Energia Renovável
Energia renovável é a energia obtida de fontes que regeneram-se espontaneamente ou através da intervenção adequada do homem.
São exemplos a energia solar, eólica, hidráulica, de biomassa, geotérmica, energia dos oceanos e energia de hidrogênio.
O rápido esgotamento das fontes de energia, principalmente de energia fóssil, o aumento do consumo de combustíveis e a contaminação do meio ambiente, são alguns motivos que levam a humanidade a buscar opções de energia mais abundantes e menos poluentes, chamadas de energias alternativas ou renováveis.
Energia Solar
Energia solar é uma fonte de energia limpa e barata. Sua utilização não traz danos para o ambiente e representa uma opção bastante viável. As estações de captação ou painéis solares de energia já são usados amplamente para o aquecimento de água e a obtenção de eletricidade em diversos países, entre eles, Israel, França e Estados Unidos.
Energia Eólica
A energia eólica é a energia dos ventos, é abundante fonte de energia renovável e disponível em todos os lugares do mundo. É gerada por meio de aerogeradores, onde a força dos ventos é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico.
Diversos países já fazem uso da energia eólica, entre eles, Estados Unidos (Califórnia), Dinamarca, Grécia, China e Holanda. No Brasil o maior potencial está no litoral da Região Nordeste.
Energia Hidráulica
A hidreletricidade é obtida pelo aproveitamento do movimento da água dos rios. A energia elétrica assim obtida é uma fonte não poluente e renovável. Os maiores impactos ambientais ocorrem na construção da usina hidrelétrica, com o represamento da água. Entre os países que mais produzem energia hidrelétrica estão Canada, Brasil e China.
Energia da Biomassa
A energia da biomassa é obtida através de tecnologias que permitem converter em energia uma variedade de produtos como plantas, excrementos, madeira, resíduos agrícolas e até o lixo.
Os produtos são transformados em energia, por meio de combustão, gaseificação, fermentação ou na produção de substâncias líquidas.
A biomassa pode ser convertida em eletricidade, calor e combustíveis. No Brasil, a cana de açúcar é utilizada para produção do etanol.
Energia Geotérmica
A energia geotérmica é obtida através da energia que provem do calor do interior da Terra. São aproveitadas as águas quentes e os vapores para a produção de eletricidade e calor. Próximo a superfície, a água subterrânea pode atingir temperaturas de ebulição e dessa forma servir para impulsionar turbinas para eletricidade e aquecimento.
Energia dos Oceanos
A energia dos oceanos consiste na transformação da energia contida nas ondas do mar em energia elétrica. É uma energia limpa e renovável, já empregada em Portugal, Reino Unido, Japão e Noruega.
Energia do Hidrogênio
A energia do hidrogênio é obtida da combinação do hidrogênio com o oxigênio, produzindo vapor de água e liberando energia que é convertida em eletricidade. Já existem protótipos de carros movidos a hidrogênio.
Saiba também sobre:
- Fontes de Energia
- Energia Não Renovável
- Exercícios de Fontes de Energia (com gabarito)
- Tipos de Energia
- Matriz energética brasileira
- Fontes Alternativas de Energia
- Sustentabilidade: o que é, conceito e seus tipos (com exemplos)
- Usina Hidrelétrica
- Cidades Sustentáveis
- Ciências da natureza e suas tecnologias: Enem
Referências Bibliográficas
LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro; MENDONÇA, Cláudio. Conecte: Território e sociedade no mundo globalizado. São Paulo: Saraiva, 2014.
MARQUES, Vinícius. Energia Renovável. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/energia-renovavel/. Acesso em: