Características do Barroco
As principais características do Barroco, que é a segunda escola literária no Brasil e compreendeu os anos 1601 a 1767, são:
- dualismo, como sagrado x profano
- cultismo, que é o jogo de palavras
- conceptismo, que é o jogo de ideias
- contraste, como verificamos na utilização de antíteses e paradoxos
1. Dualismo
O dualismo é uma característica que reflete a dúvida das pessoas numa época em que elas questionam a igreja, instituição em que sempre acreditaram.
Por um lado, as pessoas querem continuar acreditando na igreja, mas por outro, a ciência mostra que pode explicar tudo através da razão e da experiência científica.
Assim, os textos barrocos mostram que o homem está numa fase confusa, em que questiona realidades contrárias, por exemplo:
- sagrado x profano
- corpo x alma
- antropocentrismo (homem no centro do Universo) x teocentrismo (Deus no centro do Universo)
Exemplo de dualismo:
Mandai-me Senhores, hoje
que em breves rasgos descreva
do Amor a ilustre prosápia,
e de Cupido as proezas.
Dizem que de clara escuma,
dizem que do mar nascera,
que pegam debaixo d’água
as armas que o amor carrega.
(...)
E isto é o Amor? É um corno.
Isto é o Cupido? Má peça.
Aconselho que não comprem
Ainda que lhe achem venda
(E isto é o amor?, de Gregório de Matos)
Na primeira estrofe do poema acima, o poeta começa a descrever o amor com romantismo. Na última estrofe, o poeta descreve o amor de forma desiludida, sem romantismo.
2. Cultismo
O cultismo, conhecido como o jogo de palavras, é uma das características mais marcantes do Barroco, tal como o conceptismo também é.
A linguagem dos textos barrocos é culta e rebuscada, apresentando muito detalhes. A literatura barroca valoriza muito a forma como os textos são construídos, o que se verifica no vocabulário utilizado e também na utilização de figuras de linguagem como recurso para deixá-los mais bonitos ou expressivos.
Exemplo de cultismo:
"Que falta nesta cidade?... Verdade.
Que mais por sua desonra?... Honra.
Falta mais que se lhe ponha?... Vergonha."
(Epílogos, de Gregório de Matos)
Na estrofe do poema acima, percebemos a preocupação do poeta nas rimas: cidade com verdade, desonra com honra, ponha com vergonha.
3. Conceptismo
O conceptismo, conhecido como o jogo de ideias, é a outra das características mais marcantes do Barroco, tal como o cultismo. No cultismo, o mais importante é a forma, ou seja, as palavras usadas, enquanto no conceptismo o mais importante é o conteúdo, ou seja, as ideias transmitidas nos textos.
Os textos barrocos contêm argumentos. Assim, o seu objetivo é convencer as pessoas.
Exemplo de conceptismo:
"As palavras que tomei por tema o dizem. Semen est verbum Dei. Sabeis, Cristãos, a causa por que se faz hoje tão pouco fruto com tantas pregações? É porque as palavras dos pregadores são palavras, mas não são palavras de Deus. Falo do que ordinariamente se ouve. A palavra de Deus (como diria) é tão poderosa e tão eficaz, que não só na boa terra faz fruto, mas até nas pedras e nos espinhos nasce. Mas se as palavras dos pregadores não são palavras de Deus, que muito que não tenham a eficácia e os efeitos da palavra de Deus?"
(Sermão da Sexagésima, de Padre Antônio Vieira)
No trecho acima, percebemos a preocupação do padre Vieira em construir um texto cheio de ideias, que tinha como objetivo convencer os ouvintes de as pessoas não ouvirem a Palavra de Deus era culpa dos pregadores, que não sabiam pregar bem.
O sermão transmite a ideia de que:
a Palavra de Deus dá frutos -> as palavras dos pregadores não dão frutos -> as palavras dos pregadores não são eficazes porque eles não sabem pregar.
4. Contraste
O contraste é uma característica da literatura barroca que pode ser verificada na utilização de antíteses e paradoxos.
Nas antíteses são usadas palavras com sentidos opostos, como: espiritual e carnal, vida e morte, bem e mau.
Exemplo de contraste com antítese:
"Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado,
Rica te vi eu já, tu a mi abundante."
(À cidade da Bahia, de Gregório de Matos)
Nos versos acima, foram usadas as antíteses: pobre e rica.
Nos paradoxos são usadas ideias com sentidos opostos, como: dormir acordado, estar cego e ver, estar cheio de se sentir vazio.
Exemplo de contraste com paradoxo:
"Se és fogo, como passas brandamente,
se és neve, como queimas com porfia?"
(Aos afetos, de Gregório de Matos)
Nos versos acima, foram usados os paradoxos: fogo que passa brandamente e neve que queima.
Movimento barroco
O Barroco engloba as manifestações artísticas do período compreendido entre o século XVII e XVIII.
Em Portugal, esse movimento artístico sofreu influência da Escola Lusitana e teve início com a morte de Camões, em 1580.
Já no Brasil, o marco inicial é a publicação da obra "Prosopopeia" de Bento Teixeira. Trata-se de um poema épico onde pode ser observada a influência da obra de Camões.
Os principais representantes do barroco literário são Gregório de Matos (1623-1696) e o Padre Antônio Vieira (1608-1697).
No Brasil, são registrados o Barroco literário e arquitetônico na Bahia durante o século XVII e o Barroco Mineiro, no século XVIII. Esse último é considerado uma manifestação já tardia que coincide com o Arcadismo.
O principal nome do Barroco Mineiro é o escultor Aleijadinho.
Leia também:
DIANA, Daniela. Características do Barroco. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/caracteristicas-do-barroco/. Acesso em: