O que são as estrelas?

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

As Estrelas são corpos celestes com luz própria. Elas são, na verdade, esferas gigantes compostas de gases que produzem reações nucleares de fusão, mas, graças à gravidade, podem se manter vivas (sem se explodir) por trilhões de anos.

Assim, além de luz, elas emitem energia na forma de calor, que se propaga na forma de radiação pelo espaço.

Só na nossa galáxia — a Via-Láctea — as estimativas apontam entre cem e quatrocentos bilhões de estrelas. O Sol, única estrela em nosso sistema planetário, é uma delas.

Como se formam as Estrelas?

As nebulosas (nuvens formadas de poeira e gás) se contraem e formam uma esfera. Estas nuvens são formadas principalmente por hidrogênio e hélio. Ao se contrair devido à gravidade, o gás se concentra lentamente e aquece milhões de graus, num processo violento que pode levar milhões de anos.

Assim, é formada uma protoestrela e, somente após atingir uma temperatura altíssima, têm início as reações nucleares das quais resultam as estrelas.

Durante o processo de contração da nebulosa, o hidrogênio se funde, formando hélio. Essa reação libera enormes quantidades de energia.

EstrelasFormação das estrelas

Tipos de estrelas

As estrelas são classificadas principalmente por características como sua massa, brilho e temperatura.

As Estrelas Anãs Brancas

São estrelas com calor residual, uma vez que já queimaram seu combustível nuclear. As anãs brancas são muito densas. Possuem uma massa próxima a do Sol, porém, com diâmetros similares à da Terra. À medida que esfriam, elas vão se tornando mais difíceis de se enxergar a olho nu. Antes desse estágio, porém, elas já passaram pela fase de estrela gigante vermelha.

As estrelas Anãs Vermelhas

São o tipo mais numeroso no universo. Bem menores que o Sol, também emitem menos luz e calor.

As estrelas gigantes

As estrelas gigantes possuem raios entre dezenas e centenas de vezes maiores que o Sol. Há basicamente dois tipos de estrelas gigantes: as vermelhas e as azuis.

As gigantes vermelhas são, na verdade, as mais frias, enquanto as azuis, mais quentes e muito mais massivas.

As estrelas de nêutrons

As estrelas de nêutrons possuem características bem particulares, como tamanhos bem menores que do Sol, com raios de até poucos quilômetros, mas com elevada massa. Estas estrelas também giram a velocidades altíssimas. Outra característica são os fortes campos elétrico e magnético.

O que são Anãs Marrons?

Nem todas as nuvens interestelares formam estrelas. Quando elas não atingem uma certa dimensão, não se transformam em estrelas, de modo que são denominadas “anãs marrons”.

Vale ressaltar que é incorreto chamá-las de “estrelas anãs” porque elas não chegam a ser estrelas, são apenas “anãs marrons”.

As Cores das Estrelas

Existem estrelas vermelhas, amarelas, brancas e azuis. As estrelas emitem luzes de cores diferentes em decorrência da sua temperatura.

As vermelhas, com cerca de 3000º C, são as que têm a temperatura mais baixa; enquanto com cerca de 40000º C as azuis são as que têm a temperatura mais alta.

O Tamanho das Estrelas

Para se ter noção da dimensão das estrelas, saiba que o Sol é uma estrela pequena. No entanto, ele tem um diâmetro de 1 milhão e meio de quilômetros (equivalendo a cerca de 1 milhão de planetas Terra).

O tamanho do Sol também é utilizado como referência, a fim de comparação com outras estrelas.

Lista com as 5 maiores estrelas

Como o Sol é utilizado como parâmetro para o tamanho das outras estrelas, esta lista apresenta as cinco possíveis maiores estrelas já catalogadas, considerando o diâmetro do Sol.

Vale lembrar que os valores não são totalmente precisos e dependem da metodologia adotada. Novas descobertas também podem alterar esta lista.

Estrela Número de vezes o diâmetro do Sol

KY Cygni 1420
VY Canis Majoris 1420
KW Sagittarii 1460
NML Cygni 1650
UY Scuti 1700

As Estrelas Morrem?

As estrelas morrem após gastar o seu combustível - quanto maior a sua dimensão, mais combustível elas consomem.

Primeiro, as estrelas gastam o hidrogênio e quando isso acontece, as estrelas envelhecem. A seguir, começam a gastar o hélio e isso faz com que elas cresçam muito, de modo que sua temperatura diminui, tornando-a vermelha.

Assim, nesse estágio as estrelas são classificadas como gigantesvermelhas.

E o Sol?

O Sol gasta 600 toneladas de hidrogênio a cada segundo. Segundo os astrônomos, isso indica que o período de vida do Sol terminará em cerca de 5 bilhões de anos.

No seu caso, após atingir uma dimensão gigantesca, ele se transformará em uma nebulosaplanetária. O que dele sobrar será uma anã branca.

Estrelas

Quantas estrelas existem no universo?

Esta é uma pergunta sem uma resposta precisa, o que a ciência pode nos fornecer é uma ideia de ordem de grandeza deste número. As estrelas se concentram nas galáxias, aglomerados que podem possuir centenas de bilhões de estrelas.

Estima-se que existam centenas de bilhões de galáxias no universo. Esta multiplicação levaria ao número aproximado de 10 sextilhões de estrelas.

O que é Estrela Cadente?

Estrela-cadente é o nome popular como é conhecido o meteoro. A estrela-cadente resulta do lançamento de uma partícula sólida que se evapora. O resultado é um efeito luminoso.

Quando visualizamos um rastro luminoso no céu durante a noite, podemos estar diante do fenômeno da estrela-cadente.

As estrelas cadentes são formadas por fragmentos advindos do espaço interplanetário que se aquecem no momento em que atingem a atmosfera.

Constelações

As constelações são um conjunto de estrelas que, embora pareçam próximas a olho nu, estão extremamente distantes no espaço celeste.

Dentre as principais constelações do universo vistas da Terra, as mais populares são:

Cruzeiro do Sul, vista do hemisfério sul.

Ursa Maior e Ursa Menor, vistas do hemisfério norte.

Constelações vistas do hemisfério Norte

Constelações Vistas dos Hemisférios Norte

Constelações vistas do hemisfério Sul

Constelações Vistas dos Hemisférios Sul

Que tal ler também Principais Constelações?

Você também pode se interessar por:

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.