Decompositores
Os decompositores são os seres vivos responsáveis por realizar a reciclagem da matéria orgânica na cadeia alimentar.
Os decompositores são representados, principalmente, pelos fungos e pelas bactérias. A decomposição da matéria orgânica é o resultado da ação das enzimas que existem no metabolismo desses seres vivos.
O processo de decomposição consiste na desintegração da matéria orgânica, realizada por agentes físicos, químicos e biológicos.
Durante a decomposição, as moléculas orgânicas complexas são degradadas e transformadas em dióxido de carbono, água e nutrientes inorgânicos.
Os decompositores na cadeia alimentar
Os decompositores atuam em todos os níveis tróficos da cadeia alimentar.
Organismos decompositores entram em ação após a morte dos produtores e dos diversos tipos de consumidores. A biomassa, fezes e excretas (matéria orgânica) desses seres servem de alimento aos fungos e bactérias, de onde eles obtêm nutrientes e energia.
Os seres decompositores e detritívoros alimentam-se da matéria orgânica.
Seres Decompositores x Seres Detritívoros
Muitas vezes os seres detritívoros são considerados decompositores porque também degradam a matéria orgânica.
Porém, os seres detritívoros são um tipo específico de consumidores, representados por minhocas, urubus e larvas de insetos, que transformam a complexa molécula orgânica em uma molécula orgânica mais simples. Eles facilitam a ação dos decompositores.
Assim, os decompositores ao realizar a decomposição promovem a total degradação da molécula orgânica, transformado-as em moléculas mais simples, em geral, inorgânicas.
Para exemplificar, podemos usar o Ciclo do Carbono. O carbono da biomassa dos produtores pode ser reaproveitado de duas formas:
- sofre a ação dos decompositores e é transformado em dióxido de carbono, sendo devolvido ao ambiente, sendo, posteriormente, utilizado pelos seres que realizam fotossíntese;
- é transferido aos herbívoros quando se alimentam dos produtores.
Dessa forma, os decompositores devolvem os nutrientes ao ambiente, de maneira simples, que pode ser novamente aproveitada por outros organismos.
Importância dos Decompositores
Os decompositores devolvem os nutrientes ao ambiente, assim podem ser reaproveitados por outros organismos para a produção de novas moléculas orgânicas.
Ao transformar a matéria orgânica em inorgânica, que será utilizada pelos produtores, os decompositores recomeçam o ciclo. Por essa ação na ciclagem de nutrientes, os decompositores são fundamentais para a manutenção dos ecossistemas.
Saiba mais, leia também:
Referências Bibliográficas
UZUNIAN, A.; BIRNER, E. Biologia: volume único. 3a ed. São Paulo: Harbra, 2008.
MAGALHÃES, Lana. Decompositores. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/decompositores/. Acesso em: