Atividades extracurriculares: o que são e 11 exemplos para educação infantil
Atividades extracurriculares são aquelas que as crianças podem fazer fora do currículo escolar, como esportes, dança e música.
Além de oferecer outras oportunidades de desenvolvimento, as atividades extracurriculares ocupam os tempos livres das crianças, ampliam o seu repertório - ajudando-as a descobrir os seus interesses e talentos - e promovem a socialização.
Há vários tipos de atividades extracurriculares:
- Esportes
- Dança
- Música
- Pintura e artes plásticas
- Jogos e brincadeiras
- Contação de histórias
- Língua estrangeira
- Informática
- Jardinagem
- Teatro
- Culinária
1. Esportes
A prática de esportes é uma excelente atividade extracurricular para as crianças, que além de fazer bem, elas adoram.
O esporte é essencial para nos mantermos saudáveis e incutir isso desde cedo nas crianças pode garantir a manutenção do bom hábito ao longo da sua vida. O esporte também ajuda na socialização, incentiva o trabalho em equipe, desenvolve a concentração, a coordenação motora grossa e ensina a importância do respeito e da disciplina.
Alguns exemplos de esportes para crianças da educação infantil são: natação, karatê, judô, futebol, corrida, basquete.
2. Dança
A maioria das crianças gosta de dançar. A dança trabalha a criatividade, a coordenação motora, equilíbrio, ritmo, postura. Além da sensação de descontração e alegria, é um auxílio na desinibição.
Alguns exemplos de esportes para crianças da educação infantil são: balé, dança folclórica, dança contemporânea, zumba.
3. Música
A música faz parte da vida das crianças e elas adoram. A música pode ser trabalhada através do canto ou na introdução a instrumentos musicais, como tambores, pandeiros e flautas.
Além de alegrar ou relaxar, o benefício da música vai ao encontro do desenvolvimento da percepção auditiva, das habilidades cognitivas e da criatividade.
4. Pintura e artes plásticas
A exploração de tintas e outros materiais atrai grande parte das crianças. Esse tipo de atividade é ótimo para permitir a exploração e a sensação de liberdade e autoconfiança criando as suas próprias obras.
As artes plásticas desenvolvem a coordenação motora fina, a criatividade, habilidades sensoriais e percepção visual.
5. Jogos e brincadeiras
O brincar faz parte da infância e é tão importante quanto outras atividades.
Um clube de jogos e brincadeiras é uma excelente oportunidade para ocupar tempos livres e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades motoras, sociais e emocionais, função tão importante desenvolvida pelas atividades lúdicas.
Alguns exemplos de jogos e brincadeiras para crianças da educação infantil são: amarelinha, pega-pega, esconde-esconde, estátua, dança da cadeira, escravos de Jó, batata quente, quente ou frio, morto-vivo, jogo da velha, telefone sem fio, passar o anel.
6. Contação de histórias
As histórias transportam as crianças para um mundo mágico, por isso, elas adoram ouvir histórias desde bem pequenas. Um clube de contação de histórias, feito de forma envolvente, é uma excelente forma de incentivar a leitura e formar leitores assíduos.
Entre as principais habilidades, a contação de histórias promove a imaginação, o desenvolvimento da linguagem e do vocabulário e a concentração.
7. Língua estrangeira
Aulas de línguas para as crianças, geralmente inglês e espanhol, devem ser lúdicas, com muita música e brincadeira. Esses recursos facilitam o aprendizado de palavras e frases simples.
Atividades de língua estrangeira promovem a aquisição de vocabulário, habilidades de comunicação e percepção cultural.
8. Informática
As atividades de informática, sempre supervisionadas e orientadas, devem consistir em jogos que ensinam habilidades básicas, como o uso do mouse e o reconhecimento de números e letras.
Esse tipo de atividade desenvolve o pensamento lógico, o raciocínio, a coordenação motora fina e noções de tecnologia.
9. Jardinagem
Geralmente as crianças pequenas mostram bastante interesse em plantar sementes, regar plantas e observar o seu desenvolvimento. Esta é uma boa ideia para desfrutar do tempo livre.
A jardinagem desenvolve, principalmente, as seguintes habilidades: paciência, responsabilidade e conhecimento sobre o meio ambiente.
10. Teatro
As crianças gostam muito de representar e usar fantasias. Tal como ouvir histórias, a representação também as transporta para um mundo mágico.
Dramatizações simples trabalham expressão oral, autoconfiança, criatividade e desenvolvimento emocional.
11. Culinária
Cada vez mais as crianças gostam de fazer comidinha, por isso, essa é uma excelente oportunidade para ensinar as crianças a preparar coisas simples, como sanduíches e saladas.
Medir e misturar ingredientes pode ser uma diversão, além de desenvolver a coordenação motora fina, ensinar noções de medidas e hábitos alimentares saudáveis.
Leia também:
- Planos de aula para Educação Infantil
- Relatório individual para educação infantil: o que é e como fazer (com exemplos e modelos prontos)
- Fichas de leitura para alfabetização (para imprimir)
- Atividades escolares para alunos com autismo
- Brincadeiras de roda para Educação Infantil
- Cantigas de roda para brincar com as crianças
- Atividades para ensinar Nomes dos Dedos (educação infantil)
Referências Bibliográficas
MATIAS, Neyfsom Carlos Fernandes. Escolas de tempo integral e atividades extracurriculares: universos à espera da Psicologia brasileira. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 120-139, ago. 2009.
FERNANDES, Márcia. Atividades extracurriculares: o que são e 11 exemplos para educação infantil. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/atividades-extracurriculares-para-educacao-infantil/. Acesso em: