Commedia Dell’Arte
A Commedia Dell’arte foi uma vertente popular do teatro renascentista. Ele teve início no século XV e chegou ao ápice no século XVI.
Embora tenha surgido na Itália, esse modelo chegou mais tarde à França com o nome “Comédia Italiana”.
A commedia dell’arte se baseava no improviso e era feita em locais públicos como ruas e praças. Permaneceu até o século XVIII, quando teve seu período de decadência.
Personagens da Commedia dell’arte
Os personagens que integravam as histórias encenadas pela Commedia Dell’arte eram caricaturados, tipificados e estereotipados. Estavam divididos em três grupos: os enamorados, os criados e os patrões.
Os enamorados estavam dispostos ao casamento e não apresentavam uma postura cômica. Os criados eram aqueles de baixa renda. Já os patrões, também chamados de velhos, eram as pessoas que apresentavam melhor situação financeira.
Os personagens mais populares eram os Zannis, trapaceiros, cômicos, malandros e criativos. Dessa categoria merece maior atenção o Arlequim.
Além dele, outros Zannis se destacaram: Pulcinella, Pedrollino, Brighela, Temellino, Nepolino, Fagotino, Truffaldino, Pasqualino, Bertollino Tortelino, dentre outros.
O efeito cômico se dava justamente pela personalidade dos tipos humanos representados. Confira abaixo os principais personagens da commedia dell'arte:
- Arlecchino: principal figura da commedia dell'arte. Arlequim era um servo e palhaço atrapalhado, ágil e malandro.
- Colombina: era uma criada graciosa, inteligente, ágil e habilidosa. Trata-se da única criada feminina, namorada de Arlequim. Era também reconhecida pelos nomes: Esmeraldina, Diamantina, Pasquela, Ricciolina, Coralina e Franceschina.
- Pantalone: também chamado de Pantaleão, representava um velho rico, conservador, autoritário e avarento.
- Brighella: servo fiel, astuto, egoísta, ágil e cínico. Trata-se de um cantor trapaceiro que trabalha para Pantalone.
- Pedrollino: também chamado de Pedro ou Pierrot, era um servo fiel e honesto.
- Pulcinella: era um corcunda também conhecido com Punch.
- Dottore: também conhecido pelo nome Graziano. Era um velho rico, charlatão e avarento. Aliado de Pantalone, possuía uma postura de intelectual.
- Capitano: conhecido como capitão, ele é fanfarrão, mentiroso, preguiçoso e forte. No entanto, tem uma postura covarde nas batalhas e no amor.
- Orazio: enamorado ingênuo, fútil, atraente e vaidoso, movido pela paixão. Além dele, era comum o enamorado Leandro.
- Isabella: enamorada inocente, vaidosa e com alto poder de sedução. Ela apaixonava-se com facilidade. Além dela, destacam-se as enamoradas: Rosalba, Flavínia e Lavínia.
Máscaras da Commedia dell’arte
Além do figurino colorido de seus personagens, a commedia dell’arte possuía uma característica muito peculiar: o uso de máscaras. Geralmente, os que não utilizavam máscaras eram os enamorados.
Características da Commedia dell'arte
A diferença entre a commedia dell’arte e o teatro feito até então na renascença é justamente o caráter popular que ela possui.
Ou seja, enquanto o teatro renascentista estava apoiado nos ideais clássicos, o teatro feito pela commedia dell’arte esteve oposto ao modelo erudito.
Além de ser popular, a commedia dell'arte era itinerante, ou seja, a companhia teatral se apresentava em diversas cidades.
Muitas companhias fizeram sucesso atraindo o público, até mesmo os da alta classe. As que mais se destacaram foram: Gelosi, Confidenti, Fedeli.
Seus atores se apresentavam em locais públicos, seja nas ruas ou praças. Os palcos eram improvisados e o esquema de apresentação estava baseado na improvisação e espontaneidade de seus atores.
Por esse motivo ficou também conhecida pelo nome: “Commedia All’Improviso” (Comédia do Improviso).
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AIDAR, Laura. Commedia Dell’Arte. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/comedia-dell-arte/. Acesso em: