DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis
DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) são aquelas que podem ser transmitidas de uma pessoa para outra pelo contato sexual.
A maioria é causada por microrganismos que se alojam nos órgãos genitais. Todas são perigosas e podem deixar sequelas se não forem tratadas a tempo.
Lembre-se que a camisinha é o único método de prevenção eficaz contra as DSTs e a AIDS. Algumas DSTs, em sua fase inicial, têm tratamento, controle ou cura.
1. Gonorreia
Gonorreia, também chamada de blenorragia, é uma das DSTs mais comuns. Pode atingir homens e mulheres.
É causada por bactérias que infeccionam a uretra, provocando ardência ao urinar, coceira, inchaço e vermelhidão nas bordas do orifício urinário. Se não tratada a tempo, pode levar à esterilidade.
2. Sífilis
A sífilis é causada por uma bactéria e transmitida pelo contato sexual ou pelo sangue contaminado.
É uma doença grave, que pode atacar vários órgãos vitais. Pode causar cegueira, paralisia, distúrbios cardíacos e neurológicos e até a morte.
Em mulheres grávidas, pode causar danos irreversíveis no sistema nervoso do feto. Seu principal sintoma é uma pequena úlcera, dura e indolor, nos órgãos sexuais.
Essa úlcera tende a desaparecer depois de algum tempo. Mais tarde podem surgir manchas vermelhas pelo corpo, que desaparecem, mas a doença continua ativa.
3. Herpes Genital
A herpes genital é causada por um vírus, para o qual não existe cura. A doença provoca pequenas bolhas, nos órgãos sexuais, que, ao se romper, viram feridas, provocando ardor, coceira e dor.
As bolhas podem desaparecer e voltar depois de certo tempo, dependendo das condições do sistema imunitário do portador.
4. Candidíase
É causada por fungos normalmente existentes no nosso corpo, mas que proliferam muito devido ao estresse, ao uso de antibióticos, de anticoncepcionais e durante a gravidez. Causa ardência e coceira.
A candidíase é transmitida pelo contato sexual ou por roupas íntimas compartilhadas. Se a mãe estiver com candidíase, o bebê poderá ser contaminado na hora do parto.
Os fungos podem também atacar a mucosa bucal, quando então a doença é chamada popularmente de “sapinho”.
5. Condiloma Acuminado
Esse tipo de doença é causado pelo vírus HPV – papiloma (com subtipos). Pode ser transmitido à mulher pelo homem sem que este manifeste sintomas, sendo por isso, chamado de portador assintomático.
Os seus sintomas são o aparecimento de verrugas, muitas vezes microscópicas, nos órgãos genitais. Nas mulheres o vírus pode permanecer inerte durante anos, ativando-se em momentos de baixa imunidade.
Pode aumentar o rico de câncer de colo uterino. Já existem vacinas para prevenir alguns tipos de vírus que provocam a doença.
6. Hepatite B
A hepatite B é causada por um vírus que ataca o fígado. O indivíduo contaminado pode se recuperar da infecção ou se tornar portador crônico, desenvolvendo graves doenças, como cirrose ou câncer no fígado.
O contágio ocorre por relações sexuais com indivíduos infectados ou pelo sangue contaminado. A prevenção é feita com vacina.
Saiba mais sobre os Métodos contraceptivos.
7. Aids
Também chamada de SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), a AIDS é causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) que ataca os linfócitos – células sanguíneas especializadas na produção de anticorpos que são responsáveis pela defesa do organismo.
O HIV pode ser transmitido através do esperma, do sangue, da secreção vaginal e do leite materno de pessoas contaminadas.
O vírus pode ficar durante vários anos no organismo de uma pessoa sem se manifestar, até destruir os linfócitos, podendo levar a morte, em consequência de outras doenças chamadas de oportunistas.
Existem medicamentos capazes de prolongar a vida do paciente com aids, melhorando sua qualidade de vida.
Quer saber mais sobre doenças? Leia os artigos:
MATÉRIA, Equipe. DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/dst-doencas-sexualmente-transmissiveis/. Acesso em: