Batalha de Poitiers

A Batalha de Poitiers ou Batalha de Tours, ocorrida em 732, foi considerada um dos mais importantes conflitos travados entre a Cristandade e o Islão, ou seja, entre os Francos liderados por Carlos Martel, e os Muçulmanos, liderados por Abderramão, o qual pôs fim à invasão islâmica na Europa Ocidental.

A Batalha de Poitiers durou cerca de uma semana e recebe esse nome uma vez que ocorreu na cidade de Tours, próximo a cidade francesa de Poitiers. Foi muito importante na história, resultante da vitória dos católicos e a expulsão dos muçulmanos do território europeu. Importante lembrar que há outra batalha com o mesmo nome, “Batalha de Poitiers”, que ocorreu em 1356, no contexto da Guerra dos Cem anos, entre a França e a Inglaterra.

Resumo

Após conquistarem o norte da África e parte da península ibérica, os muçulmanos pertencentes ao Emirado de Córdoba (atual Espanha), fundado por eles em 711, avançaram para a Europa Ocidental, com o intuito de disseminar seus costumes e conquistar mais territórios.

No entanto, embora os muçulmanos contassem com um vasto exército e uma cavalaria armada, quando avançavam na região francesa entre as cidades de Poitiers e Tours, foram surpreendidos pelo exército bem treinado e preparado de Carlos Martel, sendo derrotados por um número menor de soldados sem cavalos e com diversos tipos de armas desde escudos, punhais, lanças, martelos, machados.

Anteriormente, os muçulmanos já haviam passado pelos Pireneus e penetrado na região da Aquitânia. Portanto, quando começou a batalha de Poitiers, eles já tinham conquistado as cidades de Lyon, Bourdeaux, Avignon, Viviers, Valence e Vienne, no território frnacês. Curioso notar que a cavalaria islâmica foi um diferencial para que eles conquistassem outros territórios na Europa, porém, não foi suficiente na Batalha de Poitiers.

Uma das táticas de batalha utilizada pelo Rei dos Francos, Carlos Martel, era denominada de “falanges” (modelo de infantaria grega antiga), onde os homens do exército eram dispostos de forma retangular, e ficavam escondidos nas encostas das colinas à espera da chegada do inimigo. Esse método demostrou grande eficácia , impedindo assim, o expansionismo muçulmano na Europa.

Entretanto, durante cerca de sete dias de batalhas, os Francos conseguiram conter o ataque muçulmano na região, evitando assim, a expansão de suas tropas por parte do continente europeu. A derrota dos muçulmanos foi comprovada com a morte de seu líder Abderramão (Abd Allah al-Ghafiqi), emir de al-Andalus, em um dos conflitos, e com o regresso do seu exército à Península Ibérica.

Curioso notar que o nome “Martel”, foi uma alcunha que o rei dos Francos, Carlos, recebeu após vencer a Batalha de Poitiers, visto que a palavra significa “aquele que golpeia com um martelo”, uma das armas utilizadas contra os muçulmanos.