Exercício de Português para o 3º ano do Ensino Médio (com respostas)
Responda às questões de Língua Portuguesa, confira as respostas e as explicações no gabarito comentado.
Questão 1
Em qual das alternativas a oração destacada exerce a função de sujeito da oração principal?
a) Era evidente que o time precisava de reforços.
b) Pedro acreditava que tudo daria certo.
c) O diretor confirmou que haverá reunião amanhã.
d) Todos souberam que o evento foi cancelado.
Alternativa certa: a) Era evidente que o time precisava de reforços.
A oração acima destacada acima é uma oração subordinada, ou seja, ela exerce função sintática sobre a outra. Ela é classificada como oração subordinada substantiva porque exerce funções próprias dos substantivos, por exemplo, a função de sujeito, como neste caso. Por esse motivo sua classificação completa é oração subordinada substantiva subjetiva.
As orações das alternativas restantes são classificadas como orações subordinadas substantivas objetivas diretas, porque exercem a função de objeto direto.
Questão 2
Selecione a alternativa em que não há impropriedade vocabular ou erro de grafia:
a) É preciso hesitar diante de decisões importantes.
b) O contrato será rescidido por ambas as partes.
c) A empresa precisa dispor de recursos adicionais.
d) Devemos ter conssiência dos nossos direitos.
Alternativa certa: c) A empresa precisa dispor de recursos adicionais.
Na oração acima, não há qualquer tipo de erro, quer gráfico, quer de impropriedade vocabular. A impropriedade vocabular é, por exemplo, usar palavras incompatíveis com a construção da frase, como acontece na oração a), em que o correto seria dizer: É preciso não hesitar diante de decisões importantes.
As alternativas restantes apresentam erros de grafia. Correção:
b) O contrato será rescindido por ambas as partes.
d) Devemos ter consciência dos nossos direitos.
Questão 3
Assinale a alternativa em que a colocação dos pronomes oblíquos átonos obedece à norma culta:
a) A decisão se tomará amanhã.
b) Me avisaram sobre a nova reunião.
c) Não devolveram-me os papéis que eu havia levado.
d) Entregaram-lhe o documento sem atrasos.
Alternativa certa: d) Entregaram-lhe o documento sem atrasos.
Na oração acima a ênclise (colocação do pronome depois do verbo) foi usada corretamente, porque a ênclise é usada quando a oração é iniciada com verbos, como neste caso.
Correção das alternativas restantes:
a) A decisão tomar-se-á amanhã. (a mesóclise é usada com verbos no futuro do presente, como neste caso)
b) Avisaram-me sobre a nova reunião. (ênclise)
c) Não me devolveram os papéis que eu havia levado. (a próclise é usada quando a oração contém palavras que expressam negação, como neste caso)
Questão 4
Indique a única alternativa cuja frase está livre de ambiguidade.
a) O professor elogiou o aluno com entusiasmo.
b) Vi o rapaz na biblioteca que você comentou.
c) Recebem os juízes os competidores.
d) O gerente comunicou aos funcionários a nova regra.
Alternativa certa: d) O gerente comunicou aos funcionários a nova regra.
A frase acima não apresenta dupla sentido. O mesmo não acontece com as frases restantes:
a) O professor elogiou o aluno com entusiasmo. (o professor ou o aluno estava entusiasmado?)
b) Vi o rapaz na biblioteca que você comentou. (o comentário foi feito sobre o rapaz ou sobre a biblioteca?)
c) Recebem os juízes os competidores. (os juízes recebem os competidores ou o inverso?)
Questão 5
Considerando a frase “Tentei resolver o problema sozinho; porém, não consegui, mas agradeço pela ajuda oferecida.”, responda.
O conectivo mas estabelece coesão entre:
a) a oração “Tentei resolver o problema sozinho” e a oração “não consegui”.
b) a oração “não consegui” e a oração “agradeço pela ajuda oferecida”.
c) a oração “Tentei resolver o problema sozinho” e a oração “agradeço pela ajuda oferecida”.
d) a oração implícita “se eu pudesse” e a oração “agradeço pela ajuda oferecida”.
Alternativa certa: b) a oração “não consegui” e a oração “agradeço pela ajuda oferecida”.
O conectivo mas expressa uma relação adversativa, ou seja, uma ideia de oposição, entre “não consegui” e “agradeço pela ajuda oferecida”. Assim, ele indica oposição entre o fracasso e o reconhecimento da ajuda.
Está no 3º ano e quer continuar praticando? Faça mais exercícios do 3º ano do Ensino Médio de Língua Portuguesa.
E para outros anos, temos também:
- Exercícios de gramática da Língua Portuguesa comentados (Ensino Médio)
- Exercícios de Português para o 1º ano do Ensino Médio (com gabarito)
- Exercícios de Português para o 2º ano do Ensino Médio (com gabarito)
FERNANDES, Márcia. Exercício de Português para o 3º ano do Ensino Médio (com respostas). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicio-de-portugues-para-o-3-ano-do-ensino-medio-com-respostas/. Acesso em: