Cultura de Massa: entenda o que é (com exemplos)

Anita Sayuri Aguena
Anita Sayuri Aguena
Professora de Filosofia e Sociologia

A Cultura de Massa, também chamada de "cultura pop", é um dos efeitos do processo que ficará conhecido como Indústria Cultural. Em linhas gerais, diz respeito a um conjunto de ideias, comportamentos e outros elementos de produção cultural e artística postos a serviço do consumismo e, portanto, do capitalismo. Por se voltar à “massa”, seu objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas.

Pode-se entender "massa" como um grande grupo unido e homogêneo de indivíduos, que têm as suas diferenças descaracterizadas. Em certo sentido, é um grupo sem uma forma definida que se moldará ao que será ofertado pela indústria cultural.

A cultura de massas padroniza diferentes expressões culturais, unindo-as em um modelo comum e uniforme.

Ela tem a capacidade de integrar diferenças sociais, étnicas, de gênero, idade e outras, transformando essas diferenças em produtos que podem ser consumidos por todos, dentro de uma sociedade de consumidores supostamente livres.

O que você encontra neste conteúdo:

Cultura de massa e a indústria cultural

A cultura de massas está diretamente ligada ao surgimento da modernidade. No século XIX, esse conceito foi usado para contrastar a educação das massas com a educação das elites, que era voltada para a cultura erudita.

Com o tempo, a expressão "cultura de massas" passou a incluir também o consumo de bens e serviços típicos da sociedade industrial. O sentido atual do termo, marcado por seu caráter comercial e manipulativo, consolidou-se após a Segunda Guerra Mundial.

Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973), fundadores da Escola de Frankfurt em 1923, introduziram o termo “Indústria Cultural”. Ele se refere à produção de cultura sob os moldes de interesse do sistema capitalista. Para fazer valer esse interesse a indústria se utiliza dos conglomerados de mídia que controlam os meios de comunicação de massa e que tem o poder de padronizar produtos, notícias e serviços.

Assim, a cultura de massas é um produto pré-definido e padronizado, feito para consumo imediato. Muitas vezes, é vista como algo simples ou cotidiano, como ouvir uma música ou assistir a um programa de televisão.

Exemplos do que faz parte da cultura de massa

  • Música Pop e hits comerciais: canções produzidas para atingir o maior público possível, como hits de artistas que dominam as paradas musicais e playlists.
  • Filmes blockbusters: são as produções de Hollywood com grandes orçamentos e apelo universal, como franquias de super-heróis ou animações voltadas para o público global.
  • Séries de streaming: são as séries populares em plataformas como Netflix ou Amazon Prime que seguem fórmulas narrativas para atrair audiências amplas, como dramas adolescentes ou produções de ação.
  • Reality shows: programas como Big Brother ou MasterChef, que apelam a grandes públicos por meio de histórias emocionantes e da competição.
  • Fast food e marcas globais: redes como McDonald's ou Coca-Cola, que oferecem produtos padronizados para consumo em massa, além de venderem um estilo de vida.
  • Moda rápida (Fast Fashion): marcas que criam roupas acessíveis, inspiradas em tendências globais, para consumo rápido e em larga escala.
  • Produtos de grandes franquias: mercadorias ligadas a sagas como Star Wars ou Harry Potter, que transformam obras culturais em objetos de consumo massivo.

Diferenças entre a cultura erudita e a cultura popular

Vale lembrar que a cultura de massa é muito distinta da “cultura erudita” e da “cultura popular”.

Enquanto estas últimas são marcadas por certo culto à tradição e aos conhecimentos técnicos, que trazem uma autenticidade aos seus elementos, a cultura de massa volta-se para a produção e o consumo. Assim, ela busca a simplificação de um produto, a fim de produzi-lo em larga escala, de forma mais breve possível, para abastecer o mercado de consumo.

Nesse processo, a cultura de massa pode vir a incorporar os atributos das outras duas formas de cultura. Contudo, ela banaliza e as esvazia de seu conteúdo original.

Isso ocorre porque a cultura de massas prioriza apenas os elementos que agradam ao grande público e têm potencial de gerar lucro. Como consequência, outras formas de expressão cultural acabam sendo marginalizadas, perdendo espaço e reconhecimento social aos poucos.

Aprofunde os seus estudos sobre Cultura popular e Cultura erudita.

Cultura de massa e o capitalismo

A cultura de massas tem como característica principal a padronização e homogeneização dos produtos culturais. Esse processo também afeta os consumidores, que são levados a desenvolver desejos e necessidades superficiais. Isso tudo com o objetivo de impulsionar vendas e consumo.

Nesse contexto, a cultura erudita, popular e folclórica são substituídas por imitações dessas formas culturais autênticas. Esses simulacros são simplificados para atender ao gosto de um público amplo e genérico, seguindo a lógica do capitalismo industrial e financeiro.

A ideia de que a cultura de massas agrada a uma maioria anônima e homogênea é, na verdade, um disfarce. O verdadeiro objetivo é assegurar lucros fáceis e previsíveis para os grandes conglomerados midiáticos globais.

Dessa forma, fica evidente o caráter comercial, alienante e manipulador da Indústria Cultural. Ela é a principal responsável pela padronização das pessoas, priorizando o lucro em detrimento do valor artístico genuíno dos produtos culturais.

Cultura de massa e as mídias

A cultura de massas também é associada aos meios de comunicação de massas.

As inovações tecnológicas, como o cinema, o rádio, a televisão e, recentemente, a internet, aceleraram ainda mais o processo de homogeneização cultural. Note que estas inovações foram utilizadas desde os primórdios com finalidades políticas.

As mídias são porta-vozes da Indústria Cultural e dominam o campo da comunicação. Elas se tornam sobrevalorizadas em relação aos receptores das mensagens, legitimando-se e ficando mais forte na mesma medida em que os receptores se tornam iguais e fracos.

Além de homogeneizar os padrões culturais, os canais midiáticos são os principais responsáveis pela alienação dos consumidores.

Isso tudo por meio dos produtos culturais em série, que não permitem aos seus consumidores enxergar toda a cadeia de eventos que envolve a Indústria Cultural e o seu produto (a cultura de massas).

Questões sobre cultura de massa

Questão 1. Marque a alternativa que melhor expresse o conceito cultura de massa.

a) elementos tradicionais de um povo que o caracterizam culturalmente;

b) obras de arte, denominado belas-artes, elaborados com técnicas específicas;

c) conjunto de elementos culturais elaborados de modo coletivo e transmitidos de geração em geração;

d) conjunto de elementos artificiais produzidos em grandes escala e destinados para o consumo da maioria.

Gabarito explicado

Resposta: d)

A cultura de massa incorpora elementos das demais formas culturais existentes (cultura erudita e popular) e os transforma em bens consumíveis. Sem se preocupar com a técnica de confecção, os valores empregados ou a história que envolve a obra, a indústria cultural reproduz tais trabalhos numa confecção rápida e de baixa qualidade, visando atingir o maior número de pessoas e, com efeito, o que isso pode gerar em termos de lucratividade.

Questão 2. Observe os elementos culturais e os tipo de cultura que eles podem se vincular:

I. literatura latina e poesias épicas;
II. rodas de cirandas;
III. carnaval;
IV. séries de streaming;
V. hits comerciais;
VI. música clássica;

(A) cultura erudita;
(B) cultura popular;
(C) cultura de massa;

Marque a alternativa que apresente as associações corretas entre os elementos e os tipos de cultura:

a) (A): I, II; (B): III, IV; (C) V, VI;

b) (A): I, VI; (B): II, III; (C) IV, V;

c) (A): I, VI; (B): IV, V; (C) II, III;

d) (A): II, III; (B): I, VI; (C) IV, V.

Gabarito explicado

Resposta: b)

A cultura erudita traz elementos culturais ditos “clássicos”. São elementos complexos que transcendem o tempo e são expressões culturais destinadas à apreciação de um público escolarizado.

A cultura popular traz elementos de desenvolvimento técnico mais simples se comparadas às obras da cultura erudita, mas que têm marcas históricas fortes, a ponto de unir um grupo de pessoas. São elementos elaborados muitas vezes na coletividade e que expressam a experiência de dado povo.

A cultura de massa, por sua vez, se caracteriza por elementos bem difundidos nos meios de comunicação e de fácil consumo. Normalmente, são conteúdos que prendem a atenção do público e que servem para mera diversão.

Questão 3. Observe as afirmações abaixo:

I. A cultura de massa promoveu uma homogeneização e padronização tanto dos produtos a serem consumidos quanto das pessoas da sociedade;

II. Houve uma democratização de certas obras, tornando-as mais acessíveis ao público que não possui condições de vê-las em museus, como o Louvre;

III. A indústria cultural conseguiu promover uma valorização dos elementos culturais antigos, tornando-os bens a serem cultuados e conhecidos, por serem a marca de um povo;

IV. Vemos uma mecanização da vida humana, com o advento da indústria cultural. As pessoas não mais estão em contato consigo mesmas para saberem os seus desejos, mas deixam que mídia as diga.

Considerando as frases acima, marque a alternativa que contenha frases verdadeiras sobre os efeitos da cultura de massa e da indústria cultura na sociedade:

a) I, II e IV;

b) Somente I e III;

c) Todas são verdadeiras;

d) Não há frases verdadeiras sobre o assunto.

Gabarito explicado

Resposta: a)

É fato que a indústria cultural e a cultura de massa conseguiu tornar acessíveis certas obras, que antes só a elite de um país poderia ter acesso, contudo, isso não torna os elementos culturais mais valorizados. Walter Benjamin chama a atenção para a perda da auratização de uma obra devido a sua contínua reprodução.

Em vista da lucratividade, a indústria cultural reproduz diversas obras, tornando-as produtos de consumo, sem se importar com a técnica, o conhecimento empregado ou o poder contemplativo que havia nas obras originais. A indústria cultural acaba por banalizar as obras ao reproduzi-las em grande escala, o que transforma a arte em mero objeto de consumo que servirá para alienar o homem.

Atrelada aos meios de comunicação que dão acesso a um grande número de pessoas, a indústria, então, divulga os seus produtos e os transforma em objetos de desejos que podem satisfazer as necessidades de felicidade das pessoas.

O jogo dessa ilusão leva o homem a perder sua capacidade reflexiva e crítica da realidade, deixando que o mercado passe a ditar o que é melhor para ele. No limite, isso faz com que as pessoas sigam um padrão imposto de comportamento e sejam tratadas, pelo mercado, como uma massa homogênea.

Para praticar: Exercícios sobre indústria cultural e cultura de massa

Leia também:

Referências Bibliográficas

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MEIER, C. Filosofia por uma Inteligência da Complexidade, Volume Único: Ensino Médio. Belo Horizonte: Pax Editora e Distribuidora, 2014.

Anita Sayuri Aguena
Anita Sayuri Aguena
Bacharela e Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (2014), com Mestrado em História da Filosofia pela mesma universidade (2017). Atua como professora na rede privada de ensino, ministrando aulas ligadas às áreas de Filosofia e de Sociologia.