Conferência de Yalta
A Conferência de Yalta ou Conferência da Crimeia representou um conjunto de reuniões que ocorreram no ano de 1945, quando teve fim a segunda guerra mundial.
O objetivo central dessa conferência era determinar a divisão dos territórios, sobretudo europeus, além de apresentar a ordem internacional no período do pós-guerra.
O evento recebeu esse nome em referência ao local em que ocorreram, ou seja, na cidade de Yalta, na região da Crimeia.
Resumo
O conjunto de reuniões, chamadas de "Conferência de Yalta", ocorreram entre os dias 4 e 11 de fevereiro de 1945.
Representou o momento em que as potências aliadas se uniram. Ou seja, os Estados Unidos, a Grã Bretanha, a União Soviética, além da China e França (em menor escala).
O objetivo da Conferência de Yalta esteve baseado nas discussões sobre o fim da segunda guerra mundial (período do pós-guerra).
Ficaram estabelecidos os territórios de cada país, principalmente das potências do eixo: Alemanha, Itália e Japão.
Fizeram parte do evento cerca de 700 conselheiros militares. Dentre eles destacam-se três importantes figuras: Franklin Roosevelt (dos Estados Unidos), Josef Stalin (da União Soviética) e Winston Churchill (do Reino Unido). Eles ficaram conhecidos como "os três grandes".
Nesse encontro, os três grandes líderes assinaram um documento confirmando o fim da Guerra e a paz entre os países envolvidos.
Dentre os objetivos estavam: o fim do nazismo, do fascismo e da influência alemã, bem como a divisão da Alemanha em quatro zonas de ocupação.
Cada zona seria anexada aos respectivos territórios da Grã-Bretanha, Estados Unidos, União Soviética e França.
A Alemanha teve seu território dividido e seus recursos materiais e econômicos controlados.
Além disso, foi anexado parte do território polonês à União Soviética que passou a controlar os países do leste europeu.
Vale lembrar que também foi convocada uma conferência com o intuito de fundar a Organização das Nações Unidas (ONU).
Com a criação da ONU, seu principal objetivo era estabelecer a paz entre os países do mundo.
Entenda melhor o que foi a Segunda Guerra Mundial com a leitura dos artigos:
Conferência de Teerã e de Potsdam
Além da Conferência de Yalta ocorreram outros encontros entre as nações aliadas vitoriosas.
Primeiramente, teve lugar a Conferência de Teerã (28 de novembro a 1 de Dezembro de 1943), no Irã, que estabeleceu alguns limites territoriais.
Assim, por parte dos Estados Unidos houve a anexação da Estônia, Letônia e Lituânia, enquanto a União Soviética reconheceu o leste da Polônia.
Já as decisões tomadas na Conferência de Potsdam definiram as contas que a Alemanha pagaria relacionadas aos gastos da guerra.
Esse evento foi posterior à Conferência de Yalta e ocorreu entre os dias 17 de julho a 2 de agosto de 1945, na Alemanha.
Assim, ficou estabelecido que os alemães deveriam pagar indenizações no valor de US$ 20 bilhões.
Desse montante, 50% do valor era destinado à União Soviética, 14% à Grã-Bretanha, 12,5% aos Estados Unidos e 10% para a França.
MATÉRIA, Equipe. Conferência de Yalta. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/conferencia-de-yalta/. Acesso em: