Era Mesozoica

Rubens Castilho
Rubens Castilho
Professor de Biologia e Química Geral

A Era Mesozoica também é chamada de Idade dos Dinossauros e durou entre 250 milhões a 65 milhões de anos atrás. É dividida em três períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo. No evento “extinção Permo-Triássica” ocorreu a maior extinção na Terra, dizimando 95% de toda a vida marinha e 70% da vida útil no planeta.

No início da Era Mesozoica, os continentes como os conhecemos hoje estavam unidos em uma massa continental denominada Pangeia. O continente Pangeia era dividido em Laurásia, ao Norte, e Gondwana, ao Sul.

Laurásia foi, posteriormente, dividido em continentes da América do Note e da Eurásia, enquanto Gondwana em América do Sul, África, Austrália, Antártica e no subcontinente da Índia, que após a Era Mesozoica colidiu com a Eurásia, formando os Himalaias.

Características da Era Mesozoica

  • Era dos dinossauros;
  • Clima quente e árido;
  • Surgem répteis como tartarugas, pterossauros, lagartos e serpentes;
  • Surgem os primeiros mamíferos;
  • Aumenta a variedade de moluscos, mariscos e caracóis;
  • Surgem os tubarões, peixes ósseos e répteis marinhos;
  • Surgem insetos como moscas, borboletas e abelhas;
  • Alteração da flora, de Gimnospermas para Angiospermas;
  • Extinção dos dinossauros.

Período Triássico

O Período Triássico durou entre 250 e 203 milhões de anos e marca o início da Era Mesozoica. Entre a passagem do período Permiano, na Era Paleozoica, para o Período Triássico ocorreu a extinção de grande parte dos animais da Terra, sendo dizimados corais, equinodermos, moluscos e outros invertebrados.

A vegetação desse Período era de coníferas, gincófitas e cicadáceas, representantes do grupo das Gimnospermas. Além de Pteridófitas, como samambaias arbóreas e cavalinhas.

Entre o meio e o fim do Triássico surgem os dinossauros herbívoros e que não eram maiores que perus. Esses animais, contudo, tornaram-se maiores, mais rápidos e ferozes, o que os impelia a caçar as espécies menores.

Surgem os primeiros répteis voadores (pterossauro), quelônios (tartarugas, cágados e jabutis), crocodilos e répteis marinhos (Ictiossauros e Plesiossauros). Também é no Triássico que aparecem os primeiros mamíferos.

Era Mesozoica
No Período Triássico, há 200 milhões de anos, os continentes estavam unidos no supercontinente Pangeia

Período Jurássico

O Período Jurássico durou entre 203 e 135 milhões de anos atrás. Imensos dinossauros herbívoros, chamados saurópodes dominam a superfície terrestre e alimentavam-se de plantas Gimnospermas. Os saurópodes, contudo, eram presas dos chamados tetrápodes, que incluíam Ceratosauros, Megalosauros e Alosauros.

No chamado Jurássico tardio, os répteis marinhos eram comuns, bem como os peixes. Havia, ainda, os ictiossauros, plesiossauros, equinoides, estrelas-do-mar e esponjas entre os invertebrados. Nesse período surgem os lagartos, os anfíbios e a espécie de ave mais antiga, a Archaeopteryx.

Era Mesozoica
No Período Jurássico, a Terra estava dividida entre os continentes Laurásia e Gondwana

Período Cretáceo

O Período Cretáceo é compreendido entre 135 milhões e 65 milhões de anos atrás. Entre as principais características desse período está o surgimento de raias, tubarões modernos, alguns dinossauros herbívoros como os dinossauros de bico de pato e os dinossauros de corno.

Entre os dinossauros, estavam presentes o Tiranossauro Rex, o Tricerátops, o Velociraptor e o Spinosauros. Surgiram novas aves e os mamíferos com molares complexos, além de membros dos grupos Monotremata, Marsupialia e Eutheria.

Houve grande modificação da flora nesse Período. As Angiospermas, plantas com flores, se espalharam pelas regiões do planeta, mas predominavam nas proximidades do Equador. As Angiospermas encontradas nesse Período eram, principalmente, pequenas árvores, arbustos e gramíneas.

É um período de diversificação dos insetos, do surgimento das formigas, cupins e borboletas. Aparecem os pulgões, gafanhotos e vespas.

O Cretáceo é marcado, ainda, pelo surgimento das abelhas, que contribuiriam para os processos de polinização e dispersão das plantas com flores.

O Período Cretáceo termina com a extinção de metade da vida da Terra e dos animais não-aviários. Entre as teorias aceitas para a causa da extinção está o impacto de um corpo celeste na Península de Yucatán, no México.

Escala de Tempo Geológico

A história da Terra pode ser dividida em Éons, Eras, Períodos, Épocas e Idades.

Éon Era Período Época Idade

(milhões

de anos)
Fanerozoico Cenozoico Quaternário Holoceno Início:

2,6 Ma
Pleistoceno
Neógeno Plioceno Início:

23 Ma
Mioceno
Paleógeno Oligoceno Início:

65 Ma
Eoceno
Paleoceno
Mesozoico Cretáceo Início:

250 Ma
Jurássico
Triássico
Paleozoico Permiano Início:

542 Ma
Carbonífero
Devoniano
Siluriano
Ordoviciano
Cambriano
Proterozoico Neoproterozoico Ediacarano

Início:

1000 Ma

Criogeniano
Toniano
Mesoproterozoico Steniano

Início:

1600 Ma

Ectasiano
Calymmiano
Paleoproterozoico Statheriano

Início:

2500 Ma

Orosiriano
Rhyaciano
Sideriano
Arqueano Neoarqueano

Início:

2800 Ma

Mesoarqueano Início:

3200 Ma
Paleoarqueano Início:

3600 Ma
Eoarqueano Início:

4000 Ma
Hadeano Início:

4600 Ma
Ma = Milhões de anos

Adquira mais conhecimento com os conteúdos:

Referências Bibliográficas

JANIS, C. M.; HEISER, J. B. Geografia e Ecologia da Era Mesozóica. In: DE SOUZA, A. M. (Ed.). A vida dos vertebrados. 4. ed. São Paulo: Atheneu Editora, 2008. v. 15, p. 381–387.

Rubens Castilho
Rubens Castilho
Biólogo (Licenciado e Bacharel), Mestre e Doutorando em Botânica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professor de Ciências e Biologia para os Ensinos Fundamental II e Médio desde 2017.