Cores Quentes
As cores quentes são o amarelo, o laranja e o vermelho.
Elas correspondem às cores que transmitem sensação de calor, uma vez que estão associadas ao sol, ao fogo e ao sangue.
Do ponto de vista psicológico, tons quentes estimulam a alegria, entusiasmo e vivacidade, trazendo energia e disposição.
Entretanto, dependendo de como são empregados, podem sugerir a agressividade e a impulsividade.
1. Amarelo
O amarelo é uma cor muito associada ao sol. Assim, essa tonalidade carrega a alegria de um dia de verão, sugerindo vivacidade, luz e prosperidade, pois é também relacionada à riqueza do ouro.
Essa cor na decoração e nas paredes pode ajudar a trazer concentração e luminosidade, portanto é recomendada para lugares em que incide pouca luz natural e ambientes de trabalho.
2. Laranja
O laranja, mistura de amarelo com vermelho, é uma cor relacionada à criatividade, comunicação e entusiasmo.
Entretanto, em pessoas nervosas pode estimular a irritação e ansiedade. Por isso, não se deve exagerar no uso dessa cor nos ambientes.
3. Vermelho
Podemos dizer que o vermelho é uma cor que remete a sensações contraditórias. Ao passo que essa cor simboliza o amor, a entrega e a paixão; pode também despertar sentimentos de fúria e agressividade.
É ainda associada ao sangue e ao coração.
Nos ambientes deve ser usada com parcimônia, mas se bem utilizada estimula o acolhimento e abre o apetite.
Cores Quentes e Cores Frias
No conceito da “Temperatura das Cores” ficou estabelecido que:
- as “cores quentes” são aquelas associadas ao fogo: amarelo, laranja e vermelho;
- as “cores frias” estão associadas à água e ao frio: azul, verde e violeta.
Essa classificação foi criada pelo psicólogo alemão Wilhelm Wundt (1832-1920) com o intuito de designar as sensações que cada bloco de cor gera no ser humano.
Segundo ele, as cores quentes são dinâmicas e estimulantes, as quais estão associados à vitalidade, excitação, alegria e movimento.
Já as cores frias, são as cores estáticas e suaves e, portanto, estão associados aos efeitos calmantes e tranquilizantes.
Círculo de Cores
O círculo de cores é composto pelas doze cores do espectro (vermelho, azul, amarelo, verde, laranja, roxo, vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado, azul-esverdeado).
As três principais cores quentes, situadas no lado direito do círculo, são o amarelo, o laranja e o vermelho, além das cores terciárias que surgem da mistura entre elas, a saber: vermelho-alaranjado e amarelo-alaranjado.
Cores Frias e Cores Neutras
As cores frias recebem esse nome uma vez que são as cores que transmitem sensação de frio, associadas ao gelo, à água e à lua.
Já, as cores neutras, diferente das cores quentes e frias, não estão associadas às sensações de calor e de frio, uma vez que possuem pouca reflexão da luz, por exemplo, os tons acinzentados, marrons e pastéis.
Complemente sua pesquisa, com a leitura dos artigos:
- Características das Cores
- Cores Primárias
- Cores Secundárias
- Cores Terciárias
- Cores Análogas
- Cores Complementares
AIDAR, Laura. Cores Quentes. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/cores-quentes/. Acesso em: