Exercícios sobre a classificação dos verbos (com gabarito explicado)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Faça os exercícios e confira o que já sabe sobre a classificação dos verbos. Confira as respostas e tire as suas dúvidas no gabarito comentado.

Exercício 1

Indique a alternativa cujos verbos são irregulares.

a) cantar, vender e partir

b) estudar, bater e permitir

c) estar, fazer e vir

d) amar, comer e dividir

Gabarito explicado

Alternativa certa: c) estar, fazer e vir.

Os verbos estar, fazer e vir são verbos irregulares, porque sofrem alterações no radical e nas suas terminações, por exemplo:

  • estar: eles estão, que ele esteja, se eu estivesse.
  • fazer: eles fizeram, que ele faça, eu farei.
  • vir: que eu venha, eu vim, ele veio.

Exercício 2

Considerando as orações abaixo, indique V (verdadeiro) ou F (falso).

I. Os verbos regulares são aqueles que seguem um modelo de conjugação e mantêm o radical invariável.
II. Os verbos defectivos são aqueles que não são conjugados em determinadas pessoas, tempos ou modos.
III. O verbo falir é um exemplo de verbo defectivo.

a) V - V - V

b) V - F - F

c) V - V - F

d) F - V - V

Gabarito explicado

Alternativa certa: a) V - V - V

I. Os verbos regulares são aqueles que seguem um modelo de conjugação e mantêm o radical invariável.

Os verbos cantar e estudar são exemplos de verbos regulares.

  • cantar no presente do indicativo: eu canto, tu cantas, ele canta, nós cantamos, vos cantais, eles cantam.
  • estudar no presente do indicativo: eu estudo, tu estudas, ele estuda, nós estudamos, vos estudais, eles estudam.

II. Os verbos defectivos são aqueles que não são conjugados em determinadas pessoas, tempos ou modos.

Os verbos demolir e colorir são exemplos de verbos defectivos, porque não são conjugados na 1.ª pessoa do singular (eu) do presente do indicativo.

  • demolir: eu -, tu demoles, ele demole, nós demolimos, vós demolis, eles demolem.
  • colorir: eu -, tu colores, ele colore, nós colorimos, vós coloris, eles colorem.

III. O verbo falir é um exemplo de verbo defectivo.

O verbo falir é um exemplo de verbo defectivo, porque, no presente do indicativo, é conjugado apenas na 1.ª pessoa do plural (nós) e na 2.ª pessoa do plural (vós): eu -, tu -, ele -, nós falimos, vós falis, eles -.

Exercício 3

Aprender, dar e reaver são, respectivamente, exemplos de verbos:

a) regular - regular - irregular

b) irregular - regular - defectivo

c) regular - defectivo - irregular

d) regular - irregular - defectivo

Gabarito explicado

Alternativa certa: d) regular - irregular - defectivo.

O verbo APRENDER é regular, porque segue um modelo de conjugação e mantém o radical invariável.

aprender no presente do indicativo: eu aprendo, tu aprendes, ele aprende, nós aprendemos, vos aprendeis, eles aprendem.

O verbo DAR é irregular, porque sofre alterações no radical e nas suas terminações, por exemplo: que eles deem, se eles dessem, quando eles derem.

O verbo REAVER é defectivo, porque não é conjugado em determinadas pessoas, tempos ou modos. No presente do indicativo, por exemplo, ele é conjugado apenas nas pessoas nós e vós (nós reavemos e vós reaveis).

Exercício 4

Qual das alternativas abaixo completa as frases com os verbos irregulares corretamente?

I. Eu ____________ por minha dedicação e esforço.
II. Eu ____________ no teatro com uma peça emocionante.
III. Eu ____________ nas páginas dos livros.

a) valo, estreiei, some

b) valho, estreei, sumo

c) valho, estreei, some

d) valo, estreei, sumo

Gabarito explicado

Alternativa certa: b) valho, estreei, sumo.

I. Eu valho por minha dedicação e esforço.
II. Eu estreei no teatro com uma peça emocionante.
III. Eu sumo nas páginas dos livros.

Conjugação do verbo valer no presente do indicativo: eu valho, tu vales, ele vale, nós valemos, vós valeis, eles valem.

Conjugação do verbo estrear no presente do indicativo: eu estreio, tu estreias, ele estreia, nós estreamos, vós estreais, eles estreiam.

Conjugação do verbo sumir no presente do indicativo: eu sumo, tu somes, ele some, nós sumimos, vós sumis, eles somem.

Exercício 5

Indique a alternativa cuja conjugação do verbo regular bater no futuro do pretérito está correta.

a) bateria, baterias, bateria, bateríamos, vós bateríamos, bateriam

b) bateria, bateria, bateria, bateríamos, vós baterias, bateriam

c) bateria, baterias, bateria, bateríamos, bateríeis, bateriam

d) bateria, baterias, bateria, bateríamos, bateriais, bateriam

Gabarito explicado

Alternativa certa: c) bateria, baterias, bateria, bateríamos, bateríeis, bateriam.

O verbo bater é um verbo regular, porque segue um modelo de conjugação, mantendo o radical invariável. Compare:

bateria, baterias, bateria, bateríamos, bateríeis, bateriam.
venderia, venderias, venderia, venderíamos, venderíeis, venderiam.

Exercício 6

Alguns verbos possuem irregularidades no radical na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo. A opção que apresenta as formas verbais corretas é:

a) pulo (polir) e anseio (ansiar)

b) polo (polir) e anseio (ansiar)

c) pulo (polir) e ansio (ansiar)

d) polo (polir) e ansio (ansiar)

Gabarito explicado

Alternativa certa: a) pulo (polir) e anseio (ansiar)

Verbo polir no presente do indicativo: eu pulo, tu pules, ele pule, nós polimos, vós polis, eles pulem.

Verbo ansiar no presente do indicativo: eu anseio, tu anseias, ele anseia, nós ansiamos, vós ansiais, eles anseiam.

Exercício 7

Quanto aos verbos abundantes NÃO é correto dizer que:

a) apresentam mais de uma forma aceitas pela norma culta.

b) são verbos que sofrem alterações profundas em seu radical e nas suas terminações.

c) as formas submergido e submerso estão corretas.

d) costuma ocorrer no particípio, em que há formas regulares e formas irregulares.

Gabarito explicado

Alternativa certa: b) são verbos que sofrem alterações profundas em seu radical e nas suas terminações.

Correção: Os verbos anômalos são verbos que sofrem alterações profundas em seu radical e nas suas terminações, por exemplo, o verbo ser: eu sou, eu fui, eu era.

Para estudar mais: Classificação dos Verbos

Para mais exercícios:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).