Braille: o que é e quem criou (com alfabeto e números)
Braille é um sistema de leitura feito com as mãos, usado pelas pessoas cegas em todo o mundo.
O sistema foi criado por Louis Braille, um rapaz de 15 anos que ficou cego quando tinha 5 anos de idade, e consiste em códigos feitos em pontos em alto-relevo que se combinam e formam palavras.
Além garantir o acesso à educação e à informação, o braille permite maior inclusão e autonomia às pessoas cegas ou com baixa visão.
Alfabeto braille
Sistema braille
O sistema braille é composto por 63 sinais que combinam pontos em alto-relevo.
Esses pontos preenchem o que se chama de “cela braille”, que é uma tabela composta por duas colunas com três linhas, em que cada ponto pode ocupar um espaço numerado ou os espaços podem ficar vazios.
Os espaços do lado esquerdo, de cima para baixo, são 1, 2 e 3, enquanto os espaços do lado direito, de cima para baixo, são 4, 5 e 6, conforme a imagem abaixo:
Cada cela pode representar letras, números, sinais e pontuação. A sua combinação forma as palavras que dão origem aos textos.
A leitura do braille é feita por extenso, letra por letra, e tal como conhecemos, da esquerda para a direita.
O braille não é igual em todos os idiomas, porque ele precisa atender as necessidades de cada idioma. Por exemplo, no alemão, há a letra a com trema (ä), que não existe na língua portuguesa.
Quem criou o braille
O braille foi criado pelo francês Louis Braille (1809-1852), que ficou totalmente cego quando tinha 5 anos. Tudo aconteceu depois de ele ter tido um acidente no olho esquerdo, enquanto brincava na oficina do pai, e uma infecção generalizada ter destruído as córneas dos seus olhos.
O menino era muito inteligente e com 10 anos, ganhou uma bolsa para estudar na primeira escola para cegos do mundo, o Instituto Real dos Jovens Cegos de Paris. Além de inteligente, Braille era muito dedicado e aprendeu um sistema de sinais, criado por um capitão, que era utilizado para transmitir ordens aos soldados à noite, quando não havia luz. Esse sistema de sinais representava apenas sons.
Quando tinha 15 anos, Braille conseguiu concluir um novo sistema que, além de ter uma combinação fácil, permitia representar letras, números e sinais. O sistema recebeu o nome do seu criador, braille.
O braille começou a ser usado oficialmente na França apenas em 1843, expandindo-se depois pela Europa. No Brasil, o braille foi adotado em 1854.
Números em braille
Leia também:
LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais): números e alfabeto
Referências Bibliográficas
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Grafi a Braille para a Língua Portuguesa / elaboração : Cerqueira, Jonir Bechara... [et al.]. Secretaria de Educação Especial. Brasília: SEESP, 2006.
FERNANDES, Márcia. Braille: o que é e quem criou (com alfabeto e números). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/braille/. Acesso em: