Círculo de Fogo do Pacífico: o que é e os países que fazem parte
O Círculo de Fogo ou Anel de Fogo do Pacífico (em inglês "Ring of Fire") é a área do planeta em que ocorrem mais atividades sísmicas e de vulcanismo, reunindo cerca de 80% dos vulcões do mundo.
Representa uma área localizada no Norte do Oceano Pacífico com cerca de 40 mil km de extensão que vai desde a Cordilheira dos Andes até as Filipinas.
Ali, já foi registrado o maior número de terremotos que aconteceram no planeta e recebe esse nome decorrente da presença de inúmeros vulcões.
Os países que fazem parte do Círculo de Fogo do Pacífico são:
- Canadá
- Estados Unidos
- Sibéria
- Rússia
- Japão
- Indonésia
- Tailândia
- Filipinas
- Malásia
- Nova Zelândia
- México
- Panamá
- Colômbia
- Chile
- Timor-Leste
- Papua-Nova Guiné
- Ilhas Salomão
- Vanuatu
- Tonga
Isso acontece, pois, o local, em forma de ferradura, está localizado entre diversas placas tectônicas que se movem e gerando intensa atividade geológica: Placa do Pacífico (a maior do mundo), das Filipinas, da Eurasiana, da Indiana, de Nazca e a placa tectônica Norte-Americana.
Assim, o movimento delas causa diversos fenômenos como terremotos, maremotos (tsunamis), vulcões, que, na maioria das vezes, são catastróficos.
Círculo de Fogo do Atlântico
Além do Anel de Fogo do Pacífico, o Círculo de Fogo do Atlântico, reúne cerca de 20% das atividades vulcânicas que ocorrem no planeta. Ela abrange países da América Central, Antilhas, Açores, Cabo Verde, Mediterrâneo e a região do Cáucaso.
Complemente sua pesquisa com os artigos:
Referências Bibliográficas
LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro; MENDONÇA, Cláudio. Conecte: Território e sociedade no mundo globalizado. São Paulo: Saraiva, 2014.
MARQUES, Vinícius. Círculo de Fogo do Pacífico: o que é e os países que fazem parte. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/circulo-de-fogo-do-pacifico/. Acesso em: