Escultura Grega
As esculturas mais conhecidas são as gregas. Elas alcançaram uma perfeição nunca antes obtida, de modo que deixaram um legado e inspiram artistas até hoje. Elas se inspiraram nas esculturas egípcias e foram copiadas pelos romanos.
Características
As esculturas egípcias eram estáticas, não apresentavam movimentos e retratavam, especialmente, o faraó. A estátuas gregas, por sua vez, conseguiram exibir o movimento, a beleza idealizada ou perfeita, bem como proporções equilibradas.
Aos poucos, os braços estendidos pelo corpo ganharam algum movimento, enquanto os músculos sobressaíam das esculturas e outros detalhes se somavam, como os cabelos.
Conheça a História da Escultura.
Além das figuras humanas também foram feitas figuras de animais, especialmente cavalos.
Escultores e Obras de Arte
Fídias é o mais famoso de todos os escultores gregos. É o criador de "Athena", de 438 a.C. e de "Zeus", de 456 a.C.
A estátua de Athena estava situada no Panteon de Atenas e a de Zeus no Templo de Zeus, em Olímpia.
Ambas se perderam com tempo, destruídas em circunstância desconhecidas, supõe-se que por terremotos. Assim, o que restou foram relatos descritivos e representações em moedas.
A Escultura de Zeus é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.
Praxiteles é um dos mais famosos escultores gregos. Destacou-se, principalmente, a partir da Escultura de Afrodite, em 340 a.C. - o primeiro nu feminino.
Crésilas é especialmente conhecido pelo busto de "Péricles", criado em 425 a.C.
Felizmente algumas obras-primas gregas foram copiadas pelos romanos, pois assim sobreviveram e puderam chegar ao nosso conhecimento, uma vez que os originais gregos se perderam.
Leia também:
Métodos e Materiais das esculturas gregas
O bronze era o material mais adequado para os gregos. Anteriormente era utilizado o mármore, mas ele se rompia facilmente sobre seu próprio peso, dificultando a execução e comprometendo a durabilidade da peça.
Apesar de por muito tempo a cultura ocidental ter alimentado a ideia de que as esculturas gregas eram inteiras brancas, sabe-se que elas eram pintadas. A pintura era utilizada na pele, nos cabelos e nas roupas.
Enquanto isso, lanças e capacetes era feitos de bronze, bem como, em algumas esculturas, um disco colocado para evitar que fossem alvo da sujeira dos pássaros.
As estátuas feitas de bronze eram revestidas de cera e polidas. Nos lábios, era utilizado cobre ou prata.
Para compreender melhor o assunto, veja: Evolução da Escultura Grega.
Diferenças entre a Escultura Grega e Romana
A escultura grega deu origem à escultura romana. Entretanto, a romana atribui às suas representações o realismo das formas, ao passo que a escultura grega era essencialmente idealista.
Assim, os romanos retratavam rostos envelhecidos, enquanto os gregos concediam juventude aos bustos - mesmo dos que já não eram jovens. Os imperadores eram retratados sem imperfeições (para supor um caráter divino), assim como os penteados eram bem elaborados para as mulheres gregas.
Saiba mais em Escultura Romana.
Referências Bibliográficas
PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Editora Ática, 1994. 2.
AIDAR, Laura. Escultura Grega. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/escultura-grega/. Acesso em: