Exercícios sobre Ética (com respostas explicadas)

Anita Sayuri Aguena
Anita Sayuri Aguena
Professora de Filosofia e Sociologia

Responda às questões sobre ética e confira o que já sabe sobre o assunto. Aprenda mais com as explicações que constam no gabarito comentado.

Questão 1

“A proximidade entre os termos moral e ética justifica-se pelo fato de o primeiro ter sido herdado do latim e o segundo do grego. É, possivelmente, devido a este fato e à relação que os dois termos têm entre si, que os mesmos são constantemente confundidos, sendo, inclusive, tidos como iguais por alguns autores [...].

Em sua etimologia, o termo moral, deriva-se do latim moralis e quer dizer “relativo aos costumes”. Surgiu, na verdade, na tentativa de tradução da palavra grega ethos, que significa hábito, motivo inicial pelo qual são consideradas sinônimos”.

(FERREIRA, T. F.; ANDRADE, F. A. Os Conceitos de Moral e ética e a Importância dessa Compreensão Docente no Contexto Educacional. Anais do Encontro Cearense de Historiadores da Educação. Fortaleza: Edições UFC, 2016, pp. 910-918).

Apesar da proximidade dos termos ética e moral, por estarem ligados à ação humana, ambos são distintos. Marque a alternativa que expresse a diferença entre ambos:

a) um sujeito moral é aquele que sabe as normas de uma sociedade e as cumpre, já um sujeito ético é aquele que se conduz pelo que é mais correto em favor do bem comum;

b) a ação moral diz respeito a uma determinada conduta de um povo, enquanto a ação ética é uma ação com base na lei de um país;

c) assim como a ética, a moral aponta para os hábitos dos homens, contudo, enquanto a primeira estabelece hábitos padronizados, a segunda diz respeito aos hábitos individuais;

d) a ética diz respeito ao que fazemos sob o jugo do outro, enquanto a moral é aquilo que fazemos de forma independente em favor do bem social.

Gabarito explicado

Resposta: a)

Derivado dos termos gregos éthos (índole/caráter) e êthos (costumes/hábitos), ética se refere a uma ação baseada na reflexão ou em princípios do que é bom e correto, de modo a não prejudicar ninguém. A ética tem um caráter universal e não está sujeita aos juízos sociais. Sua ação tem a razão como ferramenta de condução e visa o que é justo a ser feito, sem se deixar afetar por interesses particulares.

Já a moral, cujo termo deriva de morus (costumes) do latim, refere-se às ações, baseadas nos costumes e normativas de uma sociedade. O correto ou o equívoco de uma ação moral é relativo, ou seja, sua classificação vai depender dos costumes vigentes em uma época ou localidade. Nesse sentido, o que pode ser correto em um lugar, pode ser visto como imoral em outro.

Questão 2

Observe as afirmações abaixo:

I. Há sujeitos que desconhecem os valores de certas culturas sociais. Eles são chamados de seres imorais;

II. Há quem minta, para se safar de um problema e que não compreende que isso é antiético;

III. Em certas culturas, é estabelecido que as mulheres devem andar cobertas, a fim de se preservar. Pode-se dizer que esse é um ato que obedece a ética;

IV. Antigamente no Brasil, ser ocioso e sem sustento era considerado uma imoralidade;

V. Ser ético é ser capaz de assumir a responsabilidade por seus atos e escolhas;

A alternativa que contém frases verdadeiras é:

a) I, II e III;

b) I e II;

c) II, IV e V;

d) Todas as frases são verdadeiras.

Gabarito explicado

Resposta: c)

A ética é uma atitude ou escolha refletida que visa o que é justo e correto, em favor de si e dos outros, independente da normativa social. Assim, quem é consciente de seus atos e é capaz de assumir a responsabilidade por suas escolhas é uma pessoa que age em favor da ética.

A ação contrária, ou seja, que visa trazer benefícios somente para si, sem levar em conta o sofrimento alheio, é um ação classificada como antiética.

No campo da moral, é possível observar que existem normativas que orientam a ação humana. Essas normativas variam de acordo com o tempo e o lugar. Assim, determinações de como uma mulher ou homem devem se vestir ou se portar são práticas classificadas como morais.

A imoralidade é a ação que vai de encontro com a normativa vigente de um lugar, desde que essa norma seja conhecida pelo sujeito que decide não cumpri-la.

Conforme a frase acima, de fato, houve um momento na história do Brasil, que as pessoas que eram encontradas “sem fazer nada” ou que “não trabalhavam” poderiam ser presas sob o crime de vadiagem. Estas eram vistas, pela sociedade na época, como sendo “pessoas imorais”, por não estarem de acordo com a lei.

Por fim, aqueles que desconhecem uma regra, em função de não fazerem parte de dada cultura, e que acabam não agindo em conformidade com tal cultura são vistos como amorais.

Questão 3

Segundo o pensamento de Aristóteles, uma ação dita virtuosa é aquela que:

a) se impulsiona a estar de acordo com as paixões;

b) é refletida e busca o meio termo entre os excessos e a falta no campo dos apetites;

c) tende a satisfação dos desejos naturais e o afastamento daquilo que gera sofrimento;

d) repousa sobre aquilo que somos capazes de controlar, como: os juízos, os impulsos, desejos.

Gabarito explicado

Resposta: b)

Para Aristóteles, ser virtuoso é estar na justa-medida, em outras palavras, é escolher agir bem, tendo a razão como guia. Virtude é, para ele, uma disposição do caráter desenvolvida pela constância dos hábitos e que se volta para aquilo que traz um bem (felicidade) - também comum.

Cabe ao homem, sendo animal racional, se conduzir de modo a evitar os impulsos que podem levá-lo a desejos, sentimentos ou juízos marcados por inclinações excessivas ou faltosas.

Questão 4

"Age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal".

A máxima acima é um fórmula empregada:

a) Por Platão e se refere a ação virtuosa que os indivíduos devem ter;

b) Por Aristóteles, visando apontar a justa-medida;

c) Por Kant e representa a conduta orientada pelo imperativo categórico;

d) Por Kant e representa o princípio moral do imperativo hipotético.

Gabarito explicado

Resposta: c)

A frase acima é também chamada de fórmula da lei universal e foi estabelecida por Immanuel Kant na obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Ela representa o valor moral de uma ação. Para que uma ação seja de fato moral, segundo Kant, ela precisa poder se tornar universal, ou seja, ser válida a todas as pessoas.

Os imperativos hipotéticos são ações condicionadas a um fim. Não são universalizáveis, portanto, não possuem valor moral, para Kant.

Questão 5

“Tudo isso se modificou decisivamente. A técnica moderna introduziu ações de uma tal ordem inédita de grandeza, com tais novos objetos e consequências que a moldura da ética antiga não consegue mais enquadrá-las [...].

Decerto que as antigas prescrições da ética “do próximo” - as prescrições da justiça, da misericórdia, da honradez etc. - ainda são válidas, em sua imediaticidade íntima, para a esfera mais próxima, quotidiana, da interação humana. Mas essa esfera torna-se ensombrecida pelo crescente domínio do fazer coletivo, no qual o ator, ação e efeito não são mais os mesmos da esfera próxima. Isso impõe à ética, pela enormidade de suas forças, uma nova dimensão”.

(JONAS, H. O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Tradução de Marijane Lisboa e Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto,2015, p.39).

Para Hans Jonas, a nova ética

a) precisa se apoiar na futurologia, a fim de levantar um prognóstico dos riscos futuros e um alerta para ações presentes;

b) tem como objetivo resgatar as prescrições antigas, pois elas são ainda válidas;

c) examina as causas das ações, a fim de julgá-las e definir se elas possuem valor moral ou não;

d) está alinhada com a ciência e os avanços tecnológicos, assim, estabelece novos valores obrigatórios.

Gabarito explicado

Resposta: a)

Hans Jonas em sua obra O Princípio Responsabilidade chama atenção para as mudanças nas ações humanas, a partir do desenvolvimento tecnológico moderno, e os desafios enfrentados pelo campo da ética.

Uma vez que certos valores, alimentados pela ética tradicional, tornam-se insuficientes para conduzir as relações humanas, é preciso uma nova forma ética que tenha poder de proteger o ser humano das interferências técnicas (“um poder sobre o poder”).

A ética moderna, não mais visa examinar e julgar as ações, mas necessita também ter “capacidade de previsão”, saber sobre os riscos futuros, a fim de evitar ações danosas orquestradas pela humanidade, no presente.

Questão 6

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Anita Sayuri Aguena
Anita Sayuri Aguena
Bacharela e Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (2014), com Mestrado em História da Filosofia pela mesma universidade (2017). Atua como professora na rede privada de ensino, ministrando aulas ligadas às áreas de Filosofia e de Sociologia.