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Competência II na Redação ENEM: as 5 melhores dicas para você se destacar

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

A redação do Enem tem uma importância significativa na pontuação final do Exame Nacional do Ensino Médio. Ela é corrigida com base em 5 competências, sendo que cada uma delas vale 200 pontos.

A Competência II é Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Ela inclui compreensão da proposta, atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa e aplicação de repertório sociocultural.

Confira 5 dicas para você se destacar nessa competência:

Dica 1: leia as propostas de redação dos anos anteriores

Dica 2: pratique como definir uma tese

Dica 3: treine a aplicação do seu repertório cultural

Dica 4: pratique a estruturação de textos dissertativos-argumentativos

Dica 5: treine redação regularmente

Dica 1: leia as propostas de redação dos anos anteriores

É fundamental entender o que é solicitado na redação, por isso, a primeira dica é ler as propostas de redação dos anos anteriores para estar familiarizado com elas, incluindo com os textos motivadores. Entender a proposta da redação pressupõe compreender e, acima de tudo, interpretar o que é solicitado.

Além disso, é preciso estar atento ao tema. Primeiro, para não escrever uma redação que aborde algo diferente do que foi pedido e segundo, para não tangenciá-lo, ou seja, abordá-lo apenas parcialmente.

Tangenciar o tema é escrever sobre algo na sua generalidade. O tema da redação do Enem 2023, por exemplo, foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Em geral, ele trata do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil e, de forma mais específica, ele trata dos desafios para enfrentar a invisibilidade desse trabalho.

Isso quer dizer que a redação que abordou o trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil e descreveu diversos aspectos, mas esqueceu de mencionar os desafios enfrentados por esse trabalho, simplesmente tangenciou o tema.

Dica 2: pratique como definir uma tese

A segunda dica é praticar como definir uma tese. Faça isso usando propostas de redação de anos anteriores do Enem.

Uma das exigências do texto dissertativo-argumentativo é que você assuma uma posição clara em relação ao tema. Isso significa que não basta apenas apresentar informações e deixar o leitor decidir o que pensar: você deve ter uma tese (ponto de vista) e defendê-la ao longo do texto, baseando-se em argumentos que tentem convencer o leitor.

A tese precisa ser elaborada de maneira completa, por isso, você precisa definir:

  • qual é a ideia principal;
  • quais são os argumentos que sustentam a sua ideia;
  • qual é a solução proposta.

A partir dessas definições, conseguimos construir uma tese e temos as bases para desenvolver o nosso texto dissertativo-argumentativo.

Reflita sobre alguns temas e escreva parágrafos que mostrem o seu ponto de vista. Depois disso, escolha o tipo de argumento que lhe parece mais adequado e defenda a sua tese com consistência.

Dica 3: treine a aplicação do seu repertório cultural

A terceira dica é treinar a aplicação do seu repertório cultural.

O repertório sociocultural é uma maneira de enriquecer seu texto e demonstrar que você tem conhecimento sobre o tema. Você pode usar citações de autores renomados, conceitos, livros, filmes, dados estatísticos, acontecimentos históricos. Mas, esteja atento ao uso de repertório pertinente e relacionado ao seu tipo argumentação - de exemplificação, de autoridade, de comparação, histórico, de causa e consequência.

Pegue várias propostas dos outros anos de redação do Enem e varie o repertório. Assim, você pratica várias possibilidades, por exemplo, em uma proposta, tente usar citações e em outra, acontecimentos históricos.

Dica 4: pratique a estruturação de textos dissertativos-argumentativos

A quarta dica é praticar estruturação de textos dissertativos-argumentativos. Pegue novamente propostas de redação de anos anteriores do Enem e faça um rascunho simples organizando as partes da sua redação:

  • na introdução, apresente a sua tese;
  • no desenvolvimento, apresente os seus argumentos e as suas consequências;
  • na conclusão, apresente a solução para o problema apresentado no tema da redação.

Depois de ter estruturado o seu texto, pratique a redação desenvolvendo cada uma dessas partes. Escreva um parágrafo para a introdução, dois ou três para o desenvolvimento e um para a conclusão.

Dica 5: treine redação regularmente

A quinta dica é praticar constantemente. Quanto mais você escrever, mais desenvolverá sua capacidade de argumentar, de organizar suas ideias e de criar soluções adequadas para os problemas discutidos.

Uma excelente forma de praticar é escrever sobre temas que já caíram em edições passadas do Enem. Dessa forma, você se familiariza com o tipo de proposta e com os temas recorrentes. Além disso, pode revisar suas redações com base nos critérios de correção, identificando pontos a melhorar.

A prática é ainda mais eficaz se você simular o contexto do dia da prova, ou seja, escrevendo dentro do tempo estipulado (mais ou menos 1h30). Isso ajuda a trabalhar o controle do tempo, algo crucial no dia do Enem, onde você precisa dividir o tempo entre a redação e as questões objetivas.

Níveis de desempenho para avaliar a Competência II

A Competência II é avaliada em 6 níveis de pontuação. A maior nota é 200, com uma redução de 40 pontos a cada descida de nível.

Dessa forma, a pontuação da Competência II varia conforme o seu desempenho:

Níveis de desempenho para avaliar a Competência II da redação do Enem

Para saber mais sobre as outras competências:

Leia também:

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. A Redação do Enem. Cartilha do(a) Participante 2024.

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).