Exercícios de Português para o 2º ano do Ensino Médio (com gabarito)
Pratique os seus conhecimentos em Língua Portuguesa. Confira as respostas e tire a suas dúvidas no gabarito comentado.
Questão 1
Leia o trecho abaixo e responda o que se pede.
Uma das formas pelas quais células de diferentes tecidos se comunicam é por meio da troca de moléculas de RNA. Em experimentos com vermes da espécie Caenorhabditis elegans, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) observaram que, quando essa via de comunicação está desregulada, a longevidade do organismo é reduzida. O achado, divulgado na revista Gene, trouxera uma nova compreensão sobre o processo de envelhecimento e as doenças associadas.
ZIEGLER, Maria: Brasileiros desvendam via molecular que atua no controle do envelhecimento (adaptado). Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/saude/noticia/2024/01/brasileiros-desvendam-via-molecular-que-atua-no-controle-do-envelhecimento.ghtml acesso em: 23 jan. 2024
Dentre as formas verbais em destaque, uma foi usada incorretamente. Identifique a incorreta e indique a forma que deveria ter sido usada.
Questão 2
Considerando o trecho usado na questão 1, dê as formas verbais/nominais do verbo informar nas mesmas formas usadas pelos verbos em destaque. Indique em que tempos e modos esses verbos estão.
Questão 3
Considerando o trecho usado na questão 1, selecione a alternativa certa.
a) A comunicação entre células por troca de moléculas de RNA não afeta a longevidade dos vermes.
b) O estudo, divulgado na revista Gene, trouxe novas perspectivas sobre o processo de envelhecimento e as doenças associadas.
c) O estudo, divulgado na revista Gene, trouxe novas perspectivas sobre o processo de envelhecimento e as doenças associadas, especialmente em relação aos vermes Caenorhabditis elegans.
d) “Estudo da revista Gene traz novas perspectivas sobre a vida dos vermes” é um título adequado para esta notícia.
O texto menciona que a pesquisa foi realizada por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e que a desregulação da via de comunicação celular por meio da troca de moléculas de RNA reduz a longevidade dos vermes Caenorhabditis elegans.
A resposta correta (b) destaca a relevância do estudo para a compreensão do processo de envelhecimento e das doenças associadas, conforme divulgado na revista Gene.
Questão 4
Considerando as frases abaixo, escolha a alternativa certa.
I. Frente aos obstáculos insuperáveis, renunciou o diretor e o gerente.
II. Frente aos obstáculos insuperáveis, renunciaram o diretor e o gerente.
a) A concordância está correta apenas na frase I.
b) A concordância está correta apenas na frase II.
c) A concordância está correta nas duas frases.
d) A concordância está errada nas duas frases.
O sujeito que vem depois do verbo pode concordar com os dois sujeitos ou com o sujeito mais próximo (renunciou o diretor e o gerente OU renunciaram o diretor e o gerente).
Quando concorda com o núcleo do sujeito mais próximo, esse elemento recebe mais ênfase.
Neste caso, a frase I enfatiza a renúncia do diretor, enquanto a frase II dá a mesma ênfase à renúncia do diretor e do gerente.
Questão 5
Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.
(1ª estrofe de As sem-razões do amor)
Carlos Drummond de Andrade, o maior poeta brasileiro do século XX, é o autor do poema As sem-razões do amor. Sobre o título do poema, podemos afirmar que
a) o título sugere que o poema aborda diversas razões que justificam a existência do amor na vida humana.
b) o título sugere que o amor não possui razões justificáveis ou explicáveis.
c) o título indica que o poema explora as razões fundamentais e lógicas que permeiam o amor na sociedade contemporânea.
d) o título revela a visão de Drummond de que o amor é um sentimento plenamente racional e compreensível.
O poeta brinca com o título do poema ao trazer a ambiguidade entre a preposição “sem” e o numeral “cem”.
Como "cem" e "sem" têm a mesma pronúncia, o leitor pode imaginar que encontrará no poema uma lista de motivos que o levem a amar. No entanto, com “sem razões”, o poeta expressa que não é possível explicar o amor.
Questão 6
Leia o texto abaixo:
A rotina de Luís é marcada por pequenas ações que fazem toda a diferença no saldo bancário. De depósito em depósito, a conta fica cheia de dinheiro. Cada contribuição, por menor que seja, representa um passo firme em direção à estabilidade financeira. Essa prática constante não apenas aumenta o saldo da conta, mas também fortalece a sensação de segurança e a certeza de que, no mundo das finanças, a consistência é a chave para o sucesso.
Retire do texto um tipo de intertextualidade e classifique-o.
Questão 7
A professora empenhada e os alunos animados desenvolveram um vlog fantástico.
O trecho em destaque possui dois núcleos. Classifique a classe gramatical a que eles pertencem e indique a função que exercem na oração.
a) Classes gramaticais: substantivos. Função na oração: sujeito
b) Classes gramaticais: adjetivos. Função na oração: adjunto adnominal
c) Classes gramaticais: pronomes. Função na oração: aposto
d) Classes gramaticais: artigo. Função na oração: sujeito
Os núcleos de "A professora empenhada e os alunos animados" são: professora - alunos.
Ambos pertencem à classe gramatical dos substantivos, pois são palavras que dão nome aos seres em geral.
Quanto à função na oração, ambos são sujeitos, porque são os seres sobre os quais se diz alguma coisa.
Questão 8
Indique a alternativa que indica as respectivas funções sintáticas dos termos em destaque da frase abaixo:
Múmias e relíquias achadas no Egito abalam costumes ptolomaicos e romanos. (Revista Galileu)
a) no Egito: complemento verbal (objeto indireto) - costumes: complemento nominal
b) no Egito: complemento verbal (objeto indireto) - costumes: adjunto adnominal
c) no Egito: agente da passiva - costumes: complemento verbal (objeto direto)
d) no Egito: adjunto adverbial - costumes: complemento verbal (objeto direto)
no Egito: adjunto adverbial, porque exprime uma circunstância de lugar.
costumes: complemento verbal (objeto direto), porque acrescenta uma informação que falta sobre o verbo abalar, sem o acompanhamento de preposição obrigatória.
Questão 9
(FGV-SP) Observe os períodos abaixo, diferentes quanto à pontuação.
Adoeci logo; não me tratei.
Adoeci; logo não me tratei.
A observação atenta desses períodos permite dizer que:
a) No primeiro, logo é um advérbio de tempo; no segundo, uma conjunção causal.
b) No primeiro, logo é uma palavra invariável; no segundo, uma palavra variável.
c) No primeiro, as orações estão coordenadas sem a presença de conjunção; na segunda, com a presença de uma conjunção conclusiva.
d) No primeiro, as orações estão coordenadas com a presença de conjunção; na segunda, sem conjunção alguma.
e) No primeiro, a segunda oração indica alternância; no segundo, a segunda oração indica a consequência.
Em "Adoeci logo; não me tratei.", a segunda oração é coordenada assindética, porque é independente e separada da oração principal por uma pausa, neste caso, pelo ponto e vírgula.
Em "Adoeci; logo não me tratei.", a segunda oração é coordenada sindética, porque é independente e separada da oração principal pela conjunção conclusiva "logo".
Questão 10
(Fuvest-SP) Na frase "(...) data da nossa independência política, e do meu primeiro cativeiro pessoal", ocorre o mesmo recurso expressivo de natureza semântica que em:
a) Meu coração/ Não sei por que/ Bate feliz, quando te vê.
b) Há tanta vida lá fora,/ Aqui dentro, sempre,/ Como uma onda no mar.
c) Brasil, meu Brasil brasileiro,/ Meu mulato inzoneiro,/ Vou cantar-te nos meus versos.
d) Se lembra da fogueira,/ Se lembra dos balões,/ Se lembra dos luares, dos sertões?
e) Meu bem querer/ É segredo, é sagrado,/ Está sacramentado/ Em meu coração.
O recurso é a antítese, figura de pensamento que utiliza palavras ou expressões com sentidos opostos, como nos pares: independência - cativeiro e fora - dentro.
Continue praticando com:
- Exercícios de gramática da Língua Portuguesa comentados (Ensino Médio)
- Exercícios de Português - 1º ano do Ensino Médio (com gabarito)
- Exercícios de interpretação de texto
FERNANDES, Márcia. Exercícios de Português para o 2º ano do Ensino Médio (com gabarito). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-de-portugues-2-ano-ensino-medio/. Acesso em: