uma articulação, uma vez que ela possibilita a realização de movimentos específicos.
Os movimentos permitidos pela articulação escápulo-torácica são adução, abdução e rotação da escápula, além do movimento de elevação e depressão.
Acromioclavicular
Esta articulação está localizada entre a clavícula e o acrômio, que é um osso da escápula. Esses dois ossos não possuem um encaixe perfeito, porém sua função permite a realização de diferentes movimentos.
A articulação acromioclavicular permite, além de movimentos de elevação e depressão, realizar rotação, retração e protração do ombro.
Glenoumeral
A glenoumeral é uma articulação que está associada à cintura escapular.
Os movimentos permitidos por esta articulação estão relacionados à rotação interna e externa do ombro, além de abdução, adução, flexão e extensão.
Patologias relacionados às articulações do ombro
As articulações do ombro são consideradas aquelas que mais permitem movimento do corpo humano. Por esse motivo, é comum surgir patologias que limitam a mobilidade na região.
Conheça a seguir duas patologias mais comuns que comprometem a articulação do ombro e seus movimentos.
Tendinite do supra-espinhal
A tendinite do supra-espinhal é uma inflamação e degeneração que acontece no tendão do ombro. A supra-espinhal é um pequeno músculo que atua no corpo com o objetivo de auxiliar na elevação do braço.
As causas para esta patologia podem estar relacionadas a realização de movimentos repetitivos, obesidade, fatores genéticos, fraturas, postura inadequada, dentre outros.
Bursite subacromial
A bursite no ombro é a inflamação da bursa, uma espécie de bolsa que ajuda a proteger os tecidos que ficam próximos da articulação do ombro. Os principais sintomas são dificuldade na movimentação do ombro, dor e rigidez na região.
As causas mais comuns estão relacionadas à realização de movimentos repetitivos com o braço, lesões, artrite e outras doenças relacionadas à articulação.
Você pode aprender mais sobre:
DIANA, Juliana. Articulações do ombro. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/articulacoes-do-ombro/. Acesso em: