🚀 60% OFF para turbinar seus estudos! Assine agora

Autores do Realismo Brasileiro

Daniela Diana
Daniela Diana
Professora licenciada em Letras

Os principais autores do movimento literário Realismo no Brasil foram Machado de Assis (1839-1908), Raul Pompéia (1863-1895) e Aluísio Azevedo (1857-1913). Os dois últimos e suas obras também são enquadradas no movimento Naturalismo.

Machado de Assis

Machado de Assis influencia é considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira.

Sua obra marca a inovação do romance e apresenta técnicas apuradas de conto e crônica. Nasceu no Rio de Janeiro, mulato de origem humilde, atuou como funcionário público.

Trabalhou também como tipógrafo e revisor em uma editora e começou a publicar seus escritos no periódico Correio Mercantil.

Casou-se em 1869 com Carolina Xavier de Novais, portuguesa que inspirou a obra Memorial de Aires.

Atuou como jornalista, crítico literário, crítico teatral, poeta, teatrólogo, cronista, romancista e contista.

Foi a sua obra, Memória Póstumas de Brás Cubas, publicada em 1881, que marco o início do Realismo no Brasil.

Também foi o autor de Quincas Borba, Dom Casmurro, além de Esaú e Jacó.

Aluísio Azevedo

Nascido em São Luís do Maranhão, Aluísio de Azevedo tinha como passatempo a pintura, enquanto trabalhava no comércio. Como funcionário do Itamaraty atuou na Espanha, Inglaterra, Argentina e Japão.

Sua obra, O Mulato, publicada em 1881, é considerada a marca do Naturalismo no Brasil, embora o romance também seja enquadrado no movimento Realismo.

Publicou, ainda, O Cortiço, em 1890, obra que, da mesma forma, também é considerada realista.

Raul Pompéia

Natural de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, Raul Pompéia estudou Direito e atou em movimentos abolicionistas e republicados.

Trabalhou no jornal Gazeta de Notícias onde publicou a novela As Joias da Coroa. Publicou ainda Uma Tragédia no Amazonas (1880) e Canções sem Metro (1881).

Sua mais importante obra é, contudo, O Ateneu, publicada em 1888. Narrado em primeira pessoa, o romance autobiográfico o consagra como escritor. Raul Pompeia suicida-se na noite de Natal, em 1895.

Leia também:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.