Corrida: quais as provas e regras do esporte
A corrida faz parte do atletismo, a modalidade esportiva mais antiga. Existem diferentes tipos de provas de corrida: rasas, com barreiras, com obstáculos e de revezamento.
Apesar de cada prova ter regras específicas, todas têm o mesmo objetivo, que é percorrer uma determinada distância no menor tempo possível.
Corrida rasa
As corridas rasas são provas disputadas em pistas lisas, ou seja, sem nenhum tipo de obstáculo. Elas podem ser classificadas de acordo com a distância percorrida:
- Curtas: 100 m, 200 m e 400 m
- Meio-fundo: 800m e 1 500 m
- Fundo: 5 000 m, 10 000 m, meia maratona e maratona (42,195 km)
Regras principais:
- Nas provas de velocidade, os atletas devem permanecer em suas raias durante toda a corrida.
- Nos 200 m e 400 m, as largadas ocorrem em posições desencontradas para compensar a curva.
- Em provas de meio-fundo e fundo, após a primeira curva, os corredores podem sair de suas raias e disputar o melhor posicionamento na pista.
Corrida com barreiras
Essa modalidade inclui provas onde os atletas precisam saltar barreiras distribuídas ao longo do percurso. Os tipos mais comuns são:
- 100 metros com barreiras (feminino)
- 110 metros com barreiras (masculino)
- 400 metros com barreiras (ambos os sexos)
Regras principais:
- Os atletas podem tocar e derrubar as barreiras sem serem desclassificados, mas podem sofrer penalizações ou serem desclassificados caso a queda de uma barreira obstrua outro atleta ou se for derrubada intencionalmente para obter vantagem.
- Cada prova possui 10 barreiras a serem superadas.
- A altura das barreiras varia entre as modalidades:
110 m masculino: 1,06 m
100 m feminino: 0,84 m
400 m masculino: 0,91 m
400 m feminino: 0,76 m
Corrida com obstáculos
A corrida com obstáculos é uma prova que combina corrida, saltos sobre barreiras fixas e atravessamento de fossos com água. A prova tem 3.000 metros.
Regras principais:
- O percurso inclui 28 barreiras fixas e 7 fossos d'água.
- A altura dos obstáculos é de 91,4 cm para homens e 76,2 cm para mulheres.
- Os fossos d’água têm 3,66m de comprimento com uma profundidade de 70cm na parte mais profunda. Como a superfície do fosso é inclinada, quanto mais longe o atleta saltar, menos ele pisa na água, o que pode representar uma vantagem.
- Os atletas devem ultrapassar corretamente cada obstáculo para evitar penalizações.
Corrida de revezamento
As corridas de revezamento são disputadas em equipe, onde cada grupo é formado por 4 atletas. As provas mais comuns são:
- 4x100 metros
- 4x400 metros
Regras principais:
- O bastão deve ser passado de um corredor para o outro dentro da "zona de transição".
- Se o bastão for derrubado ou passado fora da zona correta, geralmente a equipe é desclassificada.
- Em competições onde não há desclassificação automática, o bastão deve permanecer dentro da raia da equipe. Se for derrubado, os atletas precisam pegá-lo rapidamente, o que pode comprometer o tempo e limitar o desempenho na prova.
Regras gerais da corrida
Medidas da pista
- A pista de atletismo oficial tem 400 metros de comprimento, e é dividida em 8 raias, cada uma com 1,22 metros de largura.
- Em provas de 100m rasos, a corrida acontece em linha reta.
- Nos 200 m e 400 m, os atletas largam em posições diferentes para compensar as curvas.
- Em provas mais longas, como 800 m e acima, os corredores podem mudar de raia após a primeira curva.
As pistas podem ser feitas de materiais sintéticos para oferecer melhor aderência e amortecimento, ajudando no desempenho dos atletas.
Blocos de partida
Os blocos de partida são equipamentos usados nas provas de até 400 metros para proporcionar um impulso inicial mais eficiente.
- Os blocos são compostos por dois apoios para os pés, montados em uma estrutura rígida e ajustável.
- Nenhuma parte do bloco pode ultrapassar a linha de largada.
- A estrutura deve ser fixa e estável, sem permitir movimento no momento da largada.
- Os apoios dos pés podem ser inclinados e possuem superfícies que ajudam na aderência dos calçados do atleta.
- Os blocos são fixados na pista com pinos ou pregos para evitar deslizamentos.
Saída
A saída é um momento crucial nas corridas de atletismo, e suas regras garantem que todos os competidores tenham as mesmas condições de largada.
- Os atletas devem estar de frente para a direção da corrida.
- Em competições internacionais, os comandos de largada são dados em inglês. Em outras, podem ser no idioma local ou em inglês.
Os comandos são:
- Para corridas até 400m: "Às suas marcas" e "Prontos".
- Para corridas acima de 400m: Apenas "Às suas marcas".
A largada ocorre com um disparo de arma, e a equipe de cronometragem precisa estar pronta antes do início.
Tipos de saída
Corridas até 400m
- A saída é feita agachada e o uso de blocos de partida é obrigatório.
- O atleta deve manter ambas as mãos e pelo menos um joelho no chão antes do comando "Prontos".
- Depois do comando "Prontos", ele assume a posição final e aguarda o disparo.
Corridas acima de 400m
- A saída é feita em pé.
- O atleta não pode tocar a linha de saída nem o chão à frente dela.
- O disparo ocorre quando todos estiverem imóveis.
Regras para saídas falsas
- Uma saída falsa acontece quando um atleta se movimenta antes do disparo da arma.
- Se um atleta causar a saída falsa, ele será desqualificado imediatamente, exceto em provas combinadas, onde recebe um aviso antes da desclassificação.
Chegada
A chegada é o momento final da prova e deve ser marcada por uma linha branca de 5 cm de largura.
Os atletas são classificados pela parte mais próxima do tronco que atinge a linha de chegada. Cabeça, pescoço, braços, pernas, mãos e pés não são considerados.
Obstrução e empurrões
- Se um atleta for impedido de progredir por um empurrão ou obstrução não intencional, o árbitro pode permitir que ele refaça a prova ou avance para a próxima fase.
- Se outro atleta for responsável pelo empurrão, este pode ser desclassificado, e a corrida pode ser refeita sem ele.
Direção e manutenção na raia
- Em corridas com curvas, os atletas devem sempre correr com o lado esquerdo voltado para dentro.
- Em provas com raias fixas, os atletas não podem pisar fora da sua raia ou invadir a raia vizinha.
Invasão de raias e desqualificação
- Se um atleta sair da sua raia ou pisar dentro da borda interna da pista, pode ser desclassificado.
- Exceções são feitas se ele for empurrado ou forçado para fora.
- Se o atleta repetir a infração mais de uma vez na mesma prova, será desclassificado.
Leia também:
- Atletismo: história, modalidades e regras
- Tipos de esporte: invasão, marca, precisão, combate, rede e parede
- Olimpíadas (Jogos Olímpicos): a história e todos os esportes da competição
Referências Bibliográficas
Regras de Competição e Regras Técnicas da World Athletics – Edição 2025 - Disponível em https://cbat.org.br/atletismo/67/regras-oficiais. Acesso em: 6 de mar. 2025.
Regras do Atletismo - Disponível em https://www.dicaseducacaofisica.info/pt-pt/regras-do-atletismo/. Acesso em: 6 de mar. 2025.
FACCHINI, Maurício. Corrida: quais as provas e regras do esporte. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/corrida/. Acesso em: