Exercícios sobre os filósofos pré-socráticos (com gabarito)

Anita Sayuri Aguena
Anita Sayuri Aguena
Professora de Filosofia e Sociologia

Pratique seus conhecimentos sobre filósofos pré-socráticos. Responda às questões e confirme as respostas no gabarito explicado.

Questão 1

No mundo antigo havia um grupo de pensadores que ficaram conhecidos como “filósofos da natureza”. Estes filósofos, denominados na História da Filosofia como “pré-socráticos”, tinham como foco de suas buscas:

a) o princípio (arché) de todas as coisas, a fim de explicar a realidade dos existentes;

b) a origem da ação humana, no intuito de entender o seu comportamento imoral;

c) a natureza das ideias, como justiça, prudência, felicidade, para que fosse possível saber aplicá-las na realidade;

d) o equilíbrio entre vício e virtude, para estabelecer um sistema político perfeito;

Gabarito explicado

Os pré-socráticos (século VII ao V a.C.) foram denominados de “physiologos” (estudiosos da natureza) por Aristóteles pelo fato de terem como característica comum a tentativa de dar uma explicação racional para as causas dos fenômenos naturais. Eles analisavam o que existia, no intuito de encontrar o elemento comum (um princípio natural - arché) que fosse o alicerce de todas as coisas no universo.

Questão 2

Qual dos pensadores afirmava que a água era o elemento primordial de todas as coisas?

a) Pitágoras de Samos;

b) Demócrito de Abdera;

c) Tales de Mileto;

d) Sócrates;

Gabarito explicado

Tales de Mileto foi um destacado pensador que viveu entre os séculos VII e VI antes de Cristo. Além de famoso por sua contribuição na área da matemática, ele foi considerado o primeiro dos pensadores da filosofia da physis.

De sua observação da realidade, constatou que na base de todos existentes vivos há uma natureza úmida, enquanto a secura aparece sobre todas as coisas que morrem. Sendo a água, o princípio da natureza úmida, então, ele deduz que é ela a fonte que sustenta e nutre a existência de tudo que surge no universo.

Questão 3

Leia o trecho abaixo:

Anaximandro de Mileto foi um dos pensadores da natureza que, a partir da suas observações da realidade, determinou que havia um _______________ para todas as coisas. Contudo, para ele, não era água o elemento primordial da natureza. Esta, por ter propriedades determinadas, necessitava de algo anterior que fosse __________ de sua natureza. Assim, Anaximandro chamou de _____________ a causa de todos existentes. Esse é um termo grego que podemos traduzir por __________________.

Assinale a alternativa que contenham os termos que preenchem as lacunas corretamente:

a) princípio - ápeiron - arché - natureza;

b) causa - elemento - physis - indefinido;

c) elemento - causa - ápeiron - bem;

d) princípio - causa - ápeiron - indeterminado;

Gabarito explicado

Anaximandro de Mileto foi um dos filósofos conhecidos como pré-socráticos.

Diferente de Tales de Mileto, Anaximandro considerava que a fonte da existência das coisas não poderia ser um elemento com propriedades determinadas, palpáveis ou que tivesse opostos, como se dá com a água, pois isso implicaria desse elemento precisar de uma causa anterior para garantir a sua existência e de suas propriedades.

Para Anaximandro, o princípio deveria ser algo incausado, infinito e indeterminado (ápeiron), a fim de poder dar gerar os diversos existentes.

Questão 4

No período da filosofia pré-socrática surgiram muitas escolas de pensamento. Marque a alternativa correta que conecta uma escola desse período a seu respectivo representante:

a) escola eleática, cujo representante principal é Tales de Mileto;

b) escola jônica representada por Pitágoras de Samos;

c) academia representada por Heráclito de Éfeso;

d) escola atomista, cujo representante principal é Demócrito de Abdera;

Gabarito explicado

Entre as principais escolas de pensamento filosófico ligadas aos pré-socráticos, podemos destacar:

  1. a escola jônica, surgida nas regiões da Ásia Menor e que se caracterizava por teorias naturalista em busca de uma matéria única. Seus principais representantes são: Tales, Anaximandro, Anaxímenes e Heráclito;
  2. a escola eleática, fundada por Parmênides e que ficou conhecida por trazer à tona a teoria sobre o ser e o não ser. Além de Parmênides, outros nomes ligados a essa escola são de Zenão de Eleia e Melisso de Samos;
  3. a escola pitagórica, fundada por Pitágoras. Ela se caracteriza pela crença de que o universo e seus fenômenos são regulados por leis numéricas. Filolau de Crotona é outro nome ligado a essa escola;
  4. a escola atomista, que acreditava que a realidade e os existentes eram compostos por infinitos corpos invisíveis e indivisíveis (os átomos). Os principais nomes dessa escola são: Leucipo de Abdera e Demócrito de Abdera.

Questão 5

Leia o trecho e responda:

“O mesmo é em (nós?) vivo e morto, desperto e dormindo, novo e velho; pois estes, tombados além, são aqueles e aqueles de novo, tombados além, são estes”. (HERÁCLITO. Fragmento 88. Apud: PLUTARCO. Consolação a Apolênio, 10 p. 106 E. Tradução de José Cavalcante de Souza).

O fragmento acima indica um aspecto próprio do pensamento de Heráclito, que é

a) a ideia de que todos os seres são compostos dos quatro elementos opositivos (água, fogo, terra e ar);

b) a ideia de tudo na natureza ser caracterizado por um eterno devir;

c) a visão de que todas as coisas que são têm uma existência imutável;

d) a concepção de que há uma ausência de movimento no cosmos;

Gabarito explicado

Diferente de Parmênides que defendia a imutabilidade da natureza dos seres, Heráclito de Éfeso defendia que a realidade se caracterizava pelo movimento ou transformação dos seres.

Assim como percebemos na dinâmica dos seres vivos, para Heráclito, todas as coisas nascem, crescem e perecem e toda substância que se apresenta agora morta, pode vir a se transformar, passando, desse modo, eternamente por uma transição (devir) entre contrários.

Questão 6

O pensamento dos pré-socráticos foi revolucionário, pois

a) se utilizava da cosmogonia para explicar a realidade do universo;

b) passou a buscar explicações racionais para os fenômenos da natureza;

c) determinou que o conhecimento humano era limitado pelos sentidos;

d) passou a questionar as ações humanas, entendendo que elas derivam da cultura de um povo;

Gabarito explicado

O pensamento pré-socrático surge entre os séculos VII e V a.C.

Tinham como característica uma nova forma de responder aos problemas relativos à vida, à origem do universo e aos fenômenos naturais. Até aquele momento, era comum entre gregos ser dada uma explicação mítica para a ocorrência dos fenômenos e surgimento do universo.

Com o surgimento das escolas de pensamento, passou-se a buscar respostas baseadas no lógos (razão). A explicação cosmogônica dá lugar à explicação cosmológica.

Questão 7

Sobre a teoria de Leucipo e Demócrito é incorreto dizer:

a) ambos acreditavam que todas as coisas eram formadas de partículas indivisíveis;

b) para eles, o vazio faz parte da realidade, sendo ele o que torna possível o movimento das coisas;

c) ambos afirmam que há um número infinito de átomos, sendo também infinita a sua possibilidade de combinações;

d) ambos defendem que existe uma causa final que determina a ordem do universo;

Gabarito explicado

Leucipo e Demócrito são pensadores da escola atomista. Em sua teoria, defendem a ideia de que há no universo uma infinita quantidade de partículas, invisíveis e incapazes de se dividir. Desses corpos, chamados por eles de átomos, nasceriam todas as coisas da realidade.

Os átomos, devido às suas diferenças geométricas, poderiam se atrair ou se repelir. Todavia, esse deslocamento em favor da união ou repulsão somente é possível devido ao vazio (não ser) entre as várias partículas.

As combinações entre os átomos se dariam ao acaso, seguindo uma lei natural (sendo de forma mecânica). Logo, não há, para esses teóricos, a existência de uma inteligência superior ou causa final que determine a existência da realidade.

Questão 8

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Para estudar mais: Principais filósofos pré-socráticos e suas ideias

Para mais exercícios:

Exercícios de Filosofia (com respostas explicadas)

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Referências Bibliográficas

MEIER, C. Filosofia: por uma inteligência da complexidade. 2. ed. Belo Horizonte: Pax Editora, 2014.

MARCONDES, D. Iniciação à História da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar.

REALE, G.; ANTISERI, D. História da Filosofia 1: Filosofia pagã antiga. São Paulo: Paulus, 2003.

SOUZA. J. C. (org.). Os Pré-Socráticos. Tradução de José Cavalcanti de Souza et al.. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

Anita Sayuri Aguena
Anita Sayuri Aguena
Bacharela e Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (2014), com Mestrado em História da Filosofia pela mesma universidade (2017). Atua como professora na rede privada de ensino, ministrando aulas ligadas às áreas de Filosofia e de Sociologia.