Exercícios sobre Ideologia | Filosofia (com questões explicadas)
Teste seus conhecimentos sobre ideologia. Confira as respostas e aprenda mais com as explicações que constam no gabarito.
Questão 1
O primeiro a utilizar o termo ideologia foi
a) Karl Marx
b) Karl Mannheim
c) Aristóteles
d) Destutt de Tracy
Resposta: d)
O termo foi criado por Antoine Louis Claude Destutt de Tracy (1715-1780) e designava a “ciência das ideias”, uma corrente de pensamento que tinha a intenção de estudar as ideias, seus fundamentos, combinações e aplicações.
Questão 2
Sobre o termo ideologia, marque a alternativa cuja frase apresenta uma ideia equivocada:
a) Convencionalmente quando se diz que alguém está se valendo de “ideologias” quer se dizer que a pessoas está se utilizando de teorias ou crenças doutrinárias.
b) O termo ideologia pode representar um conjunto de ideias, valores e que geram certos comportamentos;
c) Desde a sua criação, o termo “ideologia” é entendido como conjunto de ideias próprias de uma classe dominante;
d) Ideologia pode representar uma corrente de pensamento que visa a análise e compreensão das ideias.
Resposta: c)
O conceito de “ideologia” carrega em si diversos sentidos possíveis.
Em seu primeiro sentido, o termo diz respeito à corrente de pensamento que visa a análise e compreensão das ideias (ciência das ideias).
O sentido pejorativo que o conceito ganhou veio a partir de Napoleão Bonaparte, como uma forma de depreciar seus opositores, que eram partidários da corrente de Tracy.
“Ideologia” como um conjunto de ideias relativas à classe dominante somente ganhou corpo a partir do pensamento crítico de Marx.
Questão 3
Os ideólogos franceses se caracterizam
a) pelo materialismo e por um posicionamento antimetafísico;
b) pela defesa da metafísica;
c) pela confiança na monarquia absoluta e em seu direito divino de governar;
d) pela defesa de uma conciliação entre as crenças teológicas e as ideias científicas.
Resposta: a)
Os seguidores da corrente ideológica francesa acreditavam que as ideias tinham causas físicas e todo conhecimento deveria se fundamentar na observação da experiência e dos fatos. Assim sendo, eles eram contra qualquer explicação que estivesse baseada em ideias metafísicas ou teológicas. Eram, portanto, críticos das monarquias absolutistas que defendiam a origem divina de seus reis.
Questão 4
“Uma vez que, segundo sua fantasia, as relações entre os homens, toda a sua atividade, seus grilhões e barreiras são produtos de sua consciência, os jovens-hegelianos, consequentemente, propõem aos homens o seu postulado moral de trocar sua consciência atual pela consciência humana, crítica ou egoísta e de, por meio disso, remover suas barreiras. [...] Esquecem apenas que, a essas fraseologias [contra as quais lutam], não opõem nada além de fraseologias e que, ao combaterem as fraseologias desse mundo, não combatem de modo algum o mundo real existente”. (MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. São Paulo: Boitempo, 2007).
Para Marx, os ideólogos alemães
a) tiveram um importante papel nas transformações da realidade, a partir de suas críticas à consciência formada na Alemanha da época;
b) eram idealistas, por acreditarem que eram preciso uma ação efetiva na realidade humana, para transformar as dinâmicas sociais entre ricos e pobres;
c) tinham uma visão distorcida da realidade, ao acreditarem que o mundo poderia ser transformado com apenas mudanças de ideias;
d) se alimentavam de utopias, ao creem que a consciência vigente se estruturava a partir das relações materiais.
Resposta: c)
Segundo a visão de Marx, os jovens hegelianos idealizaram uma mudança baseada em uma “falsa consciência”. Eles não tinham consciência da própria realidade e de suas contradições. Não percebiam que a vida, a realidade material e concreta, ou seja, as necessidades de sobrevivência humana, determinavam tanto as interações humanas quanto suas ideias ou consciências, não o contrário. Portanto, para Marx, eles ignoravam que uma mudança efetiva dependia de uma intervenção na raiz do problema: uma modificação da realidade material.
Questão 5
“O estabelecimento de um regime totalitário requer a apresentação do terror como instrumento necessário para a realização de uma ideologia específica, e essa ideologia deve obter adesão de muitos, até mesmo da maioria, antes que o terror possa ser estabelecido”
(ARENDT, H. Origens do Totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989).
A partir das ideias Hannah Arendt sobre o totalitarismo e seus instrumentos ação, marque a alternativa INCORRETA:
a) a propaganda ideológica do regime totalitário tinha como objetivo vender ideias prontas a massa, a fim de eliminar o seu pensar;
b) o totalitarismo consegue romper a separação entre a vida pública e privada, criando assim pessoas obedientes à lei, que se unem pela ideologia estabelecida, por meio do regime do horror;
c) o totalitarismo se valia do “terror” como instrumento para aguçar o pânico entre as pessoas;
d) o regime totalitário consegue fazer com que as pessoas temam e respeitem o poder do soberano ascendido, por meio da lei constituída, sem precisar invadir o espaço privado do indivíduo ou isolá-los na sociedade.
Resposta: d)
Segundo Arendt, o totalitarismo se utiliza tanto do “terror”, quanto da “propaganda ideológica”, para legitimar seus objetivos.
O terror era uma forma de controle que serviria para criar pânico e paranoia entre as pessoas, de modo a isolá-las. Nenhum indivíduo estaria seguro de transmitir suas ideias, nem em sua própria casa, principalmente, se elas fossem contrárias ao regime. Por isso é dito que o regime conseguiu romper a barreira que separava o espaço público do privado.
Já a ideologia daria coerência a qualquer discurso proferido pelo regime. Segundo Turatto e Müller (2022, p. 186), ela trazia “respostas prontas, dispensando as pessoas do pensar, isentando-as de qualquer tipo de “crise” de consciência que proponha algum tipo de reflexão”. Essa era a forma de condicionar as pessoas, de forma a torná-las passivas e obedientes.
Questão 6
Para mais exercícios:
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Referências Bibliográficas
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MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. Tradução de Luís Cláudio de Castro e Costa. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
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PEREIRA, M. S. O Sentido do Conceito de Ideologia em Marx e a Questão da Igualdade Jurídica. Revista InSURgência. Brasília: a. 2, v.2, n.1, 2016.
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