Aves Brasileiras
O Brasil possui uma grande diversidade de aves, são quase 2000 espécies, sendo que algumas delas são endêmicas (apenas encontradas na região) e outras estão ameaçadas de extinção.
As aves são um grupo de animais vertebrados homeotérmicos. Ou seja, são animais de sangue quente, que controlam a temperatura corporal, característica que lhes permite ocupar diversos ambientes.
Classificação das Aves
A Classe das Aves pertence ao Filo Chordata, uma das divisões do Reino Animalia. É subdividida em diversas ordens, que por sua vez agrupam várias famílias.
Abaixo estão exemplos de algumas das muitas ordens:
Aves de Rapina
As ordens Accipitriformes, Falconiformes, Cathartiformes e Strigiformes reúnem as aves de rapina. São carnívoras com importantes adaptações para a caça, garras e bicos afiados, além de excelente visão e audição.
Os exemplos dessas aves são as águias, gaviões, falcões, urubus, condores, corujas e mochos.
De modo geral, os falcões são menores, mais rápidos e ágeis tanto no voo como na captura de presas. Os gaviões têm médio porte. As águias são maiores, fazem voos planadores e são especialistas na captura de pequenos vertebrados.
Pássaros
Passeriformes é a maior ordem. Representa mais da metade das espécies conhecidas de aves. São aves de pequeno a médio porte, que se alimentam de pequenas sementes, frutos ou pequenos invertebrados. Existem muitas famílias nessa ordem.
Alguns exemplos de pássaros são: andorinhas, bem-te-vis, uirapurus, tangarás, lavadeiras, sabiás, saíras, canários, entre outros.
Psitacídeos: Araras e Papagaios
A ordem Psittaciformes agrupa famílias de aves de bico encurvado, adaptados à alimentação composta de sementes, castanhas e frutos de casca fibrosa. Muitas delas são capazes de imitar a voz humana, sendo também muito coloridas.
Exemplos: papagaios, araras, maritacas, maracanãs, calopsitas, periquitos, entre outros.
Algumas espécies são ameaçadas pela caça ilegal e o tráfico, como é o caso das araras azuis. A arara azul de lear é endêmica da caatinga baiana e está ameaçada de extinção.
As ararinhas azuis representam um gênero separado e são consideradas extintas na natureza, apesar de existirem animais de cativeiro, são diferentes das selvagens.
Saiba mais:
Galináceos
Os galináceos mais conhecidos do ser humano são as galinhas, outros exemplos são os mutuns, faisões, pavões, jacus e perdizes. São muito estimadas como aves ornamentais, além de servirem de alimento.
A ordem Galliformes agrupa aves de pequeno a médio porte, cuja diversidade de espécies e habitats é grande. Estão distribuídas mundialmente e têm valor comercial.
Beija-flores
São aves de pequeno porte com pés muito pequenos (apodiformes se origina do grego, que significa "a" sem e "podos" pés), além de asas bem longas e desenvolvidas para o voo.
Nessa ordem chamada Apodiformes, estão os colibris e beija-flores, de bicos bem longos e finos adaptados a sugar o néctar das flores. Já os andorinhões têm bico bem curto e encurvado e se assemelham às andorinhas (pássaros).
Garças, Cegonhas e Tuiuiús
A ordem Ciconiiformes inclui aves de médio a grande porte, com pescoço e pernas longas. A maioria dessas aves são encontradas em regiões costeiras, próximas de estuários, lagos e rios.
Pica-paus e Tucanos
São aves de médio porte, que gostam de viver em árvores. Pertencem à ordem Piciformes, além dos tucanos e pica-paus, também os araçaris.
Saiba mais sobre: as Corujas.
Aves Brasileiras. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/aves-brasileiras/. Acesso em: