Experimente nosso Corretor de Redação ENEM com IA avançada. Corrija sua redação grátis

5 Dicas para arrasar na Competência I da Redação ENEM

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

A redação do Enem tem um peso bastante relevante na nota do Exame Nacional do Ensino Médio. A redação é avaliada de acordo com 5 competências que valem 200 pontos.

A Competência I é Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Ela inclui vocabulário, ortografia, acentuação, regras gramaticais e construção sintática. Para você começar bem, confira 5 dicas para arrasar nessa competência.

Dica 1: faça uma lista das palavras que você tem mais dúvidas e consulte sempre que puder

Dica 2: escreva frases de concordância e regência numa folha e mantenha perto dos seus olhos

Dica 3: pratique a escrita de frases claras, bem estruturadas e completas

Dica 4: leia redações nota mil

Dica 5: na hora de escrever use apenas certezas

Dica 1: faça uma lista das palavras que você tem mais dúvidas e consulte sempre que puder

Sabe aquelas palavras nas quais você sempre para e pensa antes de escrever? Faça uma lista e vá olhando de vez em quando para ela. Assim, você usa a sua memória fotográfica e não corre o risco de deixar escapar erros comuns.

Inclua as palavras que te causam mais dúvidas quanto:

  • ortografia
  • acentuação
  • hífen
  • crase
  • emprego de letras maiúsculas e minúsculas
  • translineação (separação de uma palavra dentro de um texto, que ocorre na mudança de linha)

Exemplos de palavras que causam dúvidas quanto a

Ortografia: análise - empecilho - encher - exceção - excesso - mexer - pesquisa - privilégio - subsídio.

Acentuação: assembleia - herói - heroico - ideia - papéis - por (preposição) - pôr (verbo) - rubrica - voo.

Hífen: antiaéreo - autoaprendizagem - bem-vindo - contra-ataque - contrarreforma - contrarregra - micro-ondas - pan-americano - pancontinental - sub-humano.

Crase: comecei a caminhar - refiro-me a alunas - gota a gota - vou à Itália - vou a Portugal - vire à esquerda - começa às 9h - escreva a lápis - falei a ela - vou àquele lugar.

Dica 2: escreva frases de concordância e regência numa folha e mantenha perto dos seus olhos

Há frases que não fluem como gostaríamos porque na hora da concordância ou da regência, ficamos inseguros. Numa folha, coloque essas frases e outras que as pessoas costumam errar, cole na parece ou coloque num lugar visível. Mesmo sem querer, você olhará para ela e lembrará daquilo que escreveu.

Exemplos de concordância que causam dúvidas:

  • Faz muitos anos que a equipe do IBGE não vem aqui. (e não fazem muitos anos)
  • Hoje é 1 de maio. Amanhã são 2 de maio. (e não é 2 de maio)
  • Os Estados Unidos influenciam o mundo. (e não Os Estados Unidos influencia)

Exemplos de regência que causam dúvidas:

  • Visamos ao sucesso. (e não visamos o)
  • Esqueci o que ia dizer. (e não esqueci do que)
  • Aspirou ao melhor cargo. (e não aspiramos o)

Dica 3: pratique a escrita de frases claras, bem estruturadas e completas

Um dos pontos avaliados na redação do Enem é a estrutura sintática. Esta se refere à construção das frases que garantam textos escritos com coesão e coerência, ou seja, textos que apresentam lógica e que sejam compreensíveis.

Quando estiver praticando para a redação:

Escreva períodos alternando entre períodos simples e compostos. Assim, você evita um excesso de frases curtas e, por outro lado, não usa frases longas demais que podem confundir o leitor. Use orações subordinadas para desenvolver suas ideias de maneira mais rica. Por exemplo:

  • Período simples: O governo precisa investir mais em educação.
  • Período composto com oração subordinada: Embora o governo tenha feito alguns investimentos, ainda é necessário ampliar os recursos destinados à educação.

Utilize conectivos para conectar orações e períodos de maneira lógica. Isso garante a progressão adequada das ideias e torna o texto mais coeso. Alguns exemplos de conectivos que você pode usar:

  • Adição: além disso, ademais, também;
  • Causa: porque, visto que, uma vez que;
  • Consequência: portanto, por isso, em virtude de;
  • Contraste: no entanto, contudo, todavia.

Exemplo: O governo tem investido em educação. No entanto, esses recursos ainda são insuficientes para cobrir todas as demandas.

Dica 4: leia redações nota mil

As redações nota mil foram avaliadas e receberam a pontuação máxima porque cumpriram todas as exigências da redação do Enem. Ao ler essas redações, você fica mais familiarizado com as exigências e o processo de escrita ficará mais fácil.

Durante essas leituras, fique atento:

  • à escrita formal e ausência das marcas de oralidade
  • ao emprego de pronomes
  • aos tempos e modos verbais usados
  • ao paralelismo sintático, morfológico e semântico
  • à escolha de vocabulário

Exemplo de redação nota 1.000 do Enem 2023:

A filósofa contemporânea Hannah Arendt constata, por meio do conceito denominado “Banalidade do Mal”, a tendência existente nas sociedades no que tange à naturalização das mazelas presentes na coletividade. Nessa vertente, percebe-se que, na realidade brasileira atual, a proposição teórica mencionada se torna evidente, sobretudo quando são considerados os entraves para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres. Com efeito, hão de ser analisados os principais intensificadores da temática em questão: o machismo estrutural e a omissão estatal.

Diante desse cenário, a persistência de um ideário preconceituoso contra o público feminino potencializa a desvalorização de atividades relacionadas ao cuidado. Nesse viés, cabe citar que, durante o Período Colonial, houve a estruturação da família brasileira com base em valores patriarcais, de modo a haver a restrição do papel social da mulher à reprodução e aos afazeres domésticos. No entanto, apesar do lapso temporal, tais convenções ainda estão presentes no território nacional, haja vista que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres se dedicaram mais que o dobro de horas semanais, em 2019, em comparação aos homens, às tarefas de cuidado. Nessa linha de raciocínio, atividades desse tipo — que incluem o trabalho com crianças, idosos e pessoas com deficiência, assim como as demandas domésticas — são comumente vistas como uma obrigação feminina, mas, lamentavelmente, recebem um grau inferior de reconhecimento e de importância. Isso se torna ainda mais claro pelo fato de muitas tarefas dessa natureza serem mal pagas ou não remuneradas, o que é extremamente preocupante em um país como o Brasil — o qual apresenta, em sua Constituição Federal de 1988, o direito à dignidade laboral.

Ademais, é imperioso destacar a postura inerte do Estado brasileiro quanto à tentativa de mitigar a invisibilização que acomete a problemática. Sob tal ótica, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman define como “Instituições Zumbi” aquelas entidades que mantêm suas estruturas vigentes, contudo não cumprem adequadamente seus papéis sociais. Nesse sentido, o aparato estatal nacional pode ser enquadrado na visão baumaniana, tendo em vista que o trabalho de cuidado colocado em prática pelas mulheres é decorrente, em muitos contextos, da intersecção de desigualdades socioeconômicas e étnicas. Dessa forma, enquanto não for combatida a conjuntura precária vivenciada por tantas meninas e mulheres, as quais se encontram, principalmente, em situação de pobreza e de vulnerabilidade, elas continuarão inseridas em um trabalho de cuidado sem o amparo estatal necessário.

Portanto, fazem-se urgentes medidas de enfrentamento aos impasses da temática supracitada. Assim, o Ministério do Trabalho e Emprego deve realizar um registro das principais áreas com presença do trabalho de cuidado. Tal iniciativa será efetivada por intermédio de profissionais do IBGE, os quais, em parceria com o Poder Executivo, irão às residências onde as mulheres exercem suas atividades e organizarão um auxílio financeiro para ajudá-las a garantir suas dignidades enquanto cidadãs. Isso poderá proporcionar melhores perspectivas de vida para o público feminino, de maneira a fragilizar o machismo e ampliar a igualdade.

Na redação acima, de Gabriela Larissa de Souza Gurgel

foi usada linguagem formal e adequada, sem marcas de oralidade (exemplo: “potencializa a desvalorização de atividades relacionadas ao cuidado”).

os pronomes foram usados corretamente, garantindo clareza e coesão (exemplo: “as quais se encontram, principalmente, em situação de pobreza e de vulnerabilidade”).

os tempos verbais foram usados adequadamente, predominando o presente do indicativo para descrever uma situação atual (exemplo: “entidades que mantêm suas estruturas vigentes”) e o futuro para sugerir ações futuras (exemplo: "irão às residências”).

o texto mantém paralelismo nas estruturas e nas ideias, garantindo equilíbrio (exemplo: “principais intensificadores da temática em questão: o machismo estrutural e a omissão estatal”).

foi usado vocabulário formal e bem variado, adequado ao tema (exemplo: “proposição”, “mitigar”, “vulnerabilidade”)

Dica 5: na hora de escrever, use apenas certezas

Quando estiver escrevendo a sua redação e tem dúvidas sobre como se escreve uma palavra, substitua-a por outra que você tem certeza que sabe como se escreve.

O mesmo para os acentos: se está com dúvida, tente usar uma palavra sinônima.

Releia atentamente tudo o que escreveu no final. Esta revisão é mais uma chance de conferir que você não deixou escapar nenhum erro.

Exemplos de palavras que podem ser substituídas:

  • análise (exame, avaliação)
  • empecilho (obstáculo, dificuldade)
  • encher (preencher, completar)
  • exceção (exclusão, particularidade)
  • excesso (abundância, exagero)
  • mexer (manipular, manejar)
  • pesquisa (estudo, investigação)
  • privilégio (vantagem, benefício)
  • subsídio (auxílio, apoio)
  • assembleia (reunião, encontro)
  • ideia (opinião, pensamento)
  • papéis (documentos, folhas)

Níveis de desempenho para avaliar a Competência I

Existem 6 níveis de pontuação para a Competência I. O maior vale 200, que vai reduzindo em 40 pontos a cada descida de nível.

Assim, a Competência I pode receber as seguintes pontuações de acordo com o seu desempenho:

Níveis de desempenho para avaliar a Competência I da redação do Enem

Leia também:

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. A Redação do Enem. Cartilha do(a) Participante 2024.

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).