🚀 60% OFF para turbinar seus estudos! Assine agora

Atividades de Educação Física para Ensino Médio

Maurício Facchini
Maurício Facchini
Professor de Educação Física

Confira as atividades de Educação Física para 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio elaboradas ao encontro das habilidades indicadas na BNCC. As atividades incluem jogo cooperativo, treinamento de força e resistência, folhas de atividades sobre estereótipos e questões sobre práticas corporais e saúde mental.

Atividade 1: vôlei cego (jogo cooperativo)

Com o objetivo de promover a interação social, cooperação e trabalho em equipe, o professor pode propor um jogo adaptado de vôlei.

Materiais necessários: lençol grande ou lona para dividir a quadra e uma bola de vôlei.

Como jogar:

  • Divida os alunos em dois times, como em um jogo de vôlei tradicional.
  • Coloque o lençol/lona no meio da quadra, bloqueando a visão dos dois times, de forma que não possam ver o campo adversário.
  • O objetivo do jogo é passar a bola por cima do lençol, tentando que ela caia na quadra do adversário.
  • O jogo exige comunicação e trabalho em equipe, já que os jogadores não podem ver onde a bola vai cair no campo.

Como a visão da quadra adversária está bloqueada, os jogadores precisam se organizar e se comunicar para manter a bola em jogo. Dessa forma, todos os alunos precisam trabalhar juntos para garantir que estejam prontos para receber e devolver a bola, mesmo sem saber (ver) onde ela vai cair no campo deles.

Reflexão após o jogo (perguntas para os alunos):

  • Como vocês se organizaram para jogar sem ver o campo adversário?
  • O que foi mais importante para que o time conseguisse pontuar?

Atividade 2: questões sobre estereótipos e esportes

questões sobre estereótipos e esportes_parte1
Clique na imagem para imprimir
questões sobre estereótiposeesportes_parte1_respostas
Clique na imagem para imprimir
questões sobre estereótipos e esportes_parte2
Clique na imagem para imprimir
questões sobre estereótipos e esportes_parte2_respostas
Clique na imagem para imprimir

Atividade 3: treinamento de força e resistência

Com o objetivo de desenvolver força muscular e resistência cardiorrespiratória, o professor pode promover um treino combinando exercícios aeróbicos e anaeróbicos.

Materiais necessários:

  • bolas de peso (ou bolas medicinais);
  • elásticos de resistência;
  • cones para demarcar áreas;
  • cronômetro.

Passo a passo:

1. Aquecimento (10 minutos):

  • Inicie com uma corrida leve ao redor da quadra ou campo.
  • Realize movimentos dinâmicos como saltos, polichinelos e deslocamentos laterais para ativar os músculos do corpo.

Circuito de exercícios (25 minutos):

Organize a turma em grupos e prepare estações com diferentes exercícios, que devem ser realizados durante 1 minuto, com 30 segundos de descanso entre cada estação:

  • Estação 1: Corrida curta com mudanças de direção (correr em zig-zag ao redor de cones, por exemplo).
  • Estação 2: Agachamento com salto (realizar um agachamento seguido de um salto).
  • Estação 3: Levantamento de bolas de peso (usando bolas medicinais, fazer o movimento de levantamento acima da cabeça).
  • Estação 4: Resistência com elásticos (realizar puxadas ou empurrões com elásticos, focando no fortalecimento dos músculos dos braços).

Desafio final (10 minutos):

  • Saltos horizontais(3 séries de 5 saltos).
  • Organize uma corrida de resistência de 200m totais (10x20m - com ou sem descanso), onde os alunos devem correr no seu ritmo máximo. O professor deve incentivar a superação de limites, sempre respeitando o nível de cada aluno.

Alongamento final (5 minutos): finalize com um alongamento global, focando nos principais grupos musculares trabalhados (pernas, braços e tronco).

Atividade 4: questões sobre práticas corporais e saúde mental

questões sobre práticas corporais e saúde mental
Clique na imagem para imprimir

Atividade 5: dinâmica de convivência: "Diferenças e Respeito"

Conteúdo exclusivo para assinantes Toda Matéria+
Além de mais exercícios, tenha acesso a mais recursos para dar um up nos seus estudos.
Corretor de Redação para o Enem
Exercícios exclusivos
Estude sem publicidade

Veja também: Esporte-espetáculo: o que é e quais são as suas características (com exercícios)

Para mais atividades:

Maurício Facchini
Maurício Facchini
Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Taquari e mestrando na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.