Exercício sobre acústica (com gabarito explicado)
A acústica é a parte da Física que estuda os fenômenos do som. Pratique seus conhecimentos sobre este tema com os exercícios preparados para você.
Questão 1
Qual das seguintes características do som permite distinguir um violino de um piano tocando a mesma nota musical com a mesma intensidade?
a) Altura
b) Timbre
c) Intensidade
d) Frequência
e) Amplitude
A característica que permite distinguir um violino de um piano tocando a mesma nota musical com a mesma intensidade é o timbre.
Explicação:
Altura: Relacionada à frequência do som, ou seja, à nota musical. Como ambos os instrumentos estão tocando a mesma nota, a altura é igual.
Intensidade: Corresponde ao volume do som. Como ambos estão tocando com a mesma intensidade, essa característica também é igual.
Timbre: É a qualidade que permite distinguir dois sons de mesma altura e intensidade, mas produzidos por fontes diferentes. O timbre é determinado pelos harmônicos presentes no som, ou seja, pelas frequências adicionais que acompanham a frequência fundamental. Cada instrumento musical possui um conjunto característico de harmônicos, o que confere a cada um um timbre único.
Resposta:
A resposta correta é a b) Timbre.
Questão 2
Um estudante deseja investigar a propagação do som em diferentes condições climáticas. Ele utiliza a seguinte equação para calcular a velocidade do som no ar em função da temperatura:
v(T) = 331 + 0,6T
onde:
v(T) é a velocidade do som em metros por segundo (m/s);
T é a temperatura em graus Celsius (°C).
Em um dia quente de verão, a temperatura atinge 30°C. Qual é a velocidade aproximada do som nesse dia, segundo a equação fornecida?
a) 331 m/s
b) 349 m/s
c) 361 m/s
d) 373 m/s
e) 385 m/s
Para encontrar a velocidade do som na temperatura de 30°C, basta substituir o valor de T na equação fornecida:
v(30) = 331 + 0,6 . 30
v(30) = 331 + 18
v(30) = 349 m/s
Resposta:
A velocidade aproximada do som em um dia com 30°C é de 349 m/s. Portanto, a alternativa correta é a b) 349 m/s.
Questão 3
Um estudante está investigando o som produzido por um diapasão que emite uma onda sonora com frequência de 440 Hz. Sabendo que a velocidade do som no ar é de 340 m/s, qual é o comprimento de onda dessa onda sonora?
a) 0,77 m
b) 1,29 m
c) 1,50 m
d) 0,85 m
e) 0,50 m
A relação entre a velocidade do som (v), a frequência (f), e o comprimento de onda (λ) é dada pela fórmula:
v = f ⋅ λ
Reorganizando para encontrar o comprimento de onda:
Substituindo os valores:
Questão 4
Uma ambulância se aproxima de um observador parado na rua com uma velocidade de 30 m/s. A sirene da ambulância emite um som com frequência de 800 Hz. Considerando a velocidade do som no ar como sendo 340 m/s, a frequência aparente do som percebida pelo observador é
a) menor que 800 Hz.
b) igual a 800 Hz.
c) maior que 800 Hz.
d) zero.
e) não pode ser determinada.
Dados:
- Velocidade da fonte (ambulância): vs = 30 m/s
- Frequência da fonte (sirene): f = 800 Hz
- Velocidade do som no ar: v = 340 m/s
Este é um clássico problema de efeito Doppler. Como a fonte sonora (ambulância) se aproxima do observador, a frequência aparente percebida pelo observador será maior do que a frequência emitida pela fonte.
Fórmula do efeito Doppler para a fonte se aproximando do observador:
Onde:
- fʼ: frequência aparente;
- f: frequência da fonte (800 Hz);
- v: velocidade do som no ar (340 m/s);
- vf: velocidade da fonte (30 m/s);
- vo: velocidade do observador (0 m/s).
Substituindo os valores na fórmula:
Resposta:
A frequência aparente do som percebida pelo observador é maior que 800 Hz.
Alternativa correta: c) Maior que 800 Hz.
Questão 5
Você já brincou com um “telefone de copos”? O brinquedo é composto por dois copos interligados por um barbante longo. Ao esticar completamente o barbante, o que se fala em um dos copos é ouvido no outro. Repare que se faz necessário um meio material para propagação do som.
Como se explica a comunicação nesse brinquedo?
a) Ondas eletromagnéticas emitidas pela fala de um dos interlocutores propagam-se pelo barbante e chegam ao segundo copo.
b) Ondas eletromagnéticas emitidas pela fala de um dos interlocutores propagam-se pelo ar e chegam ao segundo copo.
c) Vibrações emitidas pela fala de um dos interlocutores propagam-se pelo barbante e chegam ao segundo copo.
d) Vibrações emitidas pela fala de um dos interlocutores propagam-se pelo ar e chegam ao segundo copo.
A resposta correta é a c) Vibrações emitidas pela fala de um dos interlocutores propagam-se pelo barbante e chegam ao segundo copo.
Vamos entender por quê:
O som precisa de um meio material para se propagar. O som é uma onda mecânica, ou seja, precisa de um meio material (como o ar, a água ou um sólido) para se propagar. No vácuo, o som não se propaga.
O barbante atua como esse meio material. Quando falamos em um dos copos, as vibrações da nossa voz fazem com que o fundo do copo vibre. Essas vibrações se transmitem para o barbante, que por sua vez vibra e transmite essas vibrações para o outro copo.
As vibrações chegam ao outro copo e são percebidas como som. Ao chegar ao outro copo, as vibrações fazem com que o fundo desse copo também vibre, produzindo novamente ondas sonoras que se propagam pelo ar dentro do copo e chegam aos nossos ouvidos, permitindo que ouçamos a mensagem.
Questão 6
(Enem 2022) O audiograma corresponde a uma maneira objetiva de se representar a sensibilidade auditiva para diferentes frequências sonoras. Quanto maior a sensibilidade, menor é a intensidade necessária para que o som seja detectado. No gráfico, cada curva tracejada corresponde a uma determinada porcentagem de uma mesma população testada. A curva cheia superior corresponde aos níveis de intensidade sonora relatados como dolorosos.
A faixa de frequência, em Hz, na qual a maioria da população testada tem maior sensibilidade auditiva, encontra-se
a) abaixo de 80.
b) entre 80 e 100.
c) entre 2 000 e 4 000.
d) entre 4 000 e 10 000.
e) acima de 10 000.
A sensibilidade e a intensidade do som necessária para sua detecção são inversas, ou seja, uma pessoa com alta sensibilidade auditiva necessita de baixa intensidade para sua detecção.
No gráfico, as regiões mais baixas das curvas estão entre 2000 a 4000 Hz. Regiões mais baixas significam níveis de intensidade menores.
Questão 7
Aprenda mais sobre acústica com:
- Exercícios de ondulatória (resolvidos)
- Ondas Sonoras
- Audição: o que é, órgãos e suas funções
- Ondas na Física: definição, tipos, fórmulas
- Velocidade do Som
- Ondas e Óptica
- Notas Musicais: representação e características sonoras
ASTH, Rafael. Exercício sobre acústica (com gabarito explicado). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicio-sobre-acustica/. Acesso em: