Exercícios sobre Ética (com respostas explicadas)
Responda às questões sobre ética e confira o que já sabe sobre o assunto. Aprenda mais com as explicações que constam no gabarito comentado.
Questão 1
“A proximidade entre os termos moral e ética justifica-se pelo fato de o primeiro ter sido herdado do latim e o segundo do grego. É, possivelmente, devido a este fato e à relação que os dois termos têm entre si, que os mesmos são constantemente confundidos, sendo, inclusive, tidos como iguais por alguns autores [...].
Em sua etimologia, o termo moral, deriva-se do latim moralis e quer dizer “relativo aos costumes”. Surgiu, na verdade, na tentativa de tradução da palavra grega ethos, que significa hábito, motivo inicial pelo qual são consideradas sinônimos”.
(FERREIRA, T. F.; ANDRADE, F. A. Os Conceitos de Moral e ética e a Importância dessa Compreensão Docente no Contexto Educacional. Anais do Encontro Cearense de Historiadores da Educação. Fortaleza: Edições UFC, 2016, pp. 910-918).
Apesar da proximidade dos termos ética e moral, por estarem ligados à ação humana, ambos são distintos. Marque a alternativa que expresse a diferença entre ambos:
a) um sujeito moral é aquele que sabe as normas de uma sociedade e as cumpre, já um sujeito ético é aquele que se conduz pelo que é mais correto em favor do bem comum;
b) a ação moral diz respeito a uma determinada conduta de um povo, enquanto a ação ética é uma ação com base na lei de um país;
c) assim como a ética, a moral aponta para os hábitos dos homens, contudo, enquanto a primeira estabelece hábitos padronizados, a segunda diz respeito aos hábitos individuais;
d) a ética diz respeito ao que fazemos sob o jugo do outro, enquanto a moral é aquilo que fazemos de forma independente em favor do bem social.
Resposta: a)
Derivado dos termos gregos éthos (índole/caráter) e êthos (costumes/hábitos), ética se refere a uma ação baseada na reflexão ou em princípios do que é bom e correto, de modo a não prejudicar ninguém. A ética tem um caráter universal e não está sujeita aos juízos sociais. Sua ação tem a razão como ferramenta de condução e visa o que é justo a ser feito, sem se deixar afetar por interesses particulares.
Já a moral, cujo termo deriva de morus (costumes) do latim, refere-se às ações, baseadas nos costumes e normativas de uma sociedade. O correto ou o equívoco de uma ação moral é relativo, ou seja, sua classificação vai depender dos costumes vigentes em uma época ou localidade. Nesse sentido, o que pode ser correto em um lugar, pode ser visto como imoral em outro.
Questão 2
Observe as afirmações abaixo:
I. Há sujeitos que desconhecem os valores de certas culturas sociais. Eles são chamados de seres imorais;
II. Há quem minta, para se safar de um problema e que não compreende que isso é antiético;
III. Em certas culturas, é estabelecido que as mulheres devem andar cobertas, a fim de se preservar. Pode-se dizer que esse é um ato que obedece a ética;
IV. Antigamente no Brasil, ser ocioso e sem sustento era considerado uma imoralidade;
V. Ser ético é ser capaz de assumir a responsabilidade por seus atos e escolhas;
A alternativa que contém frases verdadeiras é:
a) I, II e III;
b) I e II;
c) II, IV e V;
d) Todas as frases são verdadeiras.
Resposta: c)
A ética é uma atitude ou escolha refletida que visa o que é justo e correto, em favor de si e dos outros, independente da normativa social. Assim, quem é consciente de seus atos e é capaz de assumir a responsabilidade por suas escolhas é uma pessoa que age em favor da ética.
A ação contrária, ou seja, que visa trazer benefícios somente para si, sem levar em conta o sofrimento alheio, é um ação classificada como antiética.
No campo da moral, é possível observar que existem normativas que orientam a ação humana. Essas normativas variam de acordo com o tempo e o lugar. Assim, determinações de como uma mulher ou homem devem se vestir ou se portar são práticas classificadas como morais.
A imoralidade é a ação que vai de encontro com a normativa vigente de um lugar, desde que essa norma seja conhecida pelo sujeito que decide não cumpri-la.
Conforme a frase acima, de fato, houve um momento na história do Brasil, que as pessoas que eram encontradas “sem fazer nada” ou que “não trabalhavam” poderiam ser presas sob o crime de vadiagem. Estas eram vistas, pela sociedade na época, como sendo “pessoas imorais”, por não estarem de acordo com a lei.
Por fim, aqueles que desconhecem uma regra, em função de não fazerem parte de dada cultura, e que acabam não agindo em conformidade com tal cultura são vistos como amorais.
Questão 3
Segundo o pensamento de Aristóteles, uma ação dita virtuosa é aquela que:
a) se impulsiona a estar de acordo com as paixões;
b) é refletida e busca o meio termo entre os excessos e a falta no campo dos apetites;
c) tende a satisfação dos desejos naturais e o afastamento daquilo que gera sofrimento;
d) repousa sobre aquilo que somos capazes de controlar, como: os juízos, os impulsos, desejos.
Resposta: b)
Para Aristóteles, ser virtuoso é estar na justa-medida, em outras palavras, é escolher agir bem, tendo a razão como guia. Virtude é, para ele, uma disposição do caráter desenvolvida pela constância dos hábitos e que se volta para aquilo que traz um bem (felicidade) - também comum.
Cabe ao homem, sendo animal racional, se conduzir de modo a evitar os impulsos que podem levá-lo a desejos, sentimentos ou juízos marcados por inclinações excessivas ou faltosas.
Questão 4
"Age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal".
A máxima acima é um fórmula empregada:
a) Por Platão e se refere a ação virtuosa que os indivíduos devem ter;
b) Por Aristóteles, visando apontar a justa-medida;
c) Por Kant e representa a conduta orientada pelo imperativo categórico;
d) Por Kant e representa o princípio moral do imperativo hipotético.
Resposta: c)
A frase acima é também chamada de fórmula da lei universal e foi estabelecida por Immanuel Kant na obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Ela representa o valor moral de uma ação. Para que uma ação seja de fato moral, segundo Kant, ela precisa poder se tornar universal, ou seja, ser válida a todas as pessoas.
Os imperativos hipotéticos são ações condicionadas a um fim. Não são universalizáveis, portanto, não possuem valor moral, para Kant.
Questão 5
“Tudo isso se modificou decisivamente. A técnica moderna introduziu ações de uma tal ordem inédita de grandeza, com tais novos objetos e consequências que a moldura da ética antiga não consegue mais enquadrá-las [...].
Decerto que as antigas prescrições da ética “do próximo” - as prescrições da justiça, da misericórdia, da honradez etc. - ainda são válidas, em sua imediaticidade íntima, para a esfera mais próxima, quotidiana, da interação humana. Mas essa esfera torna-se ensombrecida pelo crescente domínio do fazer coletivo, no qual o ator, ação e efeito não são mais os mesmos da esfera próxima. Isso impõe à ética, pela enormidade de suas forças, uma nova dimensão”.
(JONAS, H. O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Tradução de Marijane Lisboa e Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto,2015, p.39).
Para Hans Jonas, a nova ética
a) precisa se apoiar na futurologia, a fim de levantar um prognóstico dos riscos futuros e um alerta para ações presentes;
b) tem como objetivo resgatar as prescrições antigas, pois elas são ainda válidas;
c) examina as causas das ações, a fim de julgá-las e definir se elas possuem valor moral ou não;
d) está alinhada com a ciência e os avanços tecnológicos, assim, estabelece novos valores obrigatórios.
Resposta: a)
Hans Jonas em sua obra O Princípio Responsabilidade chama atenção para as mudanças nas ações humanas, a partir do desenvolvimento tecnológico moderno, e os desafios enfrentados pelo campo da ética.
Uma vez que certos valores, alimentados pela ética tradicional, tornam-se insuficientes para conduzir as relações humanas, é preciso uma nova forma ética que tenha poder de proteger o ser humano das interferências técnicas (“um poder sobre o poder”).
A ética moderna, não mais visa examinar e julgar as ações, mas necessita também ter “capacidade de previsão”, saber sobre os riscos futuros, a fim de evitar ações danosas orquestradas pela humanidade, no presente.
Questão 6
Leia também:
Para mais exercícios:
- Exercícios de Filosofia (com respostas explicadas)
- Questões sobre o Racionalismo | Filosofia (com gabarito)
- Exercício sobre Ideologia | Filosofia (com questões explicadas)
AGUENA, Anita. Exercícios sobre Ética (com respostas explicadas). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicio-sobre-etica-com-respostas-explicadas/. Acesso em: