Clonagem: o que é, tipos, como é feita e questões éticas
A clonagem é um processo artificial pautado na reprodução de cópias genéticas dos seres vivos, através de um filamento de DNA. Em outras palavras, a clonagem visa obter cópias de organismos, ou seja, seres idênticos.
Para a realização da clonagem artificial (induzida) utiliza-se o núcleo de uma célula somática. Célula somática é qualquer uma do corpo, exceto os gametas, ou seja, espermatozoides e óvulos.
A primeira clonagem aconteceu em 1996, no Instituto Roslin, na Escócia, por um grupo de embriologistas liderado pelo doutor Ian Wilmut.
Como é feita a Clonagem
A clonagem como a conhecemos hoje está ligada à biotecnologia. No entanto, existem clones naturais como, por exemplo, os gêmeos monozigóticos, também conhecidos como gêmeos idênticos.
Para realizar a clonagem de um ser é preciso obter uma célula qualquer, exceto espermatozoides e/ou óvulos. O processo consiste em remover o núcleo dessa célula, pois ali estão armazenadas as informações genéticas do organismo que será clonado.
O núcleo retirado será introduzido em um óvulo, que é o gameta feminino, sem núcleo. Assim, o citoplasma será do óvulo e o núcleo de uma célula somática (qualquer uma do corpo).
Em seguida, essa nova célula será introduzida no útero de uma fêmea qualquer da mesma espécie para garantir o desenvolvimento do clone. Foi esse o procedimento realizado para a clonagem da ovelha Dolly. A Dolly foi o primeiro clone de mamífero da história, tendo sido clonada a partir de células da glândula mamária.
Entenda o processo com a imagem abaixo:
Tipos de Clonagem
Há 4 tipos de clonagem:
- Clonagem Natural: é o caso dos gêmeos univitelinos, seres idênticos que possuem o mesmo genoma.
- Clonagem Induzida: reprodução assexuada realizada artificialmente em laboratório através de duas células mães, que produzirão seres idênticos, ou clones.
- Clonagem Reprodutiva: processo de reprodução assexuada através de células somáticas, ou seja, qualquer célula do corpo, exceto os gametas sexuais (óvulo e espermatozoide).
- Clonagem Terapêutica: técnica utilizada para a reprodução de células-tronco, muito semelhante à clonagem reprodutiva, contudo, não é introduzida no útero.
Ética e Clonagem Humana
Por questões éticas e religiosas a clonagem de seres humanos é proibida. Dessa forma, não é possível obter clones humanos artificialmente, mesmo que isso signifique avanços na medicina.
Depois da Dolly, muitos cientistas e a sociedade em geral refletiu sobre os benefícios e os prejuízos trazidos por esse processo.
A engenharia genética aliada à medicina apostam na clonagem como uma maneira de beneficiar a humanidade. Principalmente no que diz respeito à transplante de órgãos, cura de determinadas enfermidades ou problemas genéticos.
Por outro lado, as questões éticas e religiosas e os altos custos envolvidos para a clonagem impedem que a humanidade, como um todo, recebam esses benefícios.
Curiosidade
- A ovelha Dolly, viveu de 5 de julho de 1996 a 14 de fevereiro de 2003, quando foi abatida por apresentar uma doença pulmonar incurável. A despeito de viver quase 7 anos, Dolly teve dois filhotes e seu corpo atualmente, encontra-se empalhado no Museu Rel (Royal Museum) da Escócia, em Edimburgo.
- Em 2017 pesquisadores da Universidade de Harvard iniciaram estudos sobre a possibilidade de clonagem dos mamutes, que foram extintos há mais de 10 mil anos.
Veja também:
CASTILHO, Rubens. Clonagem: o que é, tipos, como é feita e questões éticas. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/clonagem/. Acesso em: