Cultura de Massa: entenda o que é (com exemplos)
A Cultura de Massa, também chamada de "cultura pop", é criada pela Indústria Cultural. Seu objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas, entendendo "massa" como um grande grupo unido e homogêneo, sem muitas diferenças visíveis entre os indivíduos.
A cultura de massas funciona como um meio e um objetivo que padroniza diferentes expressões culturais, unindo-as em um modelo comum e uniforme.
Ela tem a capacidade de integrar diferenças sociais, étnicas, de gênero, idade e outras, transformando essas diferenças em produtos que podem ser consumidos por todos, dentro de uma sociedade de consumidores supostamente livres.
O que você encontra neste conteúdo:
- Cultura de massa e a Indústria cultural
- Exemplos do que é cultura de massa
- Diferenças entre a cultura erudita e a cultura popular
- Cultura de massa e o capitalismo
- Cultura de massa e as mídias
Cultura de massa e a Indústria cultural
A cultura de massas está diretamente ligada ao surgimento da modernidade. No século XIX, esse conceito foi usado para contrastar a educação das massas com a educação das elites, que era voltada para a cultura erudita.
Com o tempo, a expressão "cultura de massas" passou a incluir também o consumo de bens e serviços típicos da sociedade industrial. No entanto, o sentido atual do termo, marcado por seu caráter comercial e manipulativo, consolidou-se após a Segunda Guerra Mundial.
Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973), fundadores da Escola de Frankfurt em 1923, introduziram o termo “Indústria Cultural”. Ele se refere aos grandes conglomerados de mídia que controlam os meios de comunicação de massa, padronizando produtos, notícias e serviços.
Em resumo, a cultura de massas é um produto pré-definido e padronizado, feito para consumo imediato. Muitas vezes, é vista como algo simples ou cotidiano, como ouvir uma música ou assistir a um programa de televisão.
Siga os seus estudos praticando Exercícios sobre indústria cultural e cultura de massa.
Exemplos do que é a cultura de massa
- Música Pop e hits comerciais: canções produzidas para atingir o maior público possível, como hits de artistas que dominam as paradas musicais e playlists.
- Filmes blockbusters: são as produções de Hollywood com grandes orçamentos e apelo universal, como franquias de super-heróis ou animações voltadas para o público global.
- Séries de streaming: são as séries populares em plataformas como Netflix ou Amazon Prime que seguem fórmulas narrativas para atrair audiências amplas, como dramas adolescentes ou produções de ação.
- Reality shows: programas como Big Brother ou MasterChef, que apelam a grandes públicos por meio de histórias emocionantes e competição.
- Fast food e marcas globais: redes como McDonald's ou Coca-Cola, que oferecem produtos padronizados para consumo em massa.
- Moda rápida (Fast Fashion): marcas que criam roupas acessíveis, inspiradas em tendências globais, para consumo rápido e em larga escala.
- Produtos de grandes franquias: mercadorias ligadas a sagas como Star Wars ou Harry Potter, que transformam obras culturais em objetos de consumo massivo.
Diferenças entre a cultura erudita e a cultura popular
Vale lembrar que a cultura de massa é muito distinta da “cultura erudita” e da “cultura popular”. Entretanto, ela incorpora seus atributos, banalizando-os e esvaziando-os de seu conteúdo original.
Isso ocorre porque a cultura de massas prioriza apenas os elementos que agradam ao grande público e têm potencial de gerar lucro. Como consequência, outras formas de expressão cultural acabam sendo marginalizadas, perdendo espaço e reconhecimento social aos poucos.
Aprofunde os seus estudos sobre Cultura popular e Cultura erudita.
Cultura de massa e o capitalismo
A cultura de massas tem como característica principal a padronização e homogeneização dos produtos culturais. Esse processo também afeta os consumidores, que são levados a desenvolver desejos e necessidades superficiais, tudo com o objetivo de impulsionar vendas e consumo.
Nesse contexto, a cultura erudita, popular e folclórica é substituída por imitações dessas formas culturais autênticas. Esses simulacros são simplificados para atender ao gosto de um público amplo e genérico, seguindo a lógica do capitalismo industrial e financeiro.
A ideia de que a cultura de massas agrada a uma maioria anônima e homogênea é, na verdade, um disfarce. O verdadeiro objetivo é assegurar lucros fáceis e previsíveis para os grandes conglomerados midiáticos globais.
Dessa forma, fica evidente o caráter comercial, alienante e manipulador da Indústria Cultural. Ela é a principal responsável pela padronização das pessoas, priorizando o lucro em detrimento do valor artístico genuíno dos produtos culturais.
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Cultura de massa e as mídias
A cultura de massas também é associada aos meios de comunicação de massas.
As inovações tecnológicas, como o cinema, o rádio, a televisão e, recentemente, a internet, aceleraram ainda mais o processo de homogeneização cultural. Note que estas inovações foram utilizadas desde os primórdios com finalidades políticas.
As mídias são a porta-vozes da Indústria Cultural e dominam o campo da comunicação. Elas se tornam sobrevalorizadas em relação aos receptores das mensagens, legitimando-se e ficando mais forte na mesma medida em que os receptores se tornam iguais e fracos.
Além de homogeneizar os padrões culturais, os canais midiáticos são os principais responsáveis pela alienação dos consumidores.
Isso tudo por meio dos produtos culturais em série, os quais não conseguem mais enxergar toda a cadeia de eventos que envolve a Indústria Cultural e seu produto: a cultura de massas.
Para praticar: Exercícios sobre indústria cultural e cultura de massa
Aprofunde os seus estudos:
DIANA, Daniela. Cultura de Massa: entenda o que é (com exemplos). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/cultura-de-massa/. Acesso em: