Desnutrição
A desnutrição é definida como uma condição clínica decorrente de uma deficiência, relativa ou absoluta, de um ou mais nutrientes essenciais.
A desnutrição ocorre quando o organismo não recebe os nutrientes necessários para o seu metabolismo adequado. É uma doença com múltiplas causas, de entendimento complexo e com raízes na pobreza. É um resultado de fatores sociais, econômicos e patológicos.
É um grave problema de saúde pública em todo o mundo, sendo mais observada em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.
A desnutrição pode se iniciar no útero e se estender à vida adulta. Os bebês de baixo peso que sofreram retardo de crescimento intrauterino já nascem desnutridos e com risco de morte.
As crianças são as mais afetadas. A desnutrição infantil origina graves consequências para o crescimento e desenvolvimento das crianças. A desnutrição infantil está diretamente relacionada às condições de vida das famílias de baixa renda. A desnutrição é responsável por 55% das mortes de crianças até os cinco anos em todo o mundo.
Tipos de desnutrição
A desnutrição pode ser classificada de acordo com o nutriente que está em falta na alimentação.
- Kwashiorkor: Carência de proteínas.
- Marasmo: Carência de calorias.
- Kwashiorkor-marasmático: Forma mista, existe falta de fontes energéticas e proteínas.
Causas da desnutrição
As causas da desnutrição podem apresentar caráter primário ou secundário:
- Causas primárias: Alimentação inadequada. A pessoa tem uma alimentação quantitativa ou qualitativamente insuficiente em calorias e nutrientes.
- Causas secundárias: Alguma condição faz com a ingestão de alimentos não seja suficiente para atender as necessidades energéticas do organismo. Ocorre associada a presença de verminoses, câncer, anorexia, infecções, intolerância alimentar, digestão e absorção deficiente de nutrientes.
Outros fatores também podem ocasionar a desnutrição, são eles: o desmame precoce, falta de condições sanitárias adequadas, fatores sociais, práticas alimentares culturais e condições emocionais.
Leia também sobre a Fome no Brasil.
Consequências da desnutrição
A desnutrição provoca diversas alterações no funcionamento normal do organismo. A pessoa desnutrida fica mais sujeita a sofrer por infecções e ser acometida por outras doenças.
Em crianças, a desnutrição pode comprometer o desenvolvimento mental e físico. Nos casos mais graves pode levar até a morte.
Entre as principais consequências da desnutrição estão:
- Perda de massa muscular e de gordura;
- Emagrecimento;
- Desprendimento fácil do cabelo;
- Perda da cor do cabelo;
- Diminuição ou interrupção do crescimento;
- Anemia;
- Enrugamento e descascamento da pele;
- Alterações ósseas;
- Alterações em órgãos do sistema respiratório, imunológico e digestório;
- Alterações psicológicas, como depressão e apatia.
Tratamento da desnutrição
O tratamento da desnutrição varia de acordo com a gravidade da doença.
De modo geral envolve as seguintes ações: eliminar as causas da desnutrição e propiciar condições no tempo necessário para que o organismo possa ser recuperar.
No tratamento busca-se recuperar o estado nutricional da pessoa, com objetivo de normalizar o seu metabolismo. Para isso, são fornecidos os nutrientes necessários na alimentação.
Em crianças, o tratamento busca também recuperar as suas condições normais de crescimento e ganho de peso.
A alimentação saudável é a melhor forma de prevenir a desnutrição.
Quer saber mais sobre alimentação saudável? Leia sobre Pirâmide Alimentar.
Desnutrição no Brasil
No Brasil, a prevalência da desnutrição na infância tem diminuído nas últimas décadas.
As maiores taxas de desnutrição no país estão nas regiões Nordeste e Norte. O que pode ser explicado pelas condições econômicas e sociais dessas regiões.
A população do Nordeste é a que mais sofre com falta de higiene, saneamento básico, condições adequadas de moradia e de renda. Como a desnutrição está relacionada com os aspectos sociais, explica-se o fato dessa região ser a mais atingida pela desnutrição.
No Brasil, as mortes relacionadas à desnutrição atinge aproximadamente 20%. A Organização Mundial de Saúde recomenda que esse valor não ultrapasse os 5%.
Leia também: Transtornos Alimentares.
MAGALHÃES, Lana. Desnutrição. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/desnutricao/. Acesso em: