Características do Barroco

Márcia Fernandes
Revisão por Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

As principais características do Barroco, que é a segunda escola literária no Brasil e compreendeu os anos 1601 a 1767, são:

  1. dualismo, como sagrado x profano
  2. cultismo, que é o jogo de palavras
  3. conceptismo, que é o jogo de ideias
  4. contraste, como verificamos na utilização de antíteses e paradoxos

1. Dualismo

O dualismo é uma característica que reflete a dúvida das pessoas numa época em que elas questionam a igreja, instituição em que sempre acreditaram.

Por um lado, as pessoas querem continuar acreditando na igreja, mas por outro, a ciência mostra que pode explicar tudo através da razão e da experiência científica.

Assim, os textos barrocos mostram que o homem está numa fase confusa, em que questiona realidades contrárias, por exemplo:

  • sagrado x profano
  • corpo x alma
  • antropocentrismo (homem no centro do Universo) x teocentrismo (Deus no centro do Universo)

Exemplo de dualismo:

Mandai-me Senhores, hoje
que em breves rasgos descreva
do Amor a ilustre prosápia,
e de Cupido as proezas.
Dizem que de clara escuma,
dizem que do mar nascera,
que pegam debaixo d’água
as armas que o amor carrega.

(...)

E isto é o Amor? É um corno.
Isto é o Cupido? Má peça.
Aconselho que não comprem
Ainda que lhe achem venda

(E isto é o amor?, de Gregório de Matos)

Na primeira estrofe do poema acima, o poeta começa a descrever o amor com romantismo. Na última estrofe, o poeta descreve o amor de forma desiludida, sem romantismo.

2. Cultismo

O cultismo, conhecido como o jogo de palavras, é uma das características mais marcantes do Barroco, tal como o conceptismo também é.

A linguagem dos textos barrocos é culta e rebuscada, apresentando muito detalhes. A literatura barroca valoriza muito a forma como os textos são construídos, o que se verifica no vocabulário utilizado e também na utilização de figuras de linguagem como recurso para deixá-los mais bonitos ou expressivos.

Exemplo de cultismo:

"Que falta nesta cidade?... Verdade.
Que mais por sua desonra?... Honra.
Falta mais que se lhe ponha?... Vergonha."

(Epílogos, de Gregório de Matos)

Na estrofe do poema acima, percebemos a preocupação do poeta nas rimas: cidade com verdade, desonra com honra, ponha com vergonha.

3. Conceptismo

O conceptismo, conhecido como o jogo de ideias, é a outra das características mais marcantes do Barroco, tal como o cultismo. No cultismo, o mais importante é a forma, ou seja, as palavras usadas, enquanto no conceptismo o mais importante é o conteúdo, ou seja, as ideias transmitidas nos textos.

Os textos barrocos contêm argumentos. Assim, o seu objetivo é convencer as pessoas.

Exemplo de conceptismo:

"As palavras que tomei por tema o dizem. Semen est verbum Dei. Sabeis, Cristãos, a causa por que se faz hoje tão pouco fruto com tantas pregações? É porque as palavras dos pregadores são palavras, mas não são palavras de Deus. Falo do que ordinariamente se ouve. A palavra de Deus (como diria) é tão poderosa e tão eficaz, que não só na boa terra faz fruto, mas até nas pedras e nos espinhos nasce. Mas se as palavras dos pregadores não são palavras de Deus, que muito que não tenham a eficácia e os efeitos da palavra de Deus?"

(Sermão da Sexagésima, de Padre Antônio Vieira)

No trecho acima, percebemos a preocupação do padre Vieira em construir um texto cheio de ideias, que tinha como objetivo convencer os ouvintes de as pessoas não ouvirem a Palavra de Deus era culpa dos pregadores, que não sabiam pregar bem.

O sermão transmite a ideia de que:

a Palavra de Deus dá frutos -> as palavras dos pregadores não dão frutos -> as palavras dos pregadores não são eficazes porque eles não sabem pregar.

4. Contraste

O contraste é uma característica da literatura barroca que pode ser verificada na utilização de antíteses e paradoxos.

Nas antíteses são usadas palavras com sentidos opostos, como: espiritual e carnal, vida e morte, bem e mau.

Exemplo de contraste com antítese:

"Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado,
Rica te vi eu já, tu a mi abundante."

(À cidade da Bahia, de Gregório de Matos)

Nos versos acima, foram usadas as antíteses: pobre e rica.

Nos paradoxos são usadas ideias com sentidos opostos, como: dormir acordado, estar cego e ver, estar cheio de se sentir vazio.

Exemplo de contraste com paradoxo:

"Se és fogo, como passas brandamente,
se és neve, como queimas com porfia?"

(Aos afetos, de Gregório de Matos)

Nos versos acima, foram usados os paradoxos: fogo que passa brandamente e neve que queima.

Movimento barroco

O Barroco engloba as manifestações artísticas do período compreendido entre o século XVII e XVIII.

Em Portugal, esse movimento artístico sofreu influência da Escola Lusitana e teve início com a morte de Camões, em 1580.

Já no Brasil, o marco inicial é a publicação da obra "Prosopopeia" de Bento Teixeira. Trata-se de um poema épico onde pode ser observada a influência da obra de Camões.

Os principais representantes do barroco literário são Gregório de Matos (1623-1696) e o Padre Antônio Vieira (1608-1697).

No Brasil, são registrados o Barroco literário e arquitetônico na Bahia durante o século XVII e o Barroco Mineiro, no século XVIII. Esse último é considerado uma manifestação já tardia que coincide com o Arcadismo.

O principal nome do Barroco Mineiro é o escultor Aleijadinho.

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Márcia Fernandes
Revisão por Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).
Daniela Diana
Edição por Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.