Desastres Naturais
Os Desastres Naturais são fenômenos naturais que impactam diretamente a sociedade humana de maneira negativa.
Quando ocorrem, podem trazer consequências catastróficas para o ser humano e, por mais que a tecnologia na área seja avançada, muitos desastres naturais são imprevisíveis.
Esses fenômenos naturais representam o ciclo natural da Terra. No entanto, atualmente, essas ocorrências têm aumentado de maneira significativa.
Nesse sentido, muitos desastres têm ocorrido porque o planeta Terra está sofrendo cada vez mais com o aquecimento global e a degradação ambiental, resultando no aumento dos desastres naturais, ocasionados pelo desiquilíbrio da natureza.
Para os seres humanos, muitos danos e prejuízos são resultantes dos desastres naturais, os quais geram diversos impactos na sociedade.
Por sua vez, para a natureza, os desastres naturais auxiliam na renovação e manutenção dos ecossistemas, formação do relevo, abastecimento das fontes hídricas naturais, dentre outros.
Classificações dos desastres naturais
Os tipos de desastres naturais são:
- Tempestades: são tempestades de chuvas, neve, granizo, areia, raios e podem ser altamente destrutivas, dependendo da quantidade precipitada (chuvas torrenciais) e da força que apresentam. Podem levar a situações catastróficas, como: o deslizamento de terras, de gelo, caída de árvores ou torres de energia, dentre outros.
- Terremotos (Sismos) e Maremotos (Tsunamis): também chamados de abalos sísmicos, representam fenômenos de vibração brusca e passageira da superfície da Terra que ocorrem por meio da movimentação das placas rochosas, bem como da atividade vulcânica e dos deslocamentos de gases no interior da Terra. Os maremotos ou tsunamis são os terremotos que acontecem dentro dos mares, provocando imensas deslocações de água.
- Furacões, Ciclones e Tufão: fenômenos intensificados pelas massas de ar e dependendo da força que atingem podem arrasar cidades inteiras.
- Seca: intensificada com o aquecimento global, a seca tornou-se um problema enfrentado por muitos grupos pelo mundo. Dessa forma, as alterações climáticas demonstram que as ações humanas estão gerando problemas como a seca e consequentemente a expansão do processo de desertificação.
- Erupções Vulcânicas: as erupções vulcânicas são perigosas na medida em que a lava expelida pelos vulcões é tão quente que pode destruir comunidades, vegetais e animais, dependendo do local que atuam.
- Inundações: as inundações ou enchentes são fenômenos da natureza, intensificados pela ação humana, que estão aumentando de maneira significativa nas últimas décadas. Um exemplo é o excesso de lixo, que entopem os bueiros, impedindo a passagem de água. As enchentes e inundações, causadas pelo aumento de quantidade das chuvas e impedimento da evacuação, provocam desabamentos que podem levar a morte de milhares de pessoas, além de grande destruição.
Para saber mais, leia sobre:
Desastres naturais no Mundo
Alguns dos principais desastres naturais que marcaram o mundo na atualidade foram:
- Terremoto e Tsunami na Indonésia: em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9 devastou grande parte da costa oeste de Sumatra, na Indonésia. O terceiro maior maremoto do mundo atingiu cerca de quinze países da região, resultando na morte de mais de 230 mil pessoas.
- Furacão Katrina: em 29 de agosto de 2005, nos Estados Unidos, surge um enorme furacão de categoria 5, responsável por destruir parte da região litorânea sul do país. A velocidade dos ventos ultrapassaram 280 quilômetros por hora e resultou na morte de duas mil pessoas.
- Terremoto do Haiti: em 12 de janeiro de 2010, Porto Príncipe, a capital do Haiti foi atingida por um terremoto de magnitude 7, levando a morte de mais de 200 mil pessoas.
- Terremoto na Turquia e Síria: ocorreu em 6 de janeiro de 2023, ocasionando mais de 50 mil mortes e mais de 2 milhões de desabrigados.
Desastres naturais no Brasil
As mudanças climáticas globais atingem todo o planeta, sendo o Brasil um dos países que estão inclusos na lista, visto que ultimamente apresentam um grande aumento das ocorrências de desastres naturais por todo o país.
Além da seca que assola a região nordeste do país, o aumento das precipitações, devido a fenômenos climáticos, demonstram o aumento das temperaturas, das chuvas e tempestades em outras regiões, resultando também em catástrofes.
Dessa forma, as regiões do norte e nordeste sofrem cada vez mais com a estiagem. Enquanto isso, as regiões sudeste e sul, sofrem com o aumento das chuvas, levando ao aumento dos alagamentos e desabamentos.
A maioria dos desastres no Brasil (cerca de 80%) está relacionado às instabilidades atmosféricas, responsáveis pelo desenvolvimento das inundações, vendavais, ciclones, granizos e deslizamentos de terra.
Para saber mais, leia também:
- Impactos ambientais
- Triângulo das Bermudas
- Desastres ambientais
- Desastres ambientais no Brasil
- Ciclone
- Enchentes
- Principais problemas ambientais
MARQUES, Vinícius. Desastres Naturais. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/desastres-naturais/. Acesso em: