Camadas da Terra

Vinícius Marques
Revisão por Vinícius Marques
Professor de Geografia

A Terra é formada por três camadas, a crosta, o manto e o núcleo. Cada camada apresenta características, temperaturas e composições diferentes, tornando-se mais quente conforme se aproxima do núcleo.

O homem nunca chegou ao núcleo da Terra, mas o estudo sobre a estrutura interna do planeta é possível graças aos estudos dos geofísicos, os quais se dedicam ao estudo da sismologia. Eles observam os fenômenos das ondas sísmicas e contam com a ajuda de aparelhos para definir as características de cada camada.

Quais as camadas da Terra?

A Terra é formada por três camadas:

  • Crosta terrestre: camada mais superficial, de estrutura relativamente fina e bastante rochosa.
  • Manto: localizada abaixo da crosta, apresenta propriedades sólidas.
    • Manto superior: composta por rochas quentes e maleáveis, além de magma.
    • Manto inferior: mais quente e formada por magma líquido.
  • Núcleo: camada mais interna e quente da Terra. Apresenta duas porções:
    • Núcleo externo: formado por níquel e ferro líquido.
    • Núcleo interno: também formado de níquel, mas com ferro sólido.
Camadas da Terra
As camadas da Terra e suas respectivas proporções

Crosta terrestre

A crosta terrestre é a parte mais externa da Terra, que envolve todo o planeta e onde vivemos. Essa camada é formada por rochas ricas em silício, magnésio e alumínio.

Essa camada apresenta de 0 a 40 km de espessura, variando entre os continentes e os oceanos.

A crosta é formada por grandes porções sólidas denominadas de placas tectônicas, que se movem lentamente sobre o manto terrestre.

As rochas da litosfera são divididas em rochas magmáticas ou ígneas, formadas pelo magma que se solidifica; rochas sedimentares, formadas pelas erosões; e rochas metamórficas, que são formadas por rochas magmáticas e sedimentares transformadas.

A região denominada de Descontinuidade de Mohorovicic, divide a crosta do manto terrestre.

Manto

O manto é a camada mais extensa, localizada abaixo da crosta da Terra. Ela é formada por diferentes tipos de rochas, como silício e magnésio, que permanecem em estado líquido como consequência do calor emanado pelo núcleo.

O manto é dividido em duas camadas: manto superior e manto inferior. O manto inferior permanece em elevadas temperaturas, atingindo até 2.000 º C. Ele pode chegar até 3 mil quilômetros de profundidade a partir da litosfera.

A litosfera, formada pela crosta terrestre e manto superior, tem pelo menos 70 quilômetros de espessura logo abaixo os continentes e quase 10 quilômetros na parte abaixo dos oceânicos.

Essa é a camada que sustenta as placas tectônicas e causam seu movimento, tendo como consequência a formação de montanhas, vulcões, terremotos e tsunamis.

A Descontinuidade de Gutenberg divide a região do manto e do núcleo.

Núcleo

O núcleo corresponde a quase um terço de toda a massa terrestre. É composto, principalmente, pelos metais ferro e níquel. Por isso, o núcleo também pode ser chamado de nife, devido a presença destes dois elementos químicos.

Essa camada é dividida em núcleo interno e externo. A temperatura do núcleo externo apresenta entre 2.900 a 5.100 km, é mais fluido e suas temperaturas variam entre 3.000º C e 3.800º C. O núcleo interno possui de 5.100 a 6.370 km, sendo sólido.

Somente em 2013, os cientistas conseguiram precisar a temperatura no núcleo da Terra, que pode chegar a 6.000 ºC, a mesma que o Sol.

Segundo os cientistas, a temperatura do núcleo terrestre é tão alta que o ferro pode ser levado ao estado líquido. O material, contudo, volta para o estado sólido em decorrência da pressão, que o faz se agrupar novamente.

Saiba mais, leia também:

Vinícius Marques
Revisão por Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.
Lana Magalhães
Edição por Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.