Exercícios de Física para 1º ano do Ensino Médio (resolvidos)

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

Nesta lista você encontra exercícios sobre os principais temas de Física abordados no 1º ano do ensino médio. Pratique e tire suas dúvidas com as respostas explicadas passo a passo.

Questão 1 - Movimento uniforme (cinemática)

Um carro viaja por uma estrada reta e deserta e o motorista mantém uma velocidade constante de 80 km/h. Após se passarem 2 horas desde o início da viagem o motorista percorreu

A) 40 km.

B) 80 km.

C) 120 km.

D) 160 km.

E) 200 km.

Gabarito explicado

Objetivo

Determinar a distância percorrida pelo motorista, em km.

Dados

  • O movimento é uniforme, ou seja, com velocidade constante e aceleração nula.
  • O módulo da velocidade é de 80 km/h
  • O tempo de viagem foi de 2 h.

Resolução

Calculemos a distância usando a fórmula da velocidade:

reto V com média subscrito igual a numerador incremento reto S sobre denominador incremento reto t fim da fração

Onde,

incremento reto S espaçoé a distância percorrida em km.

incremento reto t espaçoé o intervalo de tempo em horas.

Como queremos a distância, isolamos texto ∆S fim do texto na fórmula.

incremento reto S igual a reto V com média espaço subscrito fim do subscrito. espaço incremento reto t

Substituindo os valores:

incremento reto S igual a 80 espaço numerador k m sobre denominador diagonal para cima risco h fim da fração. espaço 2 espaço diagonal para cima risco reto hincremento reto S igual a 160 espaço km

Conclusão

Ao viajar com uma velocidade constante de 80 km/h, após 2 h de viagem o motorista percorre 160 km.

Pratique mais exercícios de cinemática.

Questão 2 - Movimento uniformemente variado (cinemática)

Em uma corrida de carros em uma pista oval, um dos carros está acelerando uniformemente a uma taxa constante. O piloto começa do repouso e acelera por 10 segundos até atingir a velocidade de 40 m/s. A aceleração obtida pelo carro foi de

A) 4 m/s²

B) 8 m/s²

C) 16 m/s²

D) 20 m/s²

E) 40 m/s²

Gabarito explicado

Objetivo

Determinar a aceleração no intervalo de tempo de 10 segundos.

Dados

Intervalo de tempo de 10 s.

Variação da velocidade de 0 a 40 m/s.

Resolução

Como há variação da velocidade, o tipo de movimento é acelerado. Sendo a taxa de aceleração constante, trata-se de um movimento uniformemente variado (MUV).

Aceleração é o quanto a velocidade variou em um intervalo de tempo.

reto a igual a numerador incremento reto V sobre denominador incremento reto t fim da fração igual a numerador reto V com reto f subscrito espaço menos espaço reto V com reto i subscrito sobre denominador reto t com reto f subscrito menos reto t com reto i subscrito fim da fração

Onde,

a é a aceleração, em m/s².

incremento reto V é a variação da velocidade, ou seja, velocidade final menos a inicial.

incremento reto t é o intervalo de tempo, ou seja, tempo final menos o tempo inicial.

Como o carro parte do repouso e o tempo começa a ser contato assim que o carro entra em movimento, velocidade e tempo iniciais são iguais à zero.

reto a igual a numerador incremento reto V sobre denominador incremento reto t fim da fração igual a numerador reto V com reto f subscrito espaço menos espaço reto V com reto i subscrito sobre denominador reto t com reto f subscrito menos reto t com reto i subscrito fim da fração igual a numerador reto V com reto f subscrito espaço menos espaço 0 sobre denominador reto t com reto f subscrito menos 0 fim da fração igual a reto V com reto f subscrito sobre reto t com reto f subscrito

Substituindo os dados fornecidos no enunciado:

reto a igual a reto V com reto f subscrito sobre reto t com reto f subscrito igual a numerador 40 espaço reto m dividido por reto s sobre denominador 10 espaço reto s fim da fração igual a 4 espaço reto m dividido por reto s ao quadrado

Conclusão

Neste intervalo de tempo a aceleração do carro foi de 4 m/s².

Veja exercícios de Movimento Uniformemente Variado

Questão 3 - Primeira Lei de Newton (dinâmica)

Imagine que um trem que está viajando pelo Brasil. De repente, o maquinista precisa frear bruscamente o trem por conta de um obstáculo nos trilhos. Todos os objetos no trem continuam se movendo, mantendo a velocidade e trajetória que tinham antes. Os passageiros estão sendo jogados pelo vagão, as canetas, livros e até mesmo aquela maçã que alguém trouxe para o lanche estão pairando no ar.

O princípio da Física que explica o que ocorre no interior do vagão do trem é

a) a Lei da Gravidade.

b) a Lei da Ação e Reação.

c) a Lei da Inércia.

d) a Lei da Conservação da Energia.

e) a Lei da Velocidade.

Gabarito explicado

Explicação

A 1ª lei de Newton, também chamada de Lei da Inércia, afirma que um objeto em repouso permanecerá em repouso, e um objeto em movimento continuará em movimento com velocidade constante, a menos que uma força externa atue sobre ele.

Neste caso, mesmo com o trem diminuindo bruscamente a velocidade, os objetos continuam em movimento devido à inércia, a tendência dos corpos é de manter seu estado de movimento (direção, módulo e sentido) ou repouso.

Você pode se interessar por aprender mais sobre a Primeira Lei de Newton.

Questão 4 - Segunda Lei de Newton (dinâmica)

Em uma aula de física experimental, é realizado um experimento usando caixas com massas diferentes e aplicação de uma força constante a cada uma. O objetivo é entender como a aceleração de um objeto está relacionada à força aplicada e à massa do objeto.

Durante o experimento, a caixa mantém aceleração constante de 2 m/s². Após, são realizadas modificações na massa e na força, nas seguintes situações:

I - A massa é mantida igual, mas o módulo da força é duas vezes maior que a original.

II - A força aplicada é igual a original, porém, a massa é duplicada.

Os valores das novas acelerações em relação à original, nos dois casos, são, respectivamente

a) reto a com 1 subscrito espaço reto e espaço 2 reto a com 1 subscrito

b) 2 reto a com 1 subscrito espaço reto e espaço 2 reto a com 1 subscrito

c) 2 reto a com 1 subscrito espaço reto e espaço reto a com 1 subscrito

d) 2 reto a com 1 subscrito espaço reto e espaço reto a com 1 subscrito sobre 2

e) reto a com 1 subscrito espaço reto e espaço reto a com 1 subscrito sobre 2

Gabarito explicado

A relação entre força, massa e aceleração é descrita pela segunda Lei de Newton, que diz: a força resultante que atua em um corpo é igual ao produto entre sua massa e sua aceleração.

reto F com reto R subscrito igual a reto m. reto a

Onde,

FR é a força resultante, o somatório de todas as forças que agem no corpo,

m é a massa,

a é a aceleração.

Na situação I, temos:

A massa continua a mesma, mas o módulo da força é dobrado.

Para diferenciar, usamos 1 para as grandezas originais e 2 para a nova.

Original: reto F com 1 subscrito igual a reto m. reto a com 1 subscrito

Nova: reto F com 2 subscrito igual a reto m. reto a com 2 subscrito

A força 2 é o dobro da força 1.

F2 = 2F1

Como as massas são iguais, isolamos nas duas equações, igualamos e resolvemos para a2.

m igual a F com 1 subscrito sobre a com 1 subscritoem igual a F com 2 subscrito sobre a com 2 subscritom espaço igual a espaço mreto F com 1 subscrito sobre reto a com 1 subscrito igual a reto F com 2 subscrito sobre reto a com 2 subscritoreto a com 2 subscrito. reto F com 1 subscrito igual a reto F com 2 subscrito. reto a com 1 subscritoreto a com 2 subscrito igual a numerador reto F com 2 subscrito. reto a com 1 subscrito sobre denominador reto F com 1 subscrito fim da fração

Substituindo F2,

reto a com 2 subscrito igual a numerador 2 reto F com 1 subscrito. reto a com 1 subscrito sobre denominador reto F com 1 subscrito fim da fraçãoreto a com 2 subscrito igual a numerador 2 riscado diagonal para cima sobre reto F com 1 subscrito fim do riscado. reto a com 1 subscrito sobre denominador riscado diagonal para cima sobre reto F com 1 subscrito fim do riscado fim da fraçãonegrito a com negrito 2 subscrito negrito igual a negrito 2 negrito a com negrito 1 subscrito

Assim, ao dobrarmos o módulo da força, o da aceleração também é multiplicada por 2.

Na situação II:

reto F com 2 subscrito igual a reto F com 1 subscritoreto m com 2 subscrito igual a 2 reto m com 1 subscrito

Igualando as forças e repetindo o processo anterior:

reto F com 2 subscrito igual a reto F com 1 subscritoreto a com 2 subscrito. reto m com 2 subscrito igual a reto m com 1 subscrito. reto a com 1 subscrito

Substituindo m2,

reto a com 2 subscrito.2 reto m com 1 subscrito igual a reto m com 1 subscrito. reto a com 1 subscritoreto a com 2 subscrito igual a numerador reto m com 1 subscrito. reto a com 1 subscrito sobre denominador 2. reto m com 1 subscrito fim da fraçãoreto a com 2 subscrito igual a numerador riscado diagonal para cima sobre reto m com 1 subscrito fim do riscado. reto a com 1 subscrito sobre denominador 2. riscado diagonal para cima sobre reto m com 1 subscrito fim do riscado fim da fraçãonegrito a com negrito 2 subscrito negrito igual a negrito a com negrito 1 subscrito sobre negrito 2

Assim, ao dobrar a massa e manter a força original, a aceleração cai pela metade.

Aprofunde seus conhecimentos sobre a Segunda Lei de Newton

Questão 5 - Terceira Lei de Newton (dinâmica)

Um professor de física, entusiasmado com o aprendizado prático, decide realizar uma experiência peculiar na sala de aula. Ele coloca um par de patins e, em seguida, empurra uma parede. Exploraremos os conceitos físicos envolvidos nessa situação.

Ao empurrar a parede da sala de aula enquanto usa um par de patins, o que acontecerá com o professor e quais são os conceitos físicos envolvidos?

a) A) O professor será projetado para frente, devido à força aplicada na parede. (Lei de Newton - Terceira Lei de Ação e Reação)

b) O professor ficará parado, pois há atrito entre os patins e o chão. (Lei de Newton - Conservação da Quantidade de Movimento Linear)

c) O professor permanece parado. (Lei de Newton - Atrito)

d) O professor será projetado para trás, devido ao rolamento dos patins, pela aplicação da reação da parede. (Lei de Newton - Terceira Lei de Ação e Reação)

e) Os patins do professor irão se aquecer devido ao atrito com o chão. (Lei de Newton - Atrito)

Gabarito explicado

A terceira Lei de Newton explica que toda ação produz uma reação de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto.

Ao aplicar uma força contra a parede, a reação empurra o professor no sentido oposto, com mesma intensidade da força aplicada.

A Lei da ação e reação atua em pares de corpos, nunca no mesmo corpo.

Como os patins permitem rolamento, o centro de massa do professor é lançado para trás e ele desliza pela sala.

Relembre a Terceira Lei de Newton.

Questão 6 - Lei da gravitação universal

O clube de Física da escola está explorando a órbita da Lua ao redor da Terra. Eles desejam compreender a força de atração gravitacional entre a Terra e seu satélite natural, aplicando os princípios da Lei da Gravitação Universal de Newton.

As estimativas das massas são de 5 vírgula 97 sinal de multiplicação 10 à potência de 24 kg para a Terra e cerca de 80 vezes menor para a Lua. Estando seus centros a uma distância média de 384 000 km.

Sabendo que a constante da gravitação universal (G) é 6 vírgula 67 sinal de multiplicação 10 à potência de menos 11 fim do exponencial N⋅m²/kg², a força de atração gravitacional entre a Terra e a Lua é de, aproximadamente,

a) reto F aproximadamente igual 2 sinal de multiplicação 10 à potência de 20 espaço reto N

b) reto F aproximadamente igual 2 sinal de multiplicação 10 à potência de 26 espaço reto N

c) reto F aproximadamente igual 2 sinal de multiplicação 10 à potência de 35 espaço reto N

d) reto F aproximadamente igual 2 sinal de multiplicação 10 à potência de 41 espaço reto N

e) reto F aproximadamente igual 2 sinal de multiplicação 10 à potência de 57 espaço reto N

Gabarito explicado

A Lei da Gravitação Universal de Newton diz que: "A força de atração gravitacional entre duas massas (m1 e m2) é diretamente proporcional ao produto de suas massas e a constante universal da gravitação e, inversamente proporcional ao quadrado de dua distância.

Sua fórmula:

reto F igual a reto G espaço. espaço numerador reto m com 1 subscrito. reto m com 2 subscrito sobre denominador reto d ao quadrado fim da fração

onde:

F é a força de atração gravitacional,

G é a constante da gravitação universal,

m1 e m2 são as massas dos corpos,

d é a distância entre os centros das massas, em metros.

Substituição dos Valores:

reto F igual a reto G espaço. espaço numerador reto m com 1 subscrito. reto m com 2 subscrito sobre denominador reto d ao quadrado fim da fraçãoreto F igual a 6 vírgula 7 sinal de multiplicação 10 à potência de menos 11 fim do exponencial espaço. espaço numerador 6 sinal de multiplicação 10 à potência de 24 espaço. espaço começar estilo mostrar numerador 6 sinal de multiplicação 10 à potência de 24 sobre denominador 80 fim da fração fim do estilo sobre denominador abre parênteses 3 vírgula 84 espaço sinal de multiplicação espaço 10 à potência de 8 fecha parênteses ao quadrado fim da fraçãoreto F igual a 6 vírgula 7 sinal de multiplicação 10 à potência de menos 11 fim do exponencial espaço. espaço numerador 6 sinal de multiplicação 10 à potência de 24 espaço. espaço começar estilo mostrar 7 vírgula 5 sinal de multiplicação 10 à potência de 22 fim do estilo sobre denominador abre parênteses 3 vírgula 84 espaço sinal de multiplicação espaço 10 à potência de 8 fecha parênteses ao quadrado fim da fraçãoreto F igual a numerador 301 vírgula 5. espaço 10 à potência de menos 11 mais 24 mais 22 fim do exponencial sobre denominador 14 vírgula 74 sinal de multiplicação 10 à potência de 16 fim da fraçãoreto F igual a numerador 301 vírgula 5. espaço 10 à potência de 35 sobre denominador 14 vírgula 74 sinal de multiplicação 10 à potência de 16 fim da fraçãoreto F igual a 20 vírgula 4 espaço sinal de multiplicação espaço 10 à potência de 35 menos 16 fim do exponencialreto F igual a 20 vírgula 4 espaço sinal de multiplicação espaço 10 à potência de 19reto F aproximadamente igual 2 sinal de multiplicação 10 à potência de 20 espaço reto N

Veja mais sobre Força Gravitacional.

Questão 7 - Queda livre (Movimento em campo gravitacional uniforme)

Em um trabalho prático para a feira de Ciências da escola, um grupo irá expor os efeitos de um campo gravitacional uniforme. Após uma explicação sobre o conceito de gravidade, eles realizam um experimento prático.

Duas esferas de aço, uma com diâmetro de 5 cm e outra com 10 cm, são abandonadas do repouso, no mesmo instante, por um dos integrantes do grupo, a partir de uma janela no terceiro andar do prédio da escola.

No solo, um celular que grava em câmera lenta registra o exato momento do impacto das esferas no solo. Em uma ficha, o grupo pede aos expectadores para marcarem a opção que, segundo eles, explica a relação entre as velocidades dos objetos ao tocarem o solo.

Você, com um bom entendido sobre Física, marcará a opção que diz que

a) o objeto mais pesado terá uma velocidade maior.

b) o objeto mais leve terá uma velocidade maior.

c) ambos os objetos terão a mesma velocidade.

d) a diferença de velocidade depende da altura da torre.

e) a diferença de velocidade depende da massa dos objetos.

Gabarito explicado

Desprezando os efeitos do ar, todos os objetos caem com a mesma aceleração devido à gravidade, independente de sua massa.

O campo gravitacional atraí os objetos para o centro da Terra com mesma aceleração constante de, aproximadamente, 9 vírgula 81 espaço reto m dividido por reto s ao quadrado.

A função da velocidade é descrita por:

reto V parêntese esquerdo reto t parêntese direito espaço igual a espaço reto V com reto i subscrito espaço mais espaço reto a. reto t

Com Vi sendo a velocidade inicial igual a zero e a aceleração sendo g:

reto V parêntese esquerdo reto t parêntese direito espaço igual a espaço reto g. reto t

A velocidade, portanto, só depende do valor da aceleração da gravidade e do tempo de queda.

A distância percorrida também pode ser medida por:

reto d parêntese esquerdo reto t parêntese direito igual a numerador reto g. reto t ao quadrado sobre denominador 2 fim da fração

É possível perceber que nem a velocidade, nem a distância dependem da massa do objeto.

Treine mais exercícios sobre queda livre.

Questão 8 - Lançamento horizontal (Movimento em campo gravitacional uniforme)

Uma dupla de estudantes, em um experimento, lançam uma bola horizontalmente de uma altura elevada. Enquanto um lança a bola, o outro a dada distância grava um vídeo da trajetória da bola. Desprezando a resistência do ar, a trajetória e a velocidade horizontal da bola durante o movimento, são

a) uma linha reta descendente, e a velocidade horizontal aumentará.

b) uma reta, e a velocidade horizontal aumentará com o tempo.

c) um arco de circunferência, e a velocidade horizontal diminuirá com o tempo.

d) uma linha ondulada, e a velocidade horizontal oscilará.

e) uma parábola, e a velocidade horizontal permanecerá constante.

Gabarito explicado

O movimento horizontal e vertical são independentes.

Ao desprezar a resistência do ar, a velocidade horizontal será constante, uma vez que não há atrito, sendo o movimento uniforme.

Já o movimento vertical é acelerado e depende da aceleração da gravidade.

A composição dos movimentos forma a trajetória de uma parábola.

Você se interessar por aprender mais sobre Lançamento Horizontal.

Questão 9 - Potência e rendimento

Conteúdo exclusivo para assinantes Toda Matéria+
Além de mais exercícios, tenha acesso a mais recursos para dar um up nos seus estudos.
Corretor de Redação para o Enem
Exercícios exclusivos
Estude sem publicidade

Você pode querer lembrar sobre potência mecânica e rendimento.

Relembre os conceitos sobre energia mecânica.

Aprofunde os seus conhecimentos sobre Massa Específica.

Pratique mais exercícios de hidrostática.

Continue a praticar com mais exercícios:

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.