Dinâmicas de volta às aulas para Educação Infantil
As primeiras semanas de aula na Educação Infantil são fundamentais para criar um ambiente acolhedor, promover o entrosamento entre as crianças e apresentar as regras e rotinas da sala.
As dinâmicas sugeridas a seguir foram elaboradas para ajudar os professores a alcançar esses objetivos, com atividades lúdicas e envolventes que incentivam a participação e fortalecem os laços da turma.
1. Todos somos importantes
Objetivo: criar um símbolo de união para a turma e decorar a sala.
Material: uma foto do grupo, impressa em tamanho grande, se possível, A3 ou maior, reforçada em material mais resistente, como cartolina. Recortar a foto em pedaços como um quebra-cabeça
Como fazer:
- Tire uma foto do grupo em um momento especial da aula.
- Imprima a foto, cole em material mais resistente, como cartolina e recorte-a em pedaços grandes, como um quebra-cabeça.
- Distribua as peças entre as crianças e peça que, em equipe, montem o quebra-cabeça.
- Após completado, cole o quebra-cabeça em um cartaz e pendure na parede.
Mensagem final: explique que, assim como no quebra-cabeça, todos na turma são importantes para formar um grupo completo.
2. Nossos cantinhos
Objetivo: identificar e deixar mais acolhedores os cantinhos da sala.
Material: lápis de cor, giz de cera, canetinha, papel colorido, cola, tesoura, materiais recicláveis e outros.
Como fazer:
- Explique às crianças que a sala será o lugar onde elas passarão muitos momentos felizes, aprendendo e brincando. Por isso, queremos deixá-la bem bonita.
- Imprima folhinhas que identifiquem os vários cantinhos da sala - um cantinho de leitura, um cantinho para as brincadeiras - e também as caixas para guardar jogos e materiais usados na sala.
- Depois de as crianças terem pintado as folhinhas, cole-as, mostrando onde cada coisa ficará.
Mensagem final: enfatize que a sala é um espaço de todos e, por isso, precisa ser bem cuidado.
3. Bexigas felizes
Objetivo: promover a cooperação e reforçar a importância de cuidar dos amigos.
Material: bexigas com carinhas felizes desenhadas (uma para cada criança) e uma bexiga com desenho de carinha triste.
Como fazer:
- Dê uma bexiga com carinha feliz para cada criança.
- Coloque uma música animada e peça para as crianças dançarem com as bexigas, passando-as para os amigos, sem deixá-las cair no chão.
- Explique a regra: quem deixar a bexiga cair pega a bexiga triste.
- Quando uma criança pegar a bexiga triste, pause a música e converse com o grupo sobre como podemos cuidar para que todos fiquem felizes, relacionando à sala de aula (ex.: seguir as regras, cuidar dos amigos).
- Reinicie o jogo, incentivando as crianças a ajudarem umas às outras para que as bexigas felizes não caiam.
Mensagem final: reforce que todos precisam colaborar para que o ambiente escolar seja alegre e seguro para todos.
4. Pintando as regras
Objetivo: identificar atitudes corretas e erradas, promovendo a compreensão das regras da sala.
Material: folhas de atividades com desenhos que representem situações do dia a dia (ex.: emprestar material, brincar sem brigar, estragar algo de propósito).
Como fazer:
- Distribua folhas com imagens que mostrem ações corretas e incorretas.
- Peça para as crianças colorirem as atitudes corretas e deixarem em branco as erradas.
- Cole as folhas na parede para usar como um lembrete visual das regras.
Mensagem final: explique que as regras ajudam todos a conviver em harmonia e ter um ambiente agradável para brincar e aprender.
5. Encontro de amigos
Objetivo: promover a interação e o conhecimento entre os amigos.
Material: fichas com figuras ou ícones simples (animais, frutas, cores).
Como fazer:
- Entregue uma ficha para cada criança. Certifique-se de que há pares de figuras iguais.
- Peça que cada criança procure quem tem uma ficha igual à dela.
- Quando encontrarem o par, cada um deve se apresentar: "Oi, meu nome é ____."
- No final, reúna o grupo e peça que cada dupla apresente um ao outro para a turma.
Mensagem final: destaque a importância de conhecer os amigos e de trabalhar em equipe.
6. Mala do tesouro
Objetivo: ensinar onde ficam os materiais e promover a organização da sala.
Material:
Para dinâmicas para alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio: Dinâmicas para o primeiro dia de aula.
Leia também:
- Brincadeiras e atividades educativas para educação infantil
- Brincadeiras de roda para Educação Infantil
- Adivinhas infantis para divertir a criançada
- Planos de aula para Educação Infantil
- Relatório individual para educação infantil: o que é e como fazer (com exemplos e modelos prontos)
FERNANDES, Márcia. Dinâmicas de volta às aulas para Educação Infantil. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/dinamicas-de-volta-as-aulas-para-educacao-infantil/. Acesso em: