Esqueleto Humano
O esqueleto humano é a estrutura óssea que compõe o corpo humano.
Ele corresponde ao conjunto de ossos de um determinado corpo, sendo suas principais funções: sustentação, locomoção e proteção dos órgãos vitais.
Partes do Esqueleto
O esqueleto humano é dividido em duas partes: esqueleto axial e o esqueleto apendicular.
Esqueleto Axial
Formado pelo crânio (caixa craniana), a caixa torácica (tórax) e a coluna vertebral, o esqueleto axial é a parte central do corpo humano.
Esqueleto Apendicular
Formado pelos membros superiores e inferiores (braços, mãos, pernas e pés), ombro, cintura, pelve, juntas, articulações e ligamentos, o esqueleto apendicular é aquele que se junta ao esqueleto axial.
Ossos
Os ossos são estruturas formadas por tecido ósseo e cálcio que auxiliam na locomoção, na sustentação, na proteção e na reserva de minerais do corpo.
O corpo humano é formado por 206 ossos e, de acordo com sua forma, são classificados em: ossos curtos, longos, irregulares, planos, sesamoides e os supranumerários.
Tendões
Os tendões são cordões fibrosos, ou seja, estruturas formadas por tecido conjuntivo composto de colágenos.
Sua principal função a de conectar os músculos aos ossos e, dessa maneira, auxiliar os movimentos e no equilíbrio do corpo.
Ligamentos
Os ligamentos são tecidos fibrosos que tem a função de ligar, conectar um osso ao outro, uma vez que reforçam a estabilização das articulações e auxiliam nos movimentos.
Diferem dos tendões na medida em que estes conectam os músculos aos ossos e os ligamentos unem os ossos aos outros ossos.
Cartilagens
As cartilagens do corpo humano são tecidos elásticos (tecido conjuntivo cartilaginoso) compostos de colágeno.
São encontradas, por exemplo, no nariz e na orelha, sendo sua principal função a de proteção. As cartilagens são divididas em cartilagem elástica, fibrosa e hialina.
Curiosidades
- No total, um homem adulto possui 206 ossos: 80 ossos no esqueleto axial e 126 ossos no esqueleto apendicular.
- Há diferenças entre as estruturas ósseas de um homem e de uma mulher, visto que as mulheres apresentam a pelve e o esterno mais largos, contudo, a maioria dos outros ossos, como do pulso e do maxilar, são mais estreitos que os do homem.
- Algumas doenças relacionadas ao sistema esquelético são: a osteoporose, ou seja, a diminuição da massa óssea caracterizada pela fragilidade e porosidade dos ossos; e raquitismo, muito comum nas crianças, essa doença está associada à má formação dos ossos mediante a carência de vitamina D e de cálcio.
Veja também:
DIANA, Juliana. Esqueleto Humano. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/esqueleto-humano/. Acesso em: