Brincadeiras africanas (com instruções simples para fazer com as crianças)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

As brincadeiras tradicionais africanas são ricas em criatividade. Elas promovem diversão e ensinam valores como trabalho em equipe, atenção e coordenação. Aqui estão algumas brincadeiras africanas com instruções simples para você aprender como brincar.

  1. Garrafinha
  2. Terra - mar
  3. Fogo na montanha
  4. Da ga
  5. Acompanhe meus pés
  6. Banyoka
  7. Mamba
  8. Mbube mbude

1. Garrafinha

Origem e objetivo: essa brincadeira popular angolana é realizada em grupos. O principal objetivo é encher garrafinhas com areia e esvaziá-las, marcando um ponto por cada garrafinha esvaziada.

Como brincar:

  • Desenhe duas linhas no chão, separadas por 8 a 9 metros. No centro, coloque um monte de areia.
  • Divida os jogadores em duas equipes. Uma equipe começa atrás da linha, enquanto a outra equipe é dividida para ficar uma parte no centro e outra atrás da linha na outra extremidade.
  • Os jogadores no centro tentam encher garrafinhas com areia e depois esvaziá-las para marcar pontos.
  • A equipe adversária tenta acertar esses jogadores com uma bola, lançada apenas de trás das linhas.
  • Quando alguém no centro é acertado, outro jogador da mesma equipe o substitui.
  • Após um tempo definido, as equipes trocam de posição. A equipe com mais pontos vence.

2. Terra - mar

Origem e objetivo: Simples e divertida, essa brincadeira popular moçambicana desafia a atenção e os reflexos das crianças.

Como brincar:

  • Risque uma linha no chão, separando os lados "terra" e "mar".
  • Todas as crianças começam no lado "terra".
  • Quando alguém gritar "mar!", todos devem pular para o lado "mar".
  • Quando ouvirem "terra!", voltam para o lado "terra".
  • Quem errar o lado ou pular quando não deve, sai do jogo. O último a permanecer vence.

3. Fogo na montanha

Origem e objetivo: adaptada de uma brincadeira da Tanzânia que combina atenção e memória com muita diversão.

Como brincar:

  • Escolha um líder e uma palavra-chave, como "remo".
  • Todos os jogadores ficam de costas.
  • O líder grita:
  • "Fogo na montanha!" – todos pulam e respondem "Fogo!".
  • "Fogo na canoa!" – todos respondem "Fogo!", mas não pulam.
  • Um comando com a palavra-chave, como "Fogo no remo!" – todos pulam, viram para frente e gritam "Fogo!".
  • Quem errar os movimentos sai do jogo. O último vence.

4. Da ga

Origem e objetivo: Da ga, que em português significa “jiboia”, é uma brincadeira animada de Gana e da Nigéria que exige agilidade e cooperação.

Como brincar:

  • Desenhe um quadrado ou retângulo no chão, que será a "casa da cobra". Escolha alguém para ser a cobra e ficar dentro da casa.
  • Os outros jogadores ficam sobre as linhas do quadrado.
  • A cobra tenta tocar os jogadores, que podem correr em cima das linhas ou se afastar apenas um pouco para evitar serem tocados, mas precisam voltar para as linhas logo depois.
  • Quem for tocado junta-se à cobra, segurando a mão dela.
  • De mãos dadas, os jogadores que passam a ser a cobra, tentam tocar os jogadores que estão na linha, mas apenas usando as mãos livres.
  • O último jogador que não for capturado vence.

5. Acompanhe meus pés

Origem e objetivo: focado na coordenação, este jogo envolve ritmos e musicalidade, e vem do Zaire.

Como brincar:

  • Forme um círculo e escolha um líder para começar.
  • O líder canta, bate palmas e para na frente de uma criança para fazer uma dança.
  • Se a criança conseguir fazer a mesma dança, seguindo os mesmos passos, vira o novo líder. Se errar, o líder escolhe outra criança e tenta novamente.

6. Banyoka

Origem e objetivo: inspirada na palavra banyoka, que significa "cobra" em português, essa brincadeira vem do Zaire e da Zâmbia e é uma corrida de cooperação.

Como brincar:

  • Divida os jogadores em grupos de 2 ou 3. Cada grupo forma uma "cobra", com os jogadores em fila, mas sentados no chão.
  • Marque uma linha de largada e outra de chegada.
  • Ao sinal, cada grupo de “cobras” devem se mover juntas, sem se soltar, até a linha de chegada.
  • A cobra que chegar primeiro vence.

7. Mamba

Origem e objetivo: inspirada na mamba, uma cobra africana, esta brincadeira sul africana exige estratégia e trabalho em equipe.

Como brincar:

  • Delimite um campo de jogo, como metade de uma quadra.
  • Escolha um jogador para ser a mamba (cobra).
  • A mamba tenta pegar outros jogadores. Quem for apanhado, segura na cintura ou nos ombros da cobra, formando seu corpo.
  • Apenas o primeiro jogador da fila, que é a cabeça da cobra, pode tentar pegar outros jogadores.
  • O último jogador que não for capturado vence.

8. Mbube mbube

Origem e objetivo: a palavra mbube é uma palavra zulu que significa "leão" em português. A brincadeira explora sentidos e trabalho em equipe e vem de Gana.

Como brincar:

  • Forme um círculo com as crianças e escolha dois jogadores: um será o leão e o outro, a caça.
  • Vende os olhos dos dois jogadores, gire e afaste ambos.
  • O leão tenta encontrar a caça, enquanto a caça tenta escapar.
  • Enquanto isso, as outras crianças ajudam cantando "Mbube, mbube". Cantam mais alto e rápido quando o leão se aproxima da caça e mais baixo quando ele se afasta.
  • O jogo termina quando o leão captura a caça.

Para mais brincadeiras:

Referências Bibliográficas

CUNHA, Débora Alfaia da. Brincadeiras africanas para a educação cultural. Castanhal, PA: Edição do autor, 2016.

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).