Letra cursiva: atividades de caligrafia para crianças

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Confira folhas de atividades para as crianças praticarem a letra cursiva. Veja também sugestões de atividades para os professores, que contemplam ditado de palavras de poema, cópia de quadrinhas, músicas e escrita de mensagem de elogio ou de agradecimento.

Atividade 1: cópia de frases com letra cursiva

Folha de atividade de cópia com letra cursiva

Atividade 2: ditado de palavras com letra cursiva

O professor pede para os alunos escreverem, em letra cursiva, as palavras que disser. De seguida, dita as palavras em voz alta e como normalmente as falamos, ou seja, sem silabar. Diga a palavra e repita.

É interessante que as palavras do ditado estejam em um contexto, como palavras de uma história contada ou um poema recitado recentemente.

Sugestão de palavras de poema para o ditado: pato - pateta - caneco - galinha - marreco - poleiro - pé - cavalo - coice - galo - pedaço - jenipapo - poço - tigela - panela

O Pato, de Vinícius de Moraes

Lá vem o pato
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o pato
Para ver o que é que há.
O pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo
Comeu um pedaço
De jenipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi pra panela.

Atividade 3: nomes com letra cursiva

Faça cartões com o nome de cada um dos alunos da sala em letra cursiva. Decore-os e coloque-os, com massinha adesiva, em local acessível a todos.

Incentive as crianças a pegarem o cartão com o seu nome sempre que precisarem escrever no caderno ou numa folha de atividade.

Passado algum tempo, incentive as crianças a pegarem o cartão com o nome dos colegas para escreverem no caderno ou folha dos colegas o nome deles. Organize a sala para que cada vez um pegue o nome de um colega diferente. Dessa forma, as crianças aprendem a escrever não apenas o seu próprio nome, mas também o nome de todos os colegas da sala.

Atividade 4: cruzadinha com letra cursiva

Folha com cruzadinha de frutas para preencher com letra cursiva

Atividade 5: cópia de quadrinha com letra cursiva

O professor pede para as crianças escolherem uma quadrinha para copiarem usando letra cursiva. A quadrinha deve ser escrita em uma folha que depois poderão enfeitar como quiserem, porque depois de lerem para os colegas, ela deverá ficar exposta na sala.

Na sequência, o professor pede que cada criança leia a quadrinha que escolheu em voz alta, aprendendo a recitar e ampliando o seu repertório de quadrinhas.

Sugestões de quadrinhas:

Plantei um abacateiro
para comer abacate.
Mas, não sei o que plantar
para comer chocolate.

Batatinha quando nasce
se esparrama pelo chão.
Menininha quando dorme
põe a mão no coração.

Galinha choca
comeu minhoca.
Saiu pulando
feito pipoca.

Atividade 6: ditado de frases com letra cursiva

O professor pede para os alunos escreverem, em letra cursiva, as frases que ele disser. De seguida, começa a ditar cada uma das palavras em voz alta e como normalmente as falamos, ou seja, sem silabar. Diga as palavras uma a uma e repita.

É interessante que as frases do ditado estejam em um contexto, como frases que façam parte de uma história contada recentemente ou uma música que costumam cantar. Mas, não diga nada até que as próprias crianças percebam o que estão escrevendo.

Sugestão de uma música:

O sapo não lava o pé.
Não lava porque não quer.
Ele mora lá na lagoa.
Que chulé!

Sugestão de um poema:

Pontinho de vista, de Pedro Bandeira

Eu sou pequeno, me dizem,
e eu fico zangado.
Tenho de olhar todo mundo
com o queixo levantado.

Mas, se formiga falasse
e me visse lá do chão,
ia dizer, com certeza:
— Minha nossa, que grandão!

Atividade 7: cópia das letras do alfabeto maiúsculas e minúsculas com letra cursiva

Folha de atividade de cópia das letras do alfabeto maiúsculas e minúsculas com letra cursiva

Atividade 8: cópia de história com letra cursiva

O professor explica que vão escrever uma história em conjunto. Propõe um tema e dá oportunidade para que cada um conte um pedacinho da história, fazendo perguntas cujas repostas serão usadas no seu desenvolvimento (Quando e o que aconteceu?, Quem estava lá?).

O tema pode ser alguma atividade que houve na escola, por exemplo. À medida que contam a história, o professor escreve no quadro e incentiva os alunos a usarem palavras menos comuns com o objetivo de enriquecer o vocabulário. Por exemplo, em vez de usar muito grande ou gostoso, use enorme ou saboroso.

A história deve ser curta, de modo que caiba no quadro. Apenas no fim, as crianças devem copiá-la para o caderno usando letra cursiva.

Atividade 9: tracejado das letras do alfabeto maiúsculas com letra cursiva

Folha de atividade de tracejado das letras do alfabeto maiúsculas com letra cursiva

Atividade 10: mensagem com letra cursiva

O professor pede para as crianças escreverem, com ajuda de alguém em casa, uma pequena mensagem - de elogio ou de agradecimento, por exemplo, para algum coleguinha da turma. A mensagem dever ser escrita em letra cursiva e deve estar identificada com o nome do remetente e do destinatário.

No dia combinado, o professor recolhe as mensagens e verifica se cada criança tem pelo menos uma mensagem para receber. Se não tiver, o professor escreve para as crianças que não têm.

A entrega das mensagens pode ser feita por sorteio, onde cada criança retira uma e anuncia quem é o destinatário da mensagem que sorteou, entregando-a. A entrega também pode ser feita pelo professor, que pode colocar as mensagens na mesa de cada um - com um pedacinho de massinha adesiva - para surpreender as crianças quando elas chegarem à sala de aula.

Veja também:

Para uma proposta lúdica: Atividades lúdicas para alfabetização

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).