Dinâmicas de volta às aulas para Educação Infantil

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

As primeiras semanas de aula na Educação Infantil são fundamentais para criar um ambiente acolhedor, promover o entrosamento entre as crianças e apresentar as regras e rotinas da sala.

As dinâmicas sugeridas a seguir foram elaboradas para ajudar os professores a alcançar esses objetivos, com atividades lúdicas e envolventes que incentivam a participação e fortalecem os laços da turma.

1. Todos somos importantes

Objetivo: criar um símbolo de união para a turma e decorar a sala.
Material: uma foto do grupo, impressa em tamanho grande, se possível, A3 ou maior, reforçada em material mais resistente, como cartolina. Recortar a foto em pedaços como um quebra-cabeça
Como fazer:

  • Tire uma foto do grupo em um momento especial da aula.
  • Imprima a foto, cole em material mais resistente, como cartolina e recorte-a em pedaços grandes, como um quebra-cabeça.
  • Distribua as peças entre as crianças e peça que, em equipe, montem o quebra-cabeça.
  • Após completado, cole o quebra-cabeça em um cartaz e pendure na parede.

Mensagem final: explique que, assim como no quebra-cabeça, todos na turma são importantes para formar um grupo completo.

2. Nossos cantinhos

Objetivo: identificar e deixar mais acolhedores os cantinhos da sala.
Material: lápis de cor, giz de cera, canetinha, papel colorido, cola, tesoura, materiais recicláveis e outros.
Como fazer:

  • Explique às crianças que a sala será o lugar onde elas passarão muitos momentos felizes, aprendendo e brincando. Por isso, queremos deixá-la bem bonita.
  • Imprima folhinhas que identifiquem os vários cantinhos da sala - um cantinho de leitura, um cantinho para as brincadeiras - e também as caixas para guardar jogos e materiais usados na sala.
  • Depois de as crianças terem pintado as folhinhas, cole-as, mostrando onde cada coisa ficará.

Mensagem final: enfatize que a sala é um espaço de todos e, por isso, precisa ser bem cuidado.

3. Bexigas felizes

Objetivo: promover a cooperação e reforçar a importância de cuidar dos amigos.
Material: bexigas com carinhas felizes desenhadas (uma para cada criança) e uma bexiga com desenho de carinha triste.
Como fazer:

  • Dê uma bexiga com carinha feliz para cada criança.
  • Coloque uma música animada e peça para as crianças dançarem com as bexigas, passando-as para os amigos, sem deixá-las cair no chão.
  • Explique a regra: quem deixar a bexiga cair pega a bexiga triste.
  • Quando uma criança pegar a bexiga triste, pause a música e converse com o grupo sobre como podemos cuidar para que todos fiquem felizes, relacionando à sala de aula (ex.: seguir as regras, cuidar dos amigos).
  • Reinicie o jogo, incentivando as crianças a ajudarem umas às outras para que as bexigas felizes não caiam.

Mensagem final: reforce que todos precisam colaborar para que o ambiente escolar seja alegre e seguro para todos.

4. Pintando as regras

Objetivo: identificar atitudes corretas e erradas, promovendo a compreensão das regras da sala.
Material: folhas de atividades com desenhos que representem situações do dia a dia (ex.: emprestar material, brincar sem brigar, estragar algo de propósito).
Como fazer:

  • Distribua folhas com imagens que mostrem ações corretas e incorretas.
  • Peça para as crianças colorirem as atitudes corretas e deixarem em branco as erradas.
  • Cole as folhas na parede para usar como um lembrete visual das regras.

Mensagem final: explique que as regras ajudam todos a conviver em harmonia e ter um ambiente agradável para brincar e aprender.

atividade para identificar atitudes corretas e incorretas na escola
Clique na imagem para imprimir

5. Encontro de amigos

Objetivo: promover a interação e o conhecimento entre os amigos.
Material: fichas com figuras ou ícones simples (animais, frutas, cores).
Como fazer:

  • Entregue uma ficha para cada criança. Certifique-se de que há pares de figuras iguais.
  • Peça que cada criança procure quem tem uma ficha igual à dela.
  • Quando encontrarem o par, cada um deve se apresentar: "Oi, meu nome é ____."
  • No final, reúna o grupo e peça que cada dupla apresente um ao outro para a turma.

Mensagem final: destaque a importância de conhecer os amigos e de trabalhar em equipe.

6. Mala do tesouro

Objetivo: ensinar onde ficam os materiais e promover a organização da sala.
Material:

Conteúdo exclusivo para assinantes Toda Matéria+
Além de mais exercícios, tenha acesso a mais recursos para dar um up nos seus estudos.
Corretor de Redação para o Enem
Exercícios exclusivos
Estude sem publicidade

Para dinâmicas para alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio: Dinâmicas para o primeiro dia de aula.

Leia também:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).